O bairro Sítio dos Açudes recebeu na manhã desta quinta-feira (11) a visita do Ônibus Lilás. Com a realização da Secretaria de Saúde (SMS) e apoio do governo do estado, foi possível proporcionar à população local atendimentos relativos à saúde, orientações jurídicas, serviços sociais e vacinação. A unidade móvel, equipada com duas salas fechadas para garantir privacidade, estará no bairro Nova Americana no dia 12.

De acordo com a secretária Neusa Abruzzi o objetivo da ação é trazer os serviços de saúde à população que não pode se deslocar até uma UBS. Para atender tal demanda, foram feitos exames rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite), coleta de CP (papanicolau), além da vacinação. Também foi disponibilizado atendimento judicial aos moradores da região. O assessor jurídico da SMS, Luiz Ildomar, orientou todos que buscavam informações sobre as questões ligadas à lei Maria da Penha, vara da família e dúvidas em geral.

A iniciativa, que foi pensada para atender as mulheres de regiões afastadas dos grandes centros, acabou por atender a população geral. O foco do programa ainda é a mulher, porém o atendimento foi estendido aos demais munícipes, incluindo as crianças. O ônibus se posicionou no pátio da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, facilitando o acesso das crianças da região ao serviço de saúde do município. Durante a estadia da unidade móvel, os educadores levaram alunos para fazer exames clínicos com a equipe médica da SMS.

Na ocasião também foi montado um estande da campanha contra a tuberculose, promovida pela prefeitura e de execução da SMS.

Texto: Mauricio Velasques / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Fotos: Magno Derlon