Secretaria de Educação Lança Operação Criança Segura, em Parceria com a SMSMU

Na tarde da última quinta-feira (12), a Secretária Municipal de Educação Neuza Machado Teixeira apresentou aos diretores das escolas municipais de Alvorada, a Operação Criança Segura, em reunião realizada na EMEF Vilagran Cabrita.

O projeto “Operação Criança Segura” conta com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana através da Guarda Municipal e Vigilância Patrimonial, ambas com objetivo de promover junto com a comunidade escolar um ambiente propício para o ensino e a aprendizagem, reforçando a segurança por meio da atuação diária.

Para intensificar a atuação da equipe que realiza a ronda escolar, foram cedidos dois veículos novos adquiridos com recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Os veículos serão utilizados pela Guarda Municipal e pela Vigilância Patrimonial, visando a segurança de toda a comunidade escolar, através de um trabalho preventivo de segurança pública, nas 29 escolas da rede municipal de ensino.

Na ocasião a Secretária Neuza Machado Teixeira ressaltou que além desta parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, outras iniciativas já estão sendo realizadas, como por exemplo a parceria com a Brigada Militar, através do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e com o Governo do Estado, por intermédio do CIPAVE – Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolas.

“Todos esses programas somam para a qualificação do ensino em nosso município, visto que essas ações são fundamentais para que pais e alunos sintam-se seguros no caminho até a escola e no próprio ambiente escolar, afirmou Neuza Machado Teixeira”

Texto: Gabriela Turella / Edição e Revisão: Fábio Medeiros/ Foto: SMED

Guarda Municipal comemora 10 anos de atuação com torneio de futsal

Na manhã do último sábado (14) a Guarda Municipal de Alvorada celebrou os seus 10 anos de atuação em um torneio de futsal no Ginásio Municipal Tancredo Neves. O torneio contou com a participação de equipes locais e Guardas Municipais de diversos Municípios gaúchos.

Pela manhã as equipes foram recebidas com um coffee break e logo após iniciaram as partidas. Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Gravataí, Cachoeirinha, 24° BPM (Batalhão de Polícia Militar), DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento), e Vigilância Patrimonial participaram do evento.

No término do torneio a equipe de Gravataí venceu a competição, e em 2° e 3° lugar ficou Cachoeirinha e Alvorada respectivamente.

O comandante, Moraes da Guarda Municipal, agradeceu aos presentes e reafirmou seu compromisso em prestar um serviço de qualidade para a comunidade alvoradense.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais: Neuza Machado Teixeira, (Educação); José Luís Correa, (Planejamento e Orçamento); Paulo Ramos, (Governo e Gabinete) e Sérgio Coutinho, (Segurança e Mobilidade Urbana).

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles/Fotos: Comunicação Social

Prefeitura realiza pintura da sinalização viária na cidade

A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), por meio do Departamento de Sinalização Viária (DSV), está realizando em diversos pontos da cidade, a revitalização da sinalização viária das principais ruas e avenidas do município.

As sinalizações contempladas nesta fase foram: as faixas de pedestres da Av. Frederico Dihl e as rotulas de acesso das Av. Flores da Cunha e Av. Salomé, entre as paradas 57 e 58, proporcionando mais segurança aos motoristas e pedestres.

O serviço será estendido a outros locais de acordo com o Secretário da SMSMU,  Sergio Coutinho, que ressalta a importância desta sinalização

“A manutenção e melhoria da sinalização viária das ruas e avenidas é uma das nossas prioridades para garantir um trânsito mais seguro, além disso, estamos também revitalizando os pontos de ônibus do município, gerando mais conforto aos usuários do transporte público” comentou, Sergio.

Texto: Fábio Medeiros/ Fotos: SMSMU

Julho Amarelo – Mês de Prevenção às Hepatites Virais

A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 14, na Praça Central, evento alusivo a campanha do Julho Amarelo, que é o mês da conscientização das hepatites virais, data escolhida pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais e Ministério da Saúde.

Na oportunidade foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacina contra Hepatite B, além de orientações sobre a doença, entrega de preservativos, e atividades na barraca e unidade móvel da Secretaria da Saúde.

Para a Secretária de Saúde Neusa Abruzzi, é fundamental que ações de prevenção sejam realizadas para que diagnóstico seja feito o mais rápido possível.

“Muitas vezes as pessoas não sabem que tem a doença, por isso existe a recomendação que de, a partir dos 45 anos de idade, todos façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, iniciem o tratamento imediatamente”.

Segundo o Ministério da Saúde, 3 milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C crônica.

Texto: Fábio Medeiros / Foto:SMS

Equipe de Saúde

Secretários buscam melhorias para o distrito industrial de Alvorada

O Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Newton Zanino e Mauro Otto, Procurador-Geral do Município, estiveram reunidos na última quarta-feira (11), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia do Rio grande do Sul com o Secretário adjunto Evandro Fontana.

Na oportunidade, os Secretários abordaram algumas demandas do Município, referente as novas indústrias que estão se instalando e buscam implemento industrial e comercial na cidade de Alvorada, além de apoio jurídico.

O Secretário de Estado, Evandro Fontana, ressaltou a importância em fortalecer o estado atraindo mais empresas ampliando a geração de emprego e renda. Em tempo se colocou a disposição no que for possível para ajudar no desenvolvimento do distrito industrial de Alvorada.

participaram também desta reunião o Presidente da (ACIAL), Associação Comercial e Industrial de Alvorada, Taison Neves e  empresários do município.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon

Novos recursos para auxiliar no patrulhamento das escolas Municipais

A Prefeitura de Alvorada através da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), realizou a compra de dois veículos novos para atender a comunidade escolar do Município. Os mesmos foram adquiridos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), e serão utilizados no patrulhamento escolar, por intermédio da Guarda Municipal.

