Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito José Arno Appolo do Amaral e Primeira-Dama do Estado, Maria Helena Sartori visitaram as obras do prédio do Centro da Juventude Alvorada (CJA).

O CJ Alvorada é um espaço destinado a jovens com idade entre 15 à 24 anos, moradores das comunidades da Tijuca, Tupã, Maria Regina, Cedro, Salomé, Umbu e Sítio dos Açudes, que terão oportunidade de participar de diversos cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas.

A obra consiste em um prédio de quatro andares com cerca de 1,4 mil m² construídos em estrutura pré-moldada, onde haverão salas de aula, auditório, cozinha para os cursos de gastronomia, salões de beleza para os cursos profissionalizantes de estética e embelezamento, estúdios de música e rádio, academia, laboratório de informática, biblioteca e lanchonete.

Na oportunidade, o prefeito Appolo destacou a importância deste projeto para Alvorada. “Uma das minhas principais bandeiras ao longo dos anos tem sido o ensino profissionalizante. A sede provisória que abriga hoje o Centro da Juventude foi construída na minha primeira gestão como prefeito. Agora novamente estamos fazendo parte desta história, o que me enche de orgulhoso”, comemorou.

Desde o início da obra a Primeira-Dama Maria Helena Sartori faz questão de acompanhar o trabalho que está sendo executado de perto. “Estou certa que aqui no CJ Alvorada nossos jovens receberão toda a assistência de que necessitarem para o desenvolvimento profissional”, afirmou.

O Centro da Juventude Alvorada integra o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do projeto é reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida nas comunidades por meio do incentivo ao ensino, combate à evasão escolar e aumento da empregabilidade. Cada centro atenderá 600 jovens por ano.

O valor investido será de aproximadamente R$ 4 milhões. Além de Alvorada, outros 3 CJs receberão investimentos desta envergadura: Cruzeiro, Lomba do Pinheiro e Restinga, totalizando mais de R$ 20.000.000,00.

Paulo Ramos, Secretário de Governo e Gabinete, presente na visita, ficou satisfeito com o andamento da obra e reiterou que “Alvorada continuará recebendo atenção permanente da Administração Municipal bem como futuras parcerias com o Governo do Estado e União que beneficiem a cidade”.

Para Neusa Abruzzi, Secretária da Saúde, a qualificação profissional é a cara da Administração Municipal. “Sou professora e sei da importância que a qualificação profissional tem na vida das pessoas. Precisamos qualificar nossos jovens para o mercado de trabalho e ajudar a formar cidadãos”.

Com a construção deste centro, Alvorada dá um grande passo em direção ao futuro. Estes jovens atendidos pelo projeto terão oportunidades e meios para fazer a diferença em suas vidas, famílias e na comunidade”, finalizou Appolo.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Endyel Costa

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).