Atividade acontece no próximo sábado às 9h

Um evento de esportes, que tem como lema “Todos juntos por uma educação”. Esse é o objetivo do Festival Parajergs, que será realizada no próximo sábado, 13 de maio, das 9 às 11h, na praça Central, na parada 48. Promovido pelas secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude e de Educação, a atividade esportiva vai reunir crianças e adolescentes das escolas públicas de Alvorada para a prática das seguintes modalidades: goalball, bocha paralímpica, slackline, capoeira, xadrez adaptado, ritmos, circuito psicomotor e vôlei sentado.

Segundo o Responsável pela organização do evento, Jefferson Oliveira, professor educação física do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especialidade (CEMAEE), a escolha da 48 se deve à ampla circulação de pessoas que o local possui e por ser de fácil acesso. “É de extrema importância o (Festival Parajergs) porque consegue inclui as pessoas com algum tipo de deficiência”, explica.

Ao fim do evento, todos os estudantes serão premiados com medalhas. A participação deles no Festival Parajergs ainda pode se estender para evento semelhante que é realizado a nível estadual. Caso chova no dia, a atividade esportiva será transferida para o próximo sábado.

O CEMAEE

Regulamentado pela Lei Municipal 2754, de 2014, o CEMAEE integra a estrutura da Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio de políticas públicas educacionais voltadas a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. O local realiza atendimento educacional especializado a estudantes da rede municipal, com atividades de música, teatro, psicomotricidade e arte terapia.

Educandos matriculados na rede municipal de ensino podem ser atendidos no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) no contra turno. Atualmente, a instituição possui cerca de 150 alunos.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros