O prefeito Appolo, acompanhado de secretários, participou na manhã desta terça-feira (26), no Palácio Piratini, do lançamento da consulta pública para a realização de serviços de tratamento de esgoto na cidade de Alvorada.

O lançamento de consulta pública, contou com a presença de diversos prefeitos da Região Metropolitana, em ato no Palácio do governo do estado.

O contrato será assinado em abril de 2018, através de uma parceria público-privada (PPP). Esta PPP de investimentos, é destinada a área de saneamento em nove municípios da região metropolitana, onde esta previsto um investimento total de R$ 2,3 bilhões nos serviços, que podem contemplar cerca de 1,2 milhão de pessoas entre Alvorada, Canoas, Gravataí Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Viamão, Esteio, Guaíba e Sapucaia do Sul.

Este projeto prevê execução de obras no sistema de esgoto, pelo parceiro vencedor do edital, com recursos privados, no prazo de 11 anos, e contrato de 35 anos, com o governo do estado.

Segundo o prefeito Appolo, atualmente apenas 30%, do saneamento da Região Metropolitana é tratado, e com esta PPP, é possível atingir 87% ao final de 11 anos.

“Precisamos melhorar a qualidade de vida dos alvoradenses, e tenho certeza que através deste investimento, Alvorada terá um grande salto positivo na construção de uma cidade cada vez melhor de se morar.” Finalizou Appolo.

Esta PPP, não irá contemplar o serviço de abastecimento de água, que permanecerá com a Corsan. As obras tem a previsão de início em 2018, incluem a construção de estações de tratamento de esgoto e redes coletoras.

Neste ato acompanharam o prefeito os seguintes secretários municipais: Paulo Ramos, Secretário de Governo e Gabinete; Neusa Abruzzi, Secretária da Saúde; Mauro Otto, Procurador geral do Município e Marcelo Machado, Secretário da Fazenda .

 

Texto: Fábio Medeiros/ Foto: Dani Barcelos/ Palácio Piratini