Prefeitura organiza série de formações para empresários de Alvorada

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) divulga datas das atividades do Programa de Valorização dos Pequenos Negócios. Promovido pela Prefeitura de Alvorada em parceria com o Sebrae, a ação, de capacitação de valorização das pequenas empresas instaladas na cidade, vai realizar uma série de oficinas e palestras entre os meses de maio e novembro. Durante os encontros serão apresentadas soluções aos empresários para implantar nos seus negócios.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 50% das riquezas geradas no Brasil são oriundas de pequenos negócios. Por isso, um dos objetivos da ação é auxiliar essas empresas na resolução de problemas por meio de formações como as propostas pela administração municipal com o novo Programa. Outro aspecto importante é que com o projeto, o empresário estará mais capacitado para oferecer a população um produto de maior qualidade, fomentando a economia local.

A primeira atividade já tem data marcada. Será no dia 9 de maio, a partir das 14h, no Salão Nobre da Prefeitura (Avenida Getúlio Vargas, 2266), com o tema “Sei Controlar o Meu Dinheiro”. Na oportunidade, serão apresentadas técnicas para aprimorar a gestão financeira da empresa. Segundo a Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional, 82,1% das micro-empresas que participaram da oficina acreditam que houve melhora na organização geral do negócio. Interessados devem ligar para o número 3044-8505. A participação é gratuita.

Serviço:

O quê: formação “Sei controlar o meu dinheiro”.
Quando: 9 de maio, a partir das 14h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

Datas importantes

O quê: formação “Sensibilização MEI”.
Data: 30 de maio, a partir das 14h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Como a internet pode ajudar os pequenos negócios”.
Data: 13 de junho, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Identidade empreendedora”.
Data: 27 de junho, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Clínica Tecnológica de Alimentos Boas Práticas.
Data: 11 de julho, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Entendendo sobre franquia para começar bem”.
Data: 28 de julho, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “O bom relacionamento com as mídias sociais”.
Data: 18 de agosto, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Feiras como aproveitar o máximo oportunidade de negócios”.
Data: 29 de agosto, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Clínica tecnológica design fachadas e vitrines.
Data: 12 de setembro, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Gerenciar o negócio é cooperar.
Data: 29 de setembro, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Sensibilização MEI”.
Data: 17 de outubro, a partir das 14h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Viabilizando o crédito”.
Data: 31 de outubro, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

O quê: formação “Contaminação de alimentos.
Data: 28 de novembro, a partir das 18h.
Onde: Prefeitura de Alvorada (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266).

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros / Foto: Arquivo CCS

Professores da rede municipal se reúnem para organizar participação na JERGS

Professores de educação física da rede municipal de ensino se reuniram no Salão Nobre da Prefeitura para organizar a participação nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). Durante a manhã desta terça-feira, 25 de abril, com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, foi abordada a participação do Município nesta competição, que vai contar com três formas de participação: competitivo, cooperativo e inclusivo. Entre as formas estão infantil e juvenil.

A “ParaJergs” ocorre no dia 13 de maio, às 9 horas, na Praça Central João Goulart, na parada 48. Durante a manhã haverá atividades cooperativas para os estudantes com alguma deficiência ou Altas Habilidades. As práticas esportivas serão slickline, capoeira, ritmos, circuito desportivo adaptado, bocha olímpica e xadrez. Em caso de condições climáticas adversas, a atividade será transferida.

A volta do Município na participação dos jogos foi anunciada no dia 18 de março, em reunião no gabinete do prefeito Appolo, com presença do vice-prefeito Valter Slayfer, a secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira, e o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, quando foi assinado o documento de contratação dos serviços de arbitragem e premiação do evento esportivo. Também participaram do ato a Coordenadora Regional de Educação da 28º, Marta Ribeiro de Ávila, o coordenador do JERGS da 28º CRE, Fernando Ramos, e professores conhecidos por serem participantes ativos do torneio.

Etapa Alvorada

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) – etapa Alvorada iniciarão com a abertura oficial marcada para o dia 12 de maio no Ginásio Municipal Tancredo Neves. Na ocasião, os representantes das escolas da cidade devem comparecer e manifestar a vontade em participar do campeonato entre instituições de ensino. A atividade começa às 9 horas. Entre os objetivos do torneio esportivo estão ampliar a integração da rede escolar, respeitar as diversas formas de manifestação e atuação da educação física escolar e oferecer práticas esportivas adaptadas e inclusivas aos alunos com deficiência/altas habilidades.

