A nova comissão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) foi empossada na manhã desta quinta-feira, 15 de dezembro. O encontro realizado no Salão Nobre da Prefeitura de Alvorada contou com os novos membros da gestão 2017/2018.

Os servidores são eleitos através de votação. São eleitos seis membros titulares e seis membros suplentes, conforme determina a Lei da CIPA. Para realizar a inscrição e se candidatar a comissão, os candidatos devem servidores municipais concursados.

CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem em vista prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Busca harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e da saúde dos trabalhadores. A CIPA deve ser composta por representantes dos empregadores e dos empregados.

Principais atividades

Uma das responsabilidades da CIPA é auxiliar o trabalho do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. A diferença principal entre esses dois órgãos é que o SESMT é composto exclusivamente por profissionais especialistas em segurança e saúde no trabalho, enquanto a CIPA é uma comissão constituída por empregados normalmente leigos em prevenção de acidentes.

As ações preventivas do CIPA consistem em observar e expor as condições de riscos nos ambientes de trabalho; solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los; debater os acidentes ocorridos, solicitando medidas que previnam acidentes parecidos e ainda, guiar os demais trabalhadores quanto à prevenção de futuros acidentes na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT).

Atribuição do empregador

Compete ao empregador proporcionar aos membros da CIPA os meios necessários ao efetivo desempenho de suas atribuições, garantindo tempo suficiente para a realização das tarefas dos integrantes da CIPA, constantes do plano de trabalho.