Comissão da previdência social visita Prefeito e Vice

Na tarde desta terça feira (22) estiveram em agenda com o Prefeito Jose Arno Appolo do Amaral e o vice-prefeito Valter Slayfer, o Gerente Executivo do INSS Claiton Soares, Luba Cristina Gerente da Previdência Social de Alvorada, Gilberto Cardoso Chefe da Seção de Logística, e Ana Carina Assistente Social do Município.

Na reunião com as autoridades do Município a pauta abordada foi as tratativas para as melhorias em acessibilidade dos pontos de ônibus e pavimentação das ruas de Alvorada.

Muito bem recebidos pelo prefeito e o vice, a comissão esclareceu dúvidas com as autoridades e conversou com ambos sobre assuntos em geral, além obviamente de aprofundar as tratativas do assunto em pauta.

Texto: Sheron Vieira 

Edição/Revisão: Celso Dornelles

 

Prefeito recebe presente de artista do Município

Nesta terça feira (22) o artista Thiago Luiz esteve em visita ao prefeito José Arno Appolo do Amaral, entregando um quadro pintado a mão com a imagem de São Jerônimo padroeiro de Alvorada, o presente veio em forma de agradecimento a tamanha importância e valorização dada aos artistas do Município,na gestão atual.

O prefeito Appolo , agradeceu ao artista e destacou a importância da arte e cultura para a cidade, reafirmou o objetivo de valorizar o trabalho de quem reside em Alvorada, e disse que pretende transformar o Município em um polo de divulgação artístico, cultural.

Na quarta feira (23) acontecerá o Fórum de Matriz Africana do Município na Câmara de Vereadores de Alvorada, onde o artista estará sorteando uma de suas lindas obras aos participantes do evento.

 

Texto: Sheron Vieira

Edição/Revisão: Celso Dornelles

Foto: Divulgação CCS

Visita da Escola Almira Feijó ao Horto Municipal

 

Na tarde desta terça-feira (22), os alunos do 1º e 2º ano da Escola Almira Feijó visitaram o Horto e a sede da SMAM.

Essa parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) tem como objetivo promover a educação ambiental.

Ao chegarem as crianças foram recebidas pela equipe da SMAM e divididas em grupos, identificados pelas cores azul, branco, vermelho e verde para conhecerem cada estação do Horto.

A primeira estação foi a de Espiral de ervas idealizada pelo Biólogo Augusto Azambuja, onde as crianças conheceram plantas medicinais e frutos silvestres. Logo após na estação da horta e compostagem com o Sr. Guilherme Cunha da Emater, entenderam o processo de adubagem e da decomposição dos alimentos. Em seguida na reprodução de mudas por sementes e estancas com Ildefonso Milcharek reconheceram espécies nativas do Brasil e finalizaram com um Jogo de trilha da reciclagem realizado pelas professoras da sala verde, Olga Neves e Valeria Goulart.

Texto: Gabriela Turella/ Edição: Celso Dornelles

Semana de Vacinação do Adolescente

 

A Prefeitura Municipal de Alvorada através das secretarias da Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) promove a “Semana de Vacinação ao Adolescente” no período de 21 a 25 de agosto nas escolas municipais, estaduais e particulares de Alvorada, esta ação tem o objetivo resgatar a cobertura vacinal dos adolescentes do município.

Estarão disponíveis para a atualização da caderneta de vacinação as seguintes vacinas:

  • Hepatite B – Todos os adolescentes
  • Difteria e tétano – Todos os adolescentes
  • Febre amarela – Todos os adolescentes
  • Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
  • HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a14 anos
  • Meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos

Ressaltando que estas vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde durante todo período do ano. Para maiores informações entrar em contato pelos telefones 3483-6513 ou 3411-8012.


Texto: Gabriela Turella Revisão/Edição: Celso Dornelles

Futebol Solidário arrecada meia tonelada de alimentos

Meia tonelada de alimentos não perecíveis foi doada para o Galpão da Nova Americana, na tarde desta segunda-feira, 21. O evento idealizado pelo time de futebol, SER ALVORADA, em partida realizada no último sábado 19, contra o time, AFF de Fortaleza dos Valos, arrecadou meia tonelada de alimentos não perecíveis. O resultado final da partida foi de 6×6, ambos os times fazem parte da Serie Prata.

Segundo a diretora Aida Santos, toda ajuda é bem-vinda

“agradecemos imensamente o apoio de todos, nossa comunidade é muito carente e muitas vezes esta refeição é a única do dia”. Comentou Ainda.

Participaram da entrega dos alimentos o Secretário de Esporte Juventude e Lazer Alcides Bolico, o presidente do SER ALVORADA, Nélio Oliveira, o vice-presidente, João Alberto, Mauricio Vieira, Antonio Carlos, Maninho e Lucas.

Texto: Fábio Medeiros/Foto: Magno Derlon

Dia da prevenção em Alvorada

 

Neste sábado (19) aconteceu o o ”Dia da prevenção”nas sedes das UBS’s dos bairros: Americana, Campos Verdes, Cedro, Formosa, Intersul, Jardim Aparecida, Jardim Algarve, Jardim Alvorada, Maringá, Piratini, Santa Clara, Stella Maris, Tijuca, e Umbu e no SIM – Serviço Integrado a Mulher, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alvorada por intermédio da Secretária Municipal da Saúde.
Os profissionais do Município estiveram das 08h as 16h realizando atividades gratuitamente a comunidade alvoradense, com prestação de serviços, entre eles: Orientações com psicólogas, orientações jurídicas, cadastro de nota fiscal gaúcha, testes rápidos, HGT/pressão arterial, mamografias/autorização e coletas de CP. Entre os profissionais envolvidos o evento contou com: Médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes, e agentes comunitários.
A secretária da saúde Neusa Abruzzi acompanhou a ação e destacou a importância da mesma perante a comunidade e salientou que haverão outras ações voltadas a saúde da mulher.E no mês de outubro acontecerá o tradicional “Outubro Rosa” campanha direcionada a importância da prevenção a saúde da mulher, a cada dois meses um programa de prevenção acontecerá na cidade.