A participação na JERGS são divididas em três formas: a competitiva destinada as escolas que estiveram presentes na competição ano passado; a cooperativa para as instituições de ensino que tenham interesse em participar, sem cunho competitivo e sem obrigatoriedade de documentação e uniformes; e a inclusiva para todos os colégios, com participação livre, independente de faixa etária. A JERGS nesta edição é organizada nas categorias infantil – de 12 a 14 anos, e juvenil – de 15 a 17 anos.

São modalidades da JERGS etapa Alvorada: futsal, vôlei, basquetebol, handebol, slick line, capoeira, ritmos, atletismo e práticas desportivas adaptadas. Após a fase municipal, os jogos contam com as fases de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão em cada categoria vai participar da Seletiva RS, que é o enfrentamento das escolas públicas e privadas para definir quem vai representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Texto: Leonardo Ferreira / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Foto: Leonardo Ferreira

 

“Chimarreando na Praça”

Comemorar o Dia Estadual do Chimarrão e valorizar aspectos da cultura tradicionalista foi o tema da ação na praça central João Goulart, na parada 48. O evento no final da tarde da última segunda-feira, 24 de abril, contou com roda de chimarrão e um sarau tradicionalista.

O chimarrão é considerado uma “bebida símbolo” do tradicionalismo gaúcho. Participaram da atividade o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, e o sarau tradicionalista teve a participação de Idelfonso Micharek e no violão Manoel Freitas. A Ervateira Alvoradense esteve no evento com uma demonstração de cuias e ervas, além de beneficiar a erva mate no local, para que os transeuntes admirassem o processo ao vivo.

Saiba mais:

O “Dia Estadual do Chimarrão” é comemorado desde a criação da Lei 11.929/03. As homenagens a bebida típica se estendem também para o churrasco, considerado prato típico, conforme institui a mesma lei que cria a data para homenagear símbolos característicos da cultura tradicionalista gaúcha.

Texto: Leonardo Ferreira / Edição-Revisão: Celso Dornelles / Fotos: Leonardo Ferreira

CRAS Umbu realiza festa para jovens atendidos por serviços de assistência social

Na tarde da quinta-feira, 20 de abril, o secretário Alexandre Lobão (Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania) vistou a “social” que a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Umbu realizou para os jovens atendidos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Alvorada. O evento que foi direcionado aos jovens de 12 a 17 anos, foi pensado para proporcionar um ambiente descontraído com música e dança.

Apesar de ser um ambiente voltado aos métodos didáticos e de convivência, o CRAS Umbu, também tem seu lado festivo. A equipe de assistência social planejou todos os detalhes, aparelhos de som e iluminação, lanches, e ainda contou com a presença de um grupo de danças do bairro Restinga de Porto Alegre . Os membros do ¨Restinga Crew¨ aceitaram o convite para esse trabalho voluntário pois prestam um serviço semelhante em sua comunidade, vislumbrando a oportunidade como uma maneira de incentivar o trabalho realizado em Alvorada.

 

Texto/Fotos : Mauricio Velasques / Edição-Revisão: Celso Dornelles

Prefeito se reúne com frente parlamentar em Defesa dos Animais

A frente parlamentar em Defesa dos Animais se reuniu com o prefeito Appolo no Salão Nobre para debater ações destinadas a população animal. O grupo de trabalho, do projeto de autoria do vereador Nelsinho Fernandes, foi criado para organizar e planejar atividades. O encontro ocorreu na última quarta-feira, 19 de abril.

A frente tem por objetivo apoiar o interesse da “comunidade animal”, desenvolvendo projetos, viabilizando o acesso as castrações, fiscalizando, identificando os agressores. A equipe também deve dialogar com os munícipes, protetores e apoiadores para formas de sanar os problemas existentes.

Entre os presentes na ocasião estavam o secretário de Governo e Gabinete, Paulos Ramos, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Newton Zanino; de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico e representantes das secretarias municipais. Compareceram além dos vereadores, Airton Pacheco e Nelsinho Fernandes, representantes dos demais vereadores e sociedade civil.

