CRAS Santa Bárbara promove atividades sobre questões raciais e de identidade no mês da consciência negra

O “Novembro Preto”, como é chamado pelo Centro Referência de Assistência Social do bairro Santa Bárbara, está sendo promovido neste mês pelos grupos de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS.

As atividades fazem parte do planejamento das equipes de referência do SCFV seguindo as demandas em que os grupos de crianças, adolescentes e idosos apresentavam em relação as questões raciais e de identidade. Pensando nisso, a equipe de educadores e técnicos sociais que executam o SCFV planejam realizar diversas atividades focadas no protagonismo da população negra, e que possam promover reflexões nos usuários e suas famílias.

Foram trabalhadas, até o momento, temáticas sobre ancestralidade, representatividade e identidade, além de rodas de conversa, mobilização coletiva para decoração do CRAS e artes plásticas, ao longo deste mês. Essas atividades contam com as participações dos usuários, educadores e técnicos sociais, sempre respeitando as orientações das autoridades de saúde.

Texto: Eduardo Silva / Fotos: Divulgação

Aberto o cadastro municipal de produtores de cultura

O Cadastro Municipal de Produtores de Cultura serve para quantificar o número de pessoas físicas e jurídicas que trabalham no setor cultural dentro da cidade.

Para a realização do cadastro, o formulário que está disponível no link abaixo, deve ser preenchido e enviado ao e-mail: departamento-cultura@alvorada.rs.gov.br.

Formulário Pessoa Física: https://www.alvorada.rs.gov.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/11/FICHA-DE-CADASTRO-MUNICIPAL-DE-CULTURA-PESSOA-FISICA.pdf

Formulário Pessoa Jurídica: https://www.alvorada.rs.gov.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/11/FICHA-DE-CADASTRO-MUNICIPAL-DE-CULTURA-PESSOA-JURIDICA.pdf

Secretaria Municipal da Saúde promove campanha para prevenção da Dengue

A ação de conscientização organizada pela SMS, ocorrerá entre os dias 16 e 21 de novembro, com a montagem de infláveis em frente a prefeitura, na praça Leonel Brizola, e um carro de som que estará nos bairros fazendo o trabalho de divulgação.

Cronograma das ações:

2ª Bela Vista/Formosa/Central

3ª Água Viva/ Fontoura/ Jardim Porto Alegre/Intersul/Santa Bárbara

4ª Porto Verde e Algarve

5ª Piratini/Caxambu/ São Pedro/ Tijuca

6ª Aparecida/Stella Maris e Torotama

Sábado: Avenida Presidente Getúlio Vargas (Big até P.60)

Nas sinaleiras de maior movimento, será realizada distribuição de folders e orientação sobre os cuidados para a prevenção da dengue. Esta ação acontecerá quinta-feira, dia 19/11.

Atualização sobre o juramento a bandeira deste ano

Segundo Decreto N° 10.538, de 3 de novembro de 2020, publicado no Diário Oficial da União, quem se alistou e está dispensado do Serviço Militar Obrigatório, não participará do Juramento à Bandeira Nacional por consequência da COVID-19.

Quem realizou o alistamento no período de 1 de janeiro a 30 de setembro, deverá comparecer à Junta de Serviço Militar de Alvorada para efetuar o pagamento de taxa (R$4,65), e assim poder solicitar a emissão do certificado de dispensa.

A Junta Militar de Alvorada fica na rua Alberto Pasqualine, 52 e atende das 9h às 15h pelo telefone 3411-1925.

Link do decreto N° 10.538, de 03/11/2020: https://www.alvorada.rs.gov.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/11/DiarioOficialDaUniao.pdf