 

Texto: Sheron Vieira Edição/Revisão:Celso Dornelles Foto: Divulgação CCS

Feira das Profissões é sucesso no bairro Cedro

Com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva dos jovens alvoradense, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura Municipal de Alvorada, juntamente com o Governo do Estado, realizou durante o último sábado (19) a Feira das Profissões etapa Alvorada.

A feira é um dos projetos do Centro da Juventude, que em breve terá suas dependências a disposição da comunidade, em um ambiente totalmente reformado, para atender não só a comunidade do bairro, mas também da cidade de Alvorada, localizado no Centro Profissionalizante Milton Santos no Bairro Maria Regina.

Os serviços aconteceram no Cras cedro, durante o dia, onde cerca de mil pessoas, puderam ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo município e estado. O evento foi direcionado aos jovens de 15 a 24 anos provenientes dos bairros: Nova Americana, Tijuca, Tupã, Maria Regina, Salomé, Umbu e Sítio dos Açudes que estão incluídos no centro profissionalizante.

O evento contou com diversos stands, como CIEE, (Centro Integrado Empresa Escolas) que realizou o cadastro de jovens para o programa Jovem Aprendiz, stands da SMED (Secretaria Municipal de Educação), SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e Secretaria Municipal do Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC). Também foram disponibilizados, serviços como, por exemplo, inscrição para cursos de qualificação profissional, carteiras de identidade, confecção de CPF, no stand do IGP (Instituto Geral de Perícias).

O centro da Juventude faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Associação Afro-Cultural e Beneficente de Matriz Africana, São Jerônimo com apoio da Prefeitura Municipal de Alvorada.

O evento teve ainda diversas apresentações culturais como: Família Boka Braba, Danny Fluxo & Blacklicia, DJ Periferia RS, Cartada Crew, MC José Eduardo, Afro Axé De lê, Jovens Talentos das Escolas Campos Verde e Podalírio, Grupo de Dança Independency da Escola Maurício Sirotsky Sobrinho com a coreógrafa Claudia Malta.

Participaram da feira: A secretária da Educação Neuza Machado Teixeira; Neusa Abruzzi, Secretária da Saúde; Vladimir Massa, Secretário de Planejamento e Habitação; Alexandre Lobão, Secretário do Trabalho Assistência Social e Cidadania, Aldori Marques, o Presidente da Associação Afro Cultural Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo.

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (SMSMU) através da Guarda Municipal, Departamento de trânsito e Brigada Militar.

Texto: Fábio Medeiros/ Fotos: Paula Prates

 

 

SMED promove atividades no Ginásio Poliesportivo Djalma Noguez Neves

A Secretaria Municipal de Educação (SMED), está promovendo atividades abertas a comunidade alvoradense, todos os dias da semana das 8h às 17h, com intervalo do 12h às 13h no Ginásio Poliesportivo Djalma Noguez Neves.

O Projeto coordenado pelo Diretor Luis Antônio da Rocha Marques (Toni), tem como objetivo incentivar a prática de esportes entre crianças e idosos visando a manutenção da saúde. Esse trabalho é realizado por professores da Secretaria de Educação e por voluntários.

O Ginásio  Djalma disponibiliza cursos e atividades de Yoga, Espanhol, Corte e Costura, Crochê e Tricô, Escolinha de Futsal, Escolinha de Vôlei, Ginástica Ritmos, Alongamento, Reforço Muscular, Caminhada Orientada, Treinamento Funcional, Capoeira, Chute Boxe, Taekwond e Jiu – Jitso e Defesa Pessoal Feminina.

Venha Conhecer e Participar desse Projeto.
Todas as aulas são gratuitas, os interessados em participar das atividades devem trazer a documentação necessária para se inscrever:
Xerox da Identidade ou Certidão de Nascimento
Xerox do comprovante de Resistência (Com Endereço em Alvorada)
Foto 3×4

As inscrições devem ser feitas no Próprio Ginásio Djalma Noguez Neves, na rua Vasco da Gama, 560 – Bairro Americana, para mais informações entre em contato pelo telefone 34836074.

Texto: Gabriela Turella/ Edição: Fábio Medeiros

Dia da prevenção em Alvorada

A prefeitura Municipal de Alvorada por intermédio da Secretária Municipal da Saúde (SMS) realizará no dia 19 de agosto, o “Dia da prevenção”.

Diversos serviços serão oferecidos gratuitamente a comunidade alvoradense, dentre eles: Coleta de CP, Mamografia e Autorização, Orientação Psicológica, Orientação Jurídica, e Cadastro Nota Fiscal Gaúcha.
Visando auxiliar os munícipes de forma gratuita na resolução de problemas de saúde, jurídicos e financeiros.

 

 

Utilidade:

Locais de atendimento

SIM – Serviços Integrados para Mulheres Rua Taimbé 327 pda. 50

UBS – Unidades Básicas de Saúde:
Americana
Campos Verdes
Cedro
Formosa
Intersul
Jd. Aparecida
Jd. Algarve
Jd. Alvorada
Maringá
Piratini
Santa Clara
Stella Maris
Tijuca
Umbú

Horário de atendimento:
Das 08 ás 16h

 

Texto: Sheron Vieira

Edição/Revisão: Fabio Medeiros 

Ilustração: CCS