Texto: Leonardo Ferreira / Revisão/Edição: Celso Dornelles / Foto: Magno Derlon

Prefeitura de Alvorada busca implantar projeto “Mulheres Na Construção Civil em Alvorada”

Projeto “Mulheres Na Construção Civil em Alvorada”, foi apresentado ao prefeito Appolo na manhã do dia 20 de abril, sexta-feira. Este projeto visa criar cursos profissionalizantes destinados às mulheres alvoradenses. Além da capacitação o projeto prevê ainda a inserção das mesmas no mercado de trabalho.

Este projeto já existe em diversas cidades e tem como finalidade capacitar mulheres para atuar no ramo da construção civil, pois acredita-se que seja uma área pouco explorada pela mão de obra feminina. O aumento de oportunidades àquelas mulheres que buscam entrar no mercado de trabalho também é objetivo dessa iniciativa.

Na reunião foi cogitada ainda a possibilidade de haver atividades “casadas” entre o EJA (projeto Educação de Jovens e Adultos) e o projeto. Estas atividades “casadas” seriam aquelas que são presentes nas duas iniciativas, portanto precisam de uma única execução, agilizando o processo de capacitação das alunas.

Na oportunidade o prefeito Appolo falou sobre a importância destes cursos e qualificação profissional. “Acredito que somente através destes cursos profissionalizantes e capacitações poderemos realmente inserir nossa comunidade no mercado de trabalho”. Finalizou Appolo

O encontro também contou com a presença da secretária Neuza Machado Teixeira, Secretaria Municipal de Educação (SMED); Alexandre Lobão, Secretário do Trabalho, Assistência Social de Cidadania (SMTASC) e de representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Além de Rosa Feijó coordenadora das políticas públicas para as mulheres.

Entenda o projeto

Cento e oitenta mulheres do município de Alvorada que vivem em situação de vulnerabilidade social serão capacitadas em cursos voltados à construção civil. Com apoio do governo do estado e do Município contarão ainda com auxílio-transporte e refeições no local.

 

Texto: Mauricio Velasques / Edição-Revisão: Fabio Medeiros / Fotos: Leonardo Ferreira

Sonho da casa própria está mais próximo

A assembleia com beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida foi realizada na ultima quinta-feira, dia 20 de abril, no ginásio Tancredo Neves. Com a presença das famílias contempladas no município de Alvorada, o encontro serviu para informar as datas dos sorteios das unidades habitacionais e os dias em que o empreendimento poderá ser visitado por seus futuros habitantes. Foram determinados dois horários separados para atender as diferentes demandas.

O período da manhã foi reservado para atender as famílias pertencentes ao grupo de pessoas que moram em área de risco (demanda fechada). As atividades do período vespertino foram destinadas aos integrantes da chamada demanda aberta, que abrange todos aqueles que moram em locais que não apresentam riscos à habitação.

Antes da assembleia propriamente dita, os selecionados que estavam presentes e receberam material informativo com orientações sobre como proceder nos dias que visitarão o local onde estão sendo construídas suas novas residências. Assinar o contrato e Eleição do síndico e do Conselho fiscal são pautas que estavam contidas no documento distribuído.

Caroline Roza, coordenadora do trabalho técnico social do Senac am Alvorada, foi quem conduziu a assembleia no turno da manhã, com o auxílio de Leandro Schwingel, representante da Caixa Econômica Federal.

Esta assembleia foi coordenada pelo secretário Valdemir Massa, da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (SMPH), que fez questão de estar presente no evento para acompanhar todos os desdobramentos desta etapa. Zanir Matos, mais conhecida como “Nika”, diretora-geral da SMPH, também participou da assembleia que aproximou 180 famílias de um novo lar.

Integrando a mesa de autoridades públicas do município a Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC) se fez presente com seu secretário, Alexandre Lobão. Na ocasião, Lobão parabenizou o avanço do Minha Casa Minha Vida em Alvorada e declarou estar disposto a contribuir para que iniciativas semelhantes prosperem no município.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário Alcides Bolico, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), Elisio Scherer, vice-presidente do Conselho Municipal de Habitação (COMATHAB) e Lidia Fraga, diretora do Senac em Viamão.