Neste ato estiveram presentes o prefeito Appolo, o Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Sérgio Coutinho, a Secretária de Educação Neuza Machado Teixeira, o Vereador Jackson do Hospital, o Secretário de Planejamento e Orçamento, José Luis Correa e o Comandante Moraes da Gurda Municipal de Alvorada.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles/Fotos: Magno Derlon

Comunidade do bairro Duas Figueira recebe a Praça Sebastião Fontanela Machado como nova opção de lazer

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (13) a inauguração da Praça Sebastião Fontanela Machado, localizada na rua Fernando Ferrari, 1037, no bairro Duas Figueiras.

O processo de revitalização da área pública iniciou há cerca de 90 dias, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Alvorada e os moradores da região. A Prefeitura participou com materiais para a obra (pedras, saibro e uma luminária) e com a doação de mudas de árvores nativas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), e a comunidade com a mão de obra. Contou também com o apoio do Vereador Leandro Tur e de empresários do locais.

A praça foi intitulada com o nome “Sebastião Fontanela Machado”, em homenagem a um morador da região que dedicou sua vida para a comunidade. Um grande líder comunitário que fundou a primeira associação dos moradores do Bairro e o Sport Clube Fernando Ferrari.

A Praça Fontanela conta com balanço, gangorra, escorregador para as crianças se divertirem, além de plantas nativas recém-plantadas, bancos, lixeiras e uma churrasqueira. O entorno do espaço é decorado com pneus reciclados, o que dá um colorido especial a ao espaço, antes abandonado e utilizado como depósito de lixo e, agora, foi revitalizado e tornou-se local de lazer a ser reutilizado pela comunidade.

Neste ato esteve representando o Prefeito Municipal José Arno Appolo do Amaral o Secretário Geral de Governo e Gabinete Paulo Ramos, que em sua fala e destacou a importância da ação. “A comunidade hoje recebe um lugar familiar, de lazer e essa é apenas uma parcela do retorno da contribuição de cada um de vocês. Propositalmente ou não, hoje é o dia do Estatuto da Criança e do Adolescente e eu deixo um desafio para os pais, que incentivem as crianças a contribuírem na preservação desse espaço”.

Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito Valter Slayfer, Daniel Carneiro e o Sargento Silveira.

Texto: Gabriela Turella /Revisão e Edição: Fábio Medeiros/ Fotos: Divulgação

AGORA VAI FICAR MAIS FÁCIL ESTACIONAR EM ALVORADA Estacionamento Rotativo Regulamentado em fase de implantação

A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana – SMSMU está em fase de implantação do estacionamento rotativo pago regulamentado pela Lei municipal no 3.083/2017, que tem como objetivo democratizar os espaços públicos para estacionamento nas vias da cidade, As cidades da região metropolitana já operam com esse sistema menos Alvorada.

A empresa vencedora do certame licitatório é a Área Azul Brasil e tem um prazo de 90 dias para implantação (pinturas de vagas, implantação de placas de sinalização e instalação dos parquímetros), o projeto será implantado inicialmente na área central.

O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Sérgio Coutinho enfatizou que a necessidade da implantação do estacionamento rotativo se dá devido ao aumento da frota de veículos no município, que nos últimos 10 anos a quantidade de veículos duplicou de 40.000 para 80.000, além do fato dos motoristas deixarem seus veículos estacionados o dia inteiro nas vias públicas não oportunizando a outros as vagas para estacionamento, bem como proporcionar um maior número de vagas, exclusivas para idosos e portadores de deficiência física.

Será realizado um trabalho de divulgação de todo o sistema antes da implantação.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Celso Dornelles

SMA Realiza a Primeira Ação do Programa de Prevenção e Acompanhamento de Dependência Química

Na manhã desta quinta-feira (12) a Secretaria Municipal de Administração (SMA) através do Centro de Atenção aos Servidores de Alvorada (CASA), realizou a primeira ação do Programa de Prevenção e Acompanhamento de Dependência Química, no Cemitério Municipal.

O objetivo do Programa é levar informações sobre a temática do uso de substâncias psicoativas, bem como as necessidades que surgem a partir da equipe nas diversas áreas da saúde do trabalhador. Na ocasião também foram abordados diversos assuntos relacionados ao trabalho, união e suporte da equipe no cotidiano.

Participaram da conversa a psicóloga do CASA, Aline Rodrigues e a Assistente Social, Rosália Vargas Campanha.

Para mais esclarecimentos sobre o programa, ligar para (51) 3044-8544 ou através do e-mail: casa@alvorada.rs.gov.br

Secretaria da Fazenda realiza fiscalização e combate a sonegação fiscal

A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Fazenda, realizou na manhã desta quinta-feira (12), na praça central uma operação de verificação das notas fiscais e mercadorias comercializadas no município.

Estas ações estão sendo realizadas em todo o município, e tem como finalidade evitar a sonegação de impostos e irregularidades dos produtos comercializados” Salientou Marcos Marques, fiscal.

Tais ações refletem diariamente nos repasses de recursos, pois 25% do ICMS arrecadado pelo Estado são repassados e divididos entre os Municípios.

Esta fiscalização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), através da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito.

Texto: Endyel Costa / Edição e revisão: Fábio Medeiros /Fotos: Comunicação Social