A Secretária Municipal de Educação, Viviane Dutra, esteve reunida com o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, acompanhada por sua equipe no dia (23), onde na oportunidade apresentou o projeto para a criação do Centro de Atendimento ao Autista em Alvorada.

Durante o encontro, Viviane apresentou dados sobre o projeto e suas características, além disso disse que o Centro de Autismo irá atender os alunos da Rede Municipal de Alvorada, desde a educação infantil até a idade adulta.

O centro pretende oferecer os serviços especializados como: Estimulação Precoce, AVDS (Atividade de vida diária), Psicomotricidade, A.E.E (Atendimento Educacional Especializado), Psicopedagogia, Ludoterapia, Arteterapia, Tecnologia Assistiva, Gameterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Musicoterapia.

No Centro Municipal de Atendimento ao Autista, será realizado o atendimento aos alunos com TEA, buscando eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de desenvolvimento do aluno, criando assim através das especialidades oferecidas uma ponte entre o aluno, professor de sala de aula, família e especialista, provendo assim condições de acesso, participação e aprendizagem.

Na oportunidade, Appolo parabenizou a Secretária e sua equipe pelo projeto apresentado e se colocou a disposição para apresentar o projeto como forma de lei e declarou “Esse é um grande passo que estamos dando, precisamos olhar para aqueles que precisam de acompanhamento especializado, assegurando a inclusão escolar dos alunos. Precisamos ampliar o excelente trabalho que o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) presta a comunidade alvoradense.

Na oportunidade, Viviane ressaltou que Alvorada tem evoluído no atendimento a inclusão na rede municipal de ensino. “Queremos tornar Alvorada referência no atendimento a pessoas com TEA, assim como outros municípios.

Acompanharam a visita ao gabinete do prefeito as assessoras Carla Zarbato, Luciana Vitória Lettieri, Maura Garcia e a Psicóloga Márcia de Fátima Pereira.

Texto: Fábio Medeiros/ Fotos: Eduardo Porto