 

Texto: Mauricio Velasques / Edição-Revisão: Fabio Medeiros  / Fotos: Mauricio Velasques

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Alvorada oferece 50 vagas para cursos técnicos no Município

A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria de Educação, informa que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Alvorada está oferecendo 50 vagas para os cursos técnicos em Tradução e Interpretação de Libras e em Processos Fotográficos, ambos gratuitos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de maio, por meio do site do IFRS ou no próprio campus, localizado na Rua Darcy Ribeiro, 121, Campos Verdes, que vai disponibilizar computadores aos candidatos. O custo da inscrição é de R$ 35. Estudantes podem solicitar isenção até a próxima quarta-feira, 19 de abril.

Em 4 de junho será realizada a prova e o início das aulas ocorrerá no segundo semestre deste ano. Outra forma de ingresso é a prova do ENEM. No momento da inscrição o candidato pode optar pelas seguintes opções: ingresso mediante “prova e nota do Enem” ou apenas “nota do Enem”. Ao selecionar a opção prova e nota do Enem, a pessoa concorre tanto pela prova como pela nota no exame nacional do ensino médio.

Mais informações sobre Manual do Candidato e as orientações sobre a taxa de inscrição, acesse o portal institucional do IFRS. Atualmente, o Campus Alvorada possui 250 estudantes nos turnos da tarde e noite, realizando o ensino médio junto a um curso técnico ou os subsequentes em Processos Fotográficos e Tradução e Interpretação em Libras.

Serviço:

O quê: inscrições processo seletivo de estudantes IFRS Campus Alvorada.
Quando: Até o dia 9 de maio.
Onde: Pelo Site ou no Campus.
Taxa de inscrição: Custo de R$ 35, mas pode ser solicitada isenção.

Vagas em Campus pelo Estado

O Instituto Federal também oferece mais de 1 mil vagas em cursos técnicos e superiores em campus espalhados pelo Estado. Os campi estão localizados em Bento Gonçalves, Erechim, Feliz, Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Vacaria e Viamão. No total, são 878 vagas em cursos técnicos para quem já possui ensino médio e outras 392 em cursos superiores. As inscrições do processo seletivo se encerra no dia 9 de maio. A inscrição para o nível técnico é de R$ 35 e para o nível superior é de R$ 50. Isenções ainda podem ser solicitadas até a próxima quarta-feira, 19 de abril.

As provas serão realizadas no dia 4 de junho e as aulas começam no segundo semestre de 2017. Além das provas, os candidatos podem utilizar as notas do Enem como forma de ingresso. Ao efetuar a inscrição, estão disponíveis as opções “prova e nota do Enem” ou por “nota do Enem”. Nestas modalidades, o interessado concorre a vaga pela prova e pela do Exame Nacional do Ensino Médio. Mais informações em ingresso.ifrs.edu.br .

Confira onde estão os campi, número de vagas e cursos:

Campus Bento Gonçalves (Av. Osvaldo Aranha, 540 – Juventude da Enologia – Bento Gonçalves)

Técnico em Administração – noite, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem.
Técnico em Hospedagem – tarde, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem.
Bacharelado em Agronomia – matutino e vespertino, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo SiSU.
Licenciatura em Pedagogia – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo SiSU.

Campus Erechim (Rua Domingos Zanella, 104 – Três Vendas – Erechim)

Técnico em Alimentos – noite, 16 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 16 vagas pelo Enem.
Técnico em Finanças – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo Enem.
Técnico em Logística – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo Enem.
Técnico em Mecânica – noite, 16 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 16 vagas pelo Enem.
Técnico em Modelagem do Vestuário – noite, 16 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 16 vagas pelo Enem.

Campus Feliz (Rua Princesa Isabel, 60 – Vila Rica – Feliz)

Bacharelado em Engenharia Química – manhã e tarde, 16 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 16 vagas pelo SiSU.

