Parque Municipal Lagoa do Cocão quase pronto para receber comunidade
Faltam poucos dias para que a revitalização da Lagoa do Cocão seja entregue para comunidade alvoradense. Esta obra remete ao sentimento de elevação da autoestima e pertencimento à cidade.

A Lagoa do Cocão por muito tempo foi colocada em segundo plano. Como um dos principais pontos históricos e turísticos da cidade, a atual administração não mediu esforços para elevá-la ao patamar que merece. Assim que assumiu o executivo municipal, o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, buscou alternativas para obter recursos para transformar este sonho em realidade.
Ao longo do processo de captação de recursos e parcerias, o Município encaminhou para a Corsan o projeto de revitalização atraindo recursos da companhia como forma de contrapartida ambiental pela construção da estação de tratamento de esgoto do sistema Alvorada- Viamão. O governo municipal por meio da SMAM, escolheu a Lagoa para receber esta obra, além disso elaborou o projeto executivo e lançou a licitação da obra em 2018.

Ao longo deste período a obra contou com diversas etapas, entre elas os mutirões de limpezas realizados por funcionários da prefeitura com apoio de empresários e comunidade em geral, que durante várias semanas realizaram a limpeza do leito da lagoa. No dia 22 de março, às 10h, o Parque Municipal Lagoa do Cocão será entregue a comunidade.

A solenidade contará com a presença da comunidade, autoridades e apresentação da Banda Marcial da Escola São Marcos. No final de semana, dias 23 e 24, o Parque Municipal terá diversos serviços públicos prestados pelas secretarias municipais que estarão a disposição da comunidade. Além disso também são previstos shows, brincadeiras, esporte, cultura e lazer.

Uma Lagoa do Cocão para chamar de sua!
A transformação da Lagoa do Cocão em Parque Municipal criou um ponto turístico para cidade, com opções de prática de caminhadas, esporte e lazer para a família se divertir e se conectar com a natureza.
O local conta com Deck-Solarium de 420 m², trapiche, quadra de futebol sete, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, pista de caminhada, jogos de mesa, estar de pedras, café, banheiros e uma linda vegetação que compõe o paisagismo.
A Lagoa do Cocão é uma nascente de topo de morro, um evento geológico raro. Essa nascente é a exposição do lençol freático, comum em pé de encostas. Mas, na Lagoa do Cocão, mesmo em uma área mais elevada, o lençol freático se expôs, formando um belo espelho d’água.

Texto: Fábio Medeiros