A iniciativa que leva o nome de Ônibus Lilás percorrerá bairros de Alvorada em busca de mulheres que necessitem de assistência médica, atendimento jurídico, do serviço social e de segurança pública. A unidade móvel estará nos dias 11 – bairro Sítio dos Açudes e 12 – bairro Nova Alvorada, das 8h30min às 16h30min. A ação é desenvolvida por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Departamento de Políticas para Mulheres da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado.

O objetivo da ação é realizar atendimentos multidisciplinares, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública. Isso permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente, o acesso das mulheres aos programas oferecidos na rede de atendimento à mulher em situação vulnerável.

Por este motivo, serão disponibilizados testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite), marcação de mamografia, Coleta de CP (Papanicolau), atendimento jurídico e psicológico. As atividades ocorrerão nos mesmos dias da 1ª Conferência de Saúde da Mulher, programada para acontecer na Câmara dos Vereadores de Alvorada, Av. Getúlio Vargas, nº 2266.

Segundo a secretária de saúde Neusa Abruzzi, este veículo é muito importante no trabalho de proteção às mulheres, permitindo que se sintam encorajadas a procurarem ajuda sempre que sentirem seus direitos violados. É desta forma que estamos trabalhando para construir uma cidade melhor para todos. Afirmou Neusa

O Ônibus Lilás

As unidades móveis, que circulam por cidades do Estado, fazem parte do programa “Mulher, Viver sem Violência”. O Ônibus Lilás é especialmente desenvolvido para deslocamento fora dos grandes centros, adaptados para atender mulheres de áreas distantes dos grandes centros. Estão equipados com duas salas fechadas para garantir privacidade.

Texto: Mauricio Velasques / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Imagem: Divulgação