Campus Porto Alegre (Rua Coronel Vicente, nº 281 – Centro Histórico – Porto Alegre)

Técnico em Administração – manhã, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo Enem.
Técnico em Biblioteconomia – manhã, 12 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 12 vagas pelo Enem.
Técnico em Biotecnologia – tarde, 12 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 12 vagas pelo Enem.
Técnico em Contabilidade – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo Enem.
Técnico em Meio Ambiente – tarde, 12 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 12 vagas pelo Enem.
Técnico em Panificação – noite, 8 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 8 vagas pelo Enem.
Técnico em Química – tarde, 10 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 10 vagas pelo Enem.
Técnico em Secretariado – manhã, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem.
Técnico em Segurança do Trabalho – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo Enem.
Técnico em Transações Imobiliárias – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo Enem.
Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química – integral, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo SiSU.
Tecnologia em Gestão Ambiental – manhã, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo SiSU.
Tecnologia em Processos Gerenciais – noite, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo SiSU.
Tecnologia em Sistemas para Internet – manhã, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo SiSU.

Campus Restinga (Porto Alegre) (Rua Alberto Hoffmann, 285 – Restinga – Porto Alegre)

Técnico em Guia de Turismo – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo Enem.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – noite, 16 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 16 vagas pelo SisU.
Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer – manhã, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo SisU.
Campus Rio Grande (Rua Eng Alfredo Huch, 475 – Centro – Rio Grande)

Técnico em Automação Industrial – noite, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo Enem.
Técnico em Eletrotécnica – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo Enem.
Técnico em Fabricação Mecânica – noite, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo Enem.
Técnico em Refrigeração e Climatização – noite, 20 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 20 vagas pelo Enem.
Tecnologia em Construção de Edifícios – integral, 15 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 15 vagas pelo SiSU.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – noite, 12 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 13 vagas pelo SiSU. (NOVO)

Campus Rolante (Rua Alfredo Wust, 645 – Térreo do Sindicato dos Sapateiros, Centro – Rolante)

Técnico em Agropecuária – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo Enem.
Técnico em Qualidade – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo Enem.
Tecnologia em Processos Gerenciais – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 vagas pelo SiSU.

Campus Vacaria (Rua Engenheiro João Viterbo, 3.061, Zona Rural – Vacaria)

Técnico em Agropecuária – noite, 17 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo Enem.

Campus Viamão (Rua Senador Salgado Filho, 7.000, 2º andar – Viamão)

Técnico em Administração – noite, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo Enem.
Técnico em Serviços Públicos – noite, 18 vagas no Processo Seletivo do IFRS + 18 pelo Enem.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Foto: Divulgação

Prefeitura concederá desconto de 15% no IPTU para quem emplacar veículo em Alvorada

A Prefeitura de Alvorada, por meio da Lei Municipal Nº 3.062, quer incentivar o emplacamento de carros com a identificação da cidade. Em vigor desde a última terça-feira, 11 de abril, a lei estabelece que a pessoa que registrar o veículo com placa de Alvorada poderá ter acesso a um desconto de 15% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de seu imóvel, ao efetuar o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Além do proprietário do terreno, o incentivo fiscal pode ser estendido aos familiares do contribuinte, desde que residam no mesmo endereço. O desconto deve ser concedido para até dois veículos por residência. Nesse caso, se dois munícipes realizarem a transferência de registro do veículo e atenderem os requisitos da lei, o desconto no IPTU será de 30%.

Lembramos que somente automotores que não excedam 10 anos de fabricação podem ser utilizados para obter a redução na tarifa do imposto, que será possível somente uma vez. Para fazer a transferência de registro de emplacamento, a pessoa deve se dirigir ao protocolo geral de atendimento no prédio administrativo da prefeitura (Avenida Getúlio Vargas, 2266) com os seguintes documentos para solicitar o desconto:

– Cópia que comprove a transferência do veículo para Alvorada;
– Cópia do aviso de lançamento do IPTU do imóvel que terá o desconto;
– Cópia do comprovante do recolhimento do IPVA com o veículo emplacado no município.

A importância da iniciativa

Segundo o secretário da Fazenda, Marcelo Machado, 50% do pagamento do IPVA retorna para o caixa da prefeitura. Dessa verba que é repassada ao município, uma parte é direcionada para manutenção do desenvolvimento do ensino, outra para a saúde e outra para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb). O restante do repasse a administração municipal pode decidir em quais áreas vai investir.

