Foi assinado hoje (14/02) pela manhã, no gabinete do prefeito Appolo, o termo de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Alvorada e a FGTAS (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social). De acordo com Arthur Phillyp de Lima Brito, assessor da diretoria administrativa da FGTAS, a instalação dos equipamentos será nos dias 22 e 23/02, estimando-se a abertura ao público para os primeiros dias de março, de segunda a sexta em horário comercial.

O SINE (Sistema Nacional de Emprego), além de intermediar a mão de obra (vagas) para o trabalhador desempregado, oferece confecção de carteiras de trabalho, encaminha o seguro-desemprego, a carteira do programa gaúcho do artesanato e carteira nacional do artesão.

Juntamente com a agência do SINE, o prefeito Appolo está viabilizando a instalação de um posto do IGP (Instituto Geral de Perícias) para confecção de carteiras de identidade, além de um posto do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) para a inserção dos jovens ao mundo do trabalho. A localização em uma área central da cidade terá como endereço o prédio cedido pela prefeitura ao lado dos correios na Av. Presidente Getúlio Vargas, esquina com a Rua Roberto de Souza Feijó, em frente ao camelódromo.

Entenda o caso

A Agência FGTAS/SINE de Alvorada fechou temporariamente em dezembro de 2016. A unidade funcionava por termo de cooperação técnica firmado entre a FGTAS e a prefeitura. O governo frente ao município na época comunicou a impossibilidade de ceder espaço para a instalação da Agência FGTAS/SINE.

Texto: Celso Dornelles / Fotos: Leonardo Ferreira