Aproveite os descontos para pagamento do IPTU 2018

A Prefeitura de Alvorada, continua oferecendo descontos para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018, até 15 de março. O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação municipal, e fica integralmente nos cofres do Município sendo utilizado pela administração em ações que contemplam diretamente a comunidade.

A Secretária Municipal da Fazenda (SMF) vem recebendo cerca de 300 contribuintes ao dia para efetuarem o pagamento do IPTU. Os descontos continuam de até 10% para o contribuinte que efetuar o pagamento até 15 de fevereiro, a partir desta data o desconto será de 5% para aqueles que realizarem o pagamento até dia 15 de março.

Após esse período o pagamento do IPTU será dividido em seis parcelas (6x) do mesmo valor, sem a incidência de descontos. O contribuinte receberá o carnê de pagamentos em sua residência a partir do dia 30 de abril e também poderá fazer a consulta para efetuar o pagamento no site oficial da prefeitura de Alvorada.

Acesse o link para consulta:

https://www.alvorada.rs.gov.br/servidores/consultar-imoveis/

Texto: Dener Menezes e Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Celso Dornelles

Prefeitura de Alvorada assina convênio com creches particulares para atender mais crianças da educação infantil na rede municipal em 2018

O Prefeito Appolo, juntamente com a secretária de educação, Neuza Machado Teixeira, participaram na tarde da última quarta-feira (10) no Salão Nobre da Prefeitura de Alvorada, do ato de assinatura e credenciamento da creche “Amigos do Taimbé”, a primeira creche do Município.
Durante a assinatura do convênio a secretária de educação, Neuza Machado Teixeira, falou da importância e trabalho que as creches realizam na cidade Alvorada.
“Hoje é um dia muito especial para todos de Alvorada, pois marca uma nova etapa na qualidade do ensino da educação infantil no Município. Sou grata a todos por esse momento, a comunidade Alvoradense só tem a se desenvolver cada vez mais com todos esses avanços.”- Finalizou Neuza

Durante sua fala, o Prefeito Appolo ressaltou a relevância que tem para a educação infantil de Alvorada, o credenciamento e a assinatura desses convênios com as Creches.

“Tudo em nossa vida passa por uma boa educação e temos grandes passos a seguir, sabemos do potencial dos nossos jovens e a grande necessidade que eles enfrentam, Alvorada nunca precisou tanto de nossos professores e sei exatamente da qualidade que eles tem. Contem com o apoio prefeitura no que for possivel para melhorar a educação e elevar a aoutestima dos alvoraddenses.” – Comentou o prefeito Appolo.

As creches conveniadas: Estrelinhas, Amopasso, Amor perfeito, Pedacinho do Céu, Clube dos Leãozinhos, Recanto da Criança Esperança, Gente Nossa, Liga Elementar da Mulher, Tia Adélia – Ursinho Puff, Tia Neninha I, Tia Neninha II, Turma da Monica, Cepa e Agape, aguardam a adequação de seus documentos para concretizarem os convênios. Todo serviço será acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação bem como Conselho Municipal de Educação.

As creches conveniadas participaram do Edital de Chamamento Publico Municipal Nº 01/2017, com objetivo de atendes crianças de 0 a 5 anos.

Texto: Dener Menezes/Revisão e Edição: Fábio Medeiros/Fotos: Magno Derlon

 

Prefeitura realiza obra de canalização da rua Bastian – bairro Piratini

A Prefeitura de Alvorada, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) realizou na última quinta-feira (04) a conclusão da obra de canalização da rua Bastian localizada no bairro Piratini, com o objetivo de atender As demandas da comunidade.

Atividades semelhantes estão no cronograma da Secretária Municipal de Obras e Viação (SMOV) e serão realizadas em outros bairros do Município durante as próximas semanas.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio Medeiros/ Fotos: Divulgação

 

Descontos do IPTU seguem até 15 de março

A Prefeitura de Alvorada, continua oferecendo descontos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018, até 15 de março. Os pagamentos referentes ao IPTU podem ser realizados na rede bancaria, nos correios ou lotéricas.

Os descontos do IPTU serão de até 10% para o contribuinte que efetuar o pagamento até o dia 15 de fevereiro e logo após esse período, terá 5% de desconto aqueles que realizarem o pagamento até o dia 15 de março.

Existe também a possibilidade para o pagamento parcelado do IPTU, o valor será dividido em seis parcelas (6x) do mesmo valor, sem a incidência de descontos, uma vez firmado o acordo o contribuinte tem que pagar as parcelas rigorosamente em dia para manter o beneficio concedido.

A primeira parcela do pagamento será descontada no decorrer do mês de abril.

 

Texto: Dener Menezes/ Edição e Revisão: Fábio Medeiros.

SMED realiza reunião com diretores da rede municipal de ensino para planejamento do ano letivo de 2018

A Secretária Municipal de Educação, Neuza Machado Teixeira se reuniu na manhã desta quinta-feira (04) com a equipe diretiva das escolas da rede municipal de ensino, no auditório da SMED.

Durante o encontro foram discutidos diversos assuntos referentes ao período letivo de 2018, como por exemplo o direcionamento pedagógico, as ações, as dinâmicas e estratégias de acompanhamento da qualidade de ensino que deverão ser desenvolvidas no dia a dia das escolas.

Na ocasião foi instituído a obrigatoriedade do uso do uniforme pelos alunos matriculados nas escolas municipais, prezando pelo conforto, segurança e identificação de todos. Os alunos irão receber um kit de uniforme escolar contendo:

  • 1 calça
  • 1 jaqueta
  • 1 par de tênis
  • 2 camisetas mangas curtas
  • 2 camisetas mangas longas
  • 1 par de meias

A secretária abordou ainda a importância de um trabalho integrado entre a administração, diretores e professores. “Trabalhando juntos, lutando por uma mesma causa, uma educação de qualidade”, finalizou Neuza Machado Teixeira.

Texto:Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon

SMED realiza compra de cinco veículos novos e três ônibus para atender a comunidade escolar.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou a compra de cinco veículos novos e três ônibus para atender a comunidade escolar do Município de Alvorada.  Os veículos adquiridos serão utilizados no patrulhamento escolar, através da Guarda Municipal, transportes de alunos da educação infantil, creches, visitas domiciliares para acompanhar a evasão escolar e transporte de alunos do CEMAEE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado). Os três ônibus adquiridos estarão à disposição dos alunos a partir do dia 26 de fevereiro, data essa em que se inicia o ano letivo no Município de Alvorada.

Durante a divulgação a secretária destacou algumas ações realizadas durante o ano de 2017, entre elas: Reativação dos ônibus escolares, gerando uma economia de aproximadamente R$ 272.020,34 durante o ano, além de reduzir o cadastro de vale transporte de 1.712 para 632 alunos.

Na modalidade Educação Infantil, houve uma ampliação, entre o período de 2016, onde havia 58 turmas na rede municipal de ensino e em março de 2017, foram ampliadas as vagas, totalizando 66 turmas.

Destaca-se ainda a entrega de kits e uniformes escolares para todas as escolas municipais da rede. A merenda também foi uma preocupação da Secretaria, priorizando nas escolas uma alimentação nutritiva e de qualidade, sendo que essa mesma qualidade continuará em 2018.

Durante o ano foram promovidas formações continuadas, com o objetivo de incentivar a troca de experiências e aprimorar o trabalho pedagógico dos profissionais da educação, envolvendo os profissionais dos anos inicias anos finais, EJA, bibliotecas, supervisão, orientação, secretários, cozinheiras e funcionários das escolas, sala verde, inclusão, educação musical, diversidade e robótica. Desta-se ainda, o projeto “Todos Pela Alfabetização”, desenvolvido com os professores do 1º, 2º e 3º ano, através de palestras, oficinas, cujo objetivo é levar o aluno a consolidar seu processo de alfabetização ainda no 1º ano escolar.

Através de uma parceria com o Governo do Estado e com a Associação São Jerônimo, a secretaria revitalizou o espaço Milton Santos, que oferta cursos e sedia o Centro da Juventude de Alvorada.

Outro espaço reativado foi o Centro Florestan Fernandes, que disponibiliza cursos profissionalizantes e também é polo dos cursos  de aperfeiçoamento “UNIAFRO” e “Educação, pobreza e desigualdade social”, em parceria com a UFRGS.

A Secretaria também promoveu e participou de eventos como o Desfile Municipal, Recrear-te, Acampamento Farroupilha, Consciência Negra e Jergs/ Parajergs.

Durante o ano de 2017, a SMED acompanhou, através da atuação efetiva da Assessoria Pedagógica, as 28 escolas municipais, além das creches conveniadas. Orientando o trabalho pedagógico e auxiliando na reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos, firmando o seu compromisso com a educação de qualidade.

No final de 2017 foram entregues 6 chaves de acesso da Sala Aula – Sistema Construtivo Modular, para as diretoras das escolas Municipais de ensino fundamental Gentil Machado de Godoy, Duque de Caxias, Podalírio Inácio de Barcellos, Hilário Feijó, Cecília Meirelles e Frederico Dihl.

Para este ano a SMED tem a previsão de obter 97 turmas, sendo que dessas já havia 66, o que totaliza 1,320 vagas e para este ano de 2018, será disponibilizado 31 turmas o que totaliza 620 vagas a mais do que era ofertado até 2016. Está também no cronograma à inauguração das escolas E.M.E.F. Vaguenir Manoel de Fraga, E.M.E.I. Alícia Fernandes, E.M.E.I. Eva Furnari, com o objetivo de ampliar o atendimento.

A secretária Neuza, ainda agradeceu a todos os funcionários da secretaria municipal de educação, que ao longo do ano de 2017 não mediram esforços para melhorar e transformar a educação no município de Alvorada.

“Temos um grande desafio à frente da Rede Municipal de Ensino, por isso, contamos com o apoio fundamental dos professores para garantir um futuro de qualidade aos nossos alunos. Ressalto ainda que temos a responsabilidade da gestão do dinheiro público e estamos na contramão de algumas cidades vizinhas que em razão da crise financeira em que vive o país, algumas prefeituras estão parcelando o salário do funcionalismo, o que não ocorre em Alvorada, onde a prefeitura tem realizado o pagamento dos salários em dia. E como eu tenho falado, não sou secretária, estou secretária, eu sou professora e colega de vocês”, afirmou Neuza Machado Teixeira em seu pronunciamento.

Texto: Fábio Medeiros/Fotos: Fábio Medeiros e Ariene Kozeniewski

SMED busca reforço de vagas para os alunos do Município

A Secretária Municipal de Educação, Neuza Machado Teixeira participou na tarde desta quarta-feira (03) de uma reunião com a Coordenadora da 28° CRE; Marta D’Avila, realizada na 28ª Coordenadoria de Educação. O encontro teve como objetivo de reforçar o acesso as vagas dos alunos no Município de Alvorada.

Durante o encontro a Secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira, destacou a importância desta parceria com o Município de Alvorada.

Nesta reunião a secretária foi acompanhada pela assessora Josiane Níquel.

Texto: Fábio Medeiros/Foto: SMED

Abrigo Arco Íris é totalmente reformando

A Prefeitura de Alvorada realizou durante a tarde desta última quarta-feira (27), a apresentação da reforma do abrigo Arco Iris, o local passou por uma revitalização e reforma geral. Atualmente, a casa de acolhimento conta com diversos espaços amplos como; salas, quartos, refeitório, banheiros e espaço de lazer para as crianças e funcionários do local.

A casa abriga crianças e adolescentes encaminhados pelo Juizado, que sofreram algum tipo de violência e/ou foram colocados em situação de vulnerabilidade social, servindo de abrigo e moradia.

Neste ato de reinauguração da casa de acolhimento, estiveram presentes; O Secretário de Governo e Gabinete; Paulo Ramos, Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana; Sérgio Coutinho, A Diretora Geral da SMPH; Zanir Matos, o Secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania; Alexandre Lobão e o Coordenador da casa de Abrigo; Éverson.

Texto: Dener Menezes/ Edição e Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: CCS.

Prefeitura de Alvorada antecipa o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais

A Prefeitura de Alvorada, administrada pelo prefeito Appolo, têm conseguido realizar através de um planejamento rigoroso, os pagamentos dos salários de todos os servidores públicos da cidade até o quinto dia útil do mês.

Neste mês a prefeitura realizou o pagamento da segunda parcela de 50% do décimo-terceiro salário no dia 15 de dezembro e amanhã dia 28/12/17, será pago o salário integral do funcionalismo municipal. Com esta medida, a prefeitura deseja também aquecer as vendas no comércio local, e assim, trazer benefícios para todos os setores da comunidade Alvoradense.

Conforme o prefeito, Appolo, o Município não é diferente de outros da região metropolitana, que tem sofrido com a queda de arrecadação, mas, na contramão de outras cidades, a prefeitura, tem honrado seus compromissos junto a fornecedores e funcionários através do equilíbrio financeiro e ajuste fiscal, pelo qual passa o executivo municipal.

“Mesmo com dificuldade, temos conseguido manter em dia o pagamento dos funcionários e os fornecedores. Temos a responsabilidade da gestão do dinheiro público, uma das marcas da nossa administração, que reflete diretamente no funcionalismo, que desde janeiro de 2017, podem honrar seus compromissos financeiros sem grandes problemas, desta forma, pelo décimo segundo mês seguido, a Prefeitura de Alvorada, realiza o pagamento dos salários em dia. No próximo ano teremos mais condições de realizar grandes obras na cidade e queremos minimizar os buracos na cidade de Alvorada, com mais operações tapa-buracos, pavimentações e patrolamento.” Finalizou Appolo.

 

Texto: Fábio Medeiros/Foto: Magno Derlon

Prefeito Appolo recebe equipe pedagógica da SMED e diretoras das escolas municipais

Na manhã desta quarta-feira (27), estiveram em agenda com o Prefeito Appolo a Secretária da Educação Neuza Machado Teixeira, a equipe pedagógica da SMED e as diretoras das escolas municipais.

Em reunião, as autoridades trataram sobre diversas demandas referentes a rede municipal de ensino e abordaram as atividades promovidas ao longo deste ano.

Durante o encontro foi entregue para as diretoras uma chave simbólica da porta de acesso da Sala Aula – Sistema Construtivo Modular.

Estiveram presentes além do Prefeito Appolo e do Vice-prefeito Valter Sayfer, as diretoras das escolas Municipais de ensino fundamental Gentil Machado de Godoy, Duque de Caxias, Podalírio Inácio de Barcellos, Hilário Feijó e Cecília Meirelles.

O Prefeito Appolo ressaltou o compromisso em melhorar a educação em Alvorada e disse estar engajado para o próximo ano. “Estamos de portas abertas para receber todos com muito carinho”, finalizou Appolo.

Texto:Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Fábio de Medeiros/ Foto: CCS e Ariane Kozeniewski