Na manhã de ontem, quarta-feira (26), o prefeito Appolo acompanhado da secretária Neuza Machado Teixeira (Educação), Alexandre Lobão (Assistência Social), e Paulo Ramos (Secretário-Geral de Governo e Gabinete) esteve no Palácio Piratini para assinatura de convênios do município de Alvorada com o Estado do Rio Grande do sul.

Os convênios são de grande valia para o desenvolvimento da cidade, um deles trata sobre a instalação de um centro de juventude que atenderá jovens de 15 a 24 anos, o centro tem 3 eixos de formação.

  • Eixo Socioafirmativo:
    Promover atividades voltadas à construção da cultura cidadã.
  • Eixo Socioprofissional:
    Promover o aumento da escolarização e educação para o trabalho.
  • Eixo Jovem Multiplicador:
    Preparação para jovens lideranças que serão multiplicadoras de uma cultura de paz.

O Centro da Juventude/POD tem capacidade para atender 600 jovens ao ano com projeção para 3600 jovens já em 2017. Serão 18000 atendidos diretamente ao longo do programa e 59000 jovens direta ou indiretamente beneficiados.

A realização do projeto conta com o apoio da prefeitura de Alvorada que firmou a transmissão de uma área pública por doação ao estado do Rio grande do Sul, conforme a lei municipal n° 2.965 de 30 de dezembro de 2015 com o objetivo da implantação do Centro da Juventude/POD na cidade de Alvorada-RS. O projeto será administrado pela Associação São Jerônimo, presidida por Aldori Marques, e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC).

Enquanto a obra não é concluída, o Município firmou um termo de permissão de uso das dependências e da área do Centro de Capacitação Milton Santos no bairro Salomé para dar andamento no projeto. Alvorada foi contemplada com a reforma da estrutura desse centro de capacitação que conta com o gerenciamento da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

A visita ao Palácio Piratini rendeu bons frutos à cidade e aos munícipes, neste mesmo ato foi também assinada a doação de uma área pública para o 24º BPM (Batalhão de Policia Militar) destinada à ampliação das dependências e desenvolvimento das atividades da Brigada Militar de Alvorada, conforme lei municipal nº 3.064 de 19 de abril de 2017, demanda essa há muito esperada para uma intensificação da segurança pública do Município defendida pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), que tem como secretário o senhor Sérgio Coutinho.

 

Texto: Celso Dornelles / Fotos: SMED