De acordo com Machado, em 2016 foi arrecado mais de 10 R$ milhões com o IPVA. Desse montante, R$ 2,7 milhões foram direcionados para educação e R$ 1,6 milhão para a saúde. O restante ficou disponível para investimentos em outras áreas. Já o IPTU arrecadou R$ 7,2 milhões no mesmo ano. O que significa que o imposto sobre veículos angariou mais do que o IPTU, ficando atrás, entre as receitas próprias de Alvorada, do ISSqn (Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza), reforçando a importância do tributo para o caixa do município.

Para o titular da pasta, com o incentivo para aumento no número de veículos registrados em Alvorada, a receita com o IPVA poderia aumentar em R$ 3 milhões, possibilitando uma série de investimentos na cidade. Estima-se que cerca de 40% dos veículos automotores de moradores de Alvorada possuem placas de outros municípios.

Conforme o código nacional de trânsito prevê, o veículo deve ser emplacado na cidade em que a pessoa reside. Além disso, ao quitar o IPVA registrado em outro município, ela não está contribuindo para o desenvolvimento da localidade em que mora e acessa os serviços públicos, por exemplo.

Entenda o processo:

– Se a pessoa trocar o registro do emplacamento em 2017, após o pagamento do IPVA do vigente ano, o desconto no IPTU ocorrerá somente em 2019. Isso porque o benefício é concedido ao munícipe que quitar o IPVA e o veículo já estiver com a placa registrada em Alvorada. Nesse caso, se ele efetuou a mudança de emplacamento para o município e pagou o tributo sobre o veículo, o desconto no IPTU poderá ser concedido em 2018.

 

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fabio Medeiros

 

Alvorada volta a participar do JERGS

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) estão de volta a Alvorada. Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 18 de março, o prefeito Appolo, o vice-prefeito Valter Slayfer, a secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira, e o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, assinaram o documento de contratação dos serviços de arbitragem e premiação do evento esportivo.

Para o chefe do executivo municipal, atividades como os JERGS são de suma importância para os jovens e crianças da cidade, pois mantém jovens e crianças distantes da criminalidade. “Sabemos que o esporte é uma das válvulas de escape da juventude”, completa. Conhecido na cidade por ser um dos apoiadores do esporte, Slayfer parabenizou o prefeito e os secretários pela iniciativa de retomar a realização da JERGS em Alvorada.

Após a assinatura do documento, Appolo entregou uma placa em homenagem ao segundo lugar conquistado pela Escola Municipal Marechal Manoel Luiz Osório na etapa estadual na categoria futsal a uma representante da instituição presente na atividade. Também participaram do ato a Coordenadora Regional de Educação da 28º, Marta Ribeiro de Ávila, o coordenador do JERGS da 28º CRE, Fernando Ramos, e professores conhecidos por serem participantes ativos do torneio.

Etapa Alvorada

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) – etapa Alvorada iniciará com a abertura oficial marcada para o dia 12 de maio no Ginásio Municipal Tancredo Neves. Na ocasião, os representantes das escolas da cidade devem comparecer e manifestar a vontade em participar do campeonato entre instituições de ensino. A atividade começa às 9 horas. Entre os objetivos do torneio esportivo é ampliar a integração da rede escolar, respeitar as diversas formas de manifestação e atuação da educação física escolar e oferecer práticas esportivas adaptadas e inclusivas aos alunos com deficiência/altas habilidades.

A participação na JERGS são divididas em três formas: a competitiva destinada as escolas que estiveram presentes na competição ano passado; a cooperativa para as instituições de ensino que tenham interesse em participar, sem cunho competitivo e sem obrigatoriedade de documentação e uniformes; e a inclusiva para todos os colégios, com participação livre, independente de faixa etária. A JERGS nesta edição é organizada nas categorias infantil – de 12 a 14 anos, e juvenil – de 15 a 17 anos.

São modalidades da JERGS etapa Alvorada: futsal, vôlei, basquetebol, handebol, slick line, capoeira, ritmos, atletismo e práticas desportivas adaptadas. Após a fase municipal, os jogos contam com as fases de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão em cada categoria vai participar da Seletiva RS, que é o enfrentamento das escolas públicas e privadas para definir quem vai representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon