Nesta terça-feira, dia 8 de maio, a Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Cutural, Esporte e Juventude, assinou termo para o início das obras de revitalização da Praça Portela Delavi, no bairro Americana.


Na oportunidade o Secretário em exercício da SMCEJ, Daniel Carneiro, ressaltou o interesse do município em recuperar espaços púbicos de lazer e a importância de promover ações que visam melhorar as condições de convivência e práticas esportivas na cidade.


PRAÇA PORTELA DELAVI – a personalidade que empresta o nome a praça do bairro Nova Americana nasceu em Triunfo, e veio morar em Alvorada aos 17 anos, onde foi vereador de 1977 a 1989. A carreira musical começou também aos 17 anos, quando ele participou pela primeira vez do programa Rodeio Curinga, da Rádio Farroupilha, improvisando versos e falando na vida do gaúcho do campo e da cidade, chegando a vencer 25 programas seguidos.

Um fato ocorrido em Santa Rosa mudaria a vida do trovador. Foi lá que viu um músico cego apresentando-se. Um rapaz tentou assaltá-lo, e o músico gritou “Para, Pedro!”. A expressão virou a música mais conhecida de Delavi, composta em parceria com José Mendes gravada em 1967. “Era um baile lá na Serra, na fazenda da Ramada / Foi por lá que um tal de Pedro se chegou de madrugada / Só escutei um zunzum, mas não sabia de nada / Só ouvia mulher gritando: ‘Este Pedro é uma parada’”, diz um trecho da letra, que culmina no conhecido refrão: “Para, Pedro, Pedro, para”.


Anos depois de atingir o sucesso, Delavi se aposentou como motorista, mas seguiu no ramo musical até ser abalado pela doença que o vitimou em 2011, aos 73 anos.

Texto: Fábio Medeiros /Foto: SMCEJ