Prefeito Appolo visita obras da lagoa do Cocão

Na tarde desta terça-feira (22), o prefeito o Appolo, esteve em visita as obras de revitalização da lagoa do cocão.

Na oportunidade a secretária de meio ambiente Angela Amaral, detalhou ao prefeito o projeto de revitalização, que prevê entre outros benefícios a construção de quadras de esportes, implantação de academia, e restauração da pista de caminhada que é já utilizada pela comunidade.

A lagoa do cocão é uma das prioridades da administração, por diversas vezes em forma de mutirão entre a comunidade e servidores municipais foram realizadas limpezas no local, como a retirada de lixo dos entornos da lagoa.

Também participaram da visita o vice-prefeito Valter Slayfer, o Secretário de Governo e Gabinete Paulo Ramos, o Secretário de Planejamento e habitação Vladimir Massa, o Secretário de desenvolvimento econômico Newton Zanino, e os vereadores Airton Pacheco e Branquinho.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Celso Dornelles /Fotos: Magno Derlon

Prefeitura realiza cerimônia de abertura do círculo de palestras referentes a dança afro no contexto escolar

A Prefeitura Municipal de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Juventude (SMCEJ), realizou na noite da última segunda-feira (21), a cerimônia de abertura do círculo de palestras referentes a dança afro no contexto escolar.

O ciclo de palestras coordenado pela professora Jacqueline Navarro, tem como objetivo propiciar aos educandos a aproximação com a cultura afro-brasileira por meio da dança como expressão cultural, capacitando os estudantes ao entendimento e valorização da cultura afrobrasileira.

Os bailarinos, Taciara representando Oia e Ricardo representando Ogum, do Ballet Cultuarte apresentaram uma coreografia intitulada dança dos orixás, acompanhado do tamboreiro Bruno de Oxala Alabê da família de ouro.

O evento também contou com apresentação de capoeira e com a palestra do babalorixá Pai Paulinho do Ogum Xoroquê, da Mestre de Educação da Faculdade Sogipa; Angela Garcia e da Professora do Município Ana Cristina Rosa Pires.

Estiveram presentes prestigiando o Secretário de Governo e Gabinete; Paulo Ramos, o Secretário de Cultura Esporte e Juventude; Alcides Bolico, representando a Secretária de Educação Neuza Machado Teixeira, a Assessora Pedagógica Ana Cristina Rosa Pires, o Vereador Delanor Bif de Lagos (Preto) e o Pai Antonio Carlos de Xangô.

Texto: Gabriela Turella / Edição e Revisão: Celso Dornelles/ Fotos: Magno Derlon

Prefeitura paga adiantado 50% do 13º Salário

Por determinação do prefeito José Arno Appolo do Amaral, a Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) antecipou o pagamento de 50% do 13º Salário a todos os servidores públicos municipais. O benefício que poderia ser pago até o mês de novembro já está disponível nesta segunda-feira, dia 21 de maio.

O esforço da Administração Municipal para viabilizar o adiantamento do 13º Salário, vai injetar dinheiro na economia do município, contribuindo para que as pessoas paguem suas dívidas, façam novas compras ou apliquem o dinheiro como bem entenderem, colaborando para movimentar a economia do município.

Segundo Appolo “a prefeitura deseja aquecer as vendas no comércio local, e assim, trazer benefícios para todos os setores da economia alvoradense. Essa é uma época em que o comércio ainda não está aquecido, portanto esse montante vai possibilitar o aumento das vendas, além disso, os servidores, com o dinheiro no bolso, também terão mais opções para negociar descontos, quitar dívidas e realizar compras na cidade. Mesmo com dificuldade, temos conseguido manter em dia o pagamento dos funcionários e fornecedores. Temos a responsabilidade da gestão do dinheiro público, uma das marcas de nossa Administração, que reflete diretamente no funcionalismo, que desde janeiro de 2017, podem honrar seus compromissos financeiros sem grandes problemas”, finalizou.

Texto: Fábio Medeiros/Foto: Magno Derlon

Comunidade da Escola Paulo Freire faz doações ao Espaço Compartilhe

No último dia (17), a Unidade Móvel do Gabinete da Primeira-Dama, Jaci Appolo, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, no bairro Santa Barbara, onde foi recebida pelo diretor Wagner de Azevedo Freitas.

Na oportunidade, a comunidade escolar, participou ativamente do encontro fazendo diversas doações ao Espaço Compartilhe, que realiza a triagem e limpeza das peças de roupas e calçados para que os mesmos retornem aos mais necessitados da cidade.

Durante a visita a escola, Jaci Appolo, agradeceu toda direção escolar pela acolhida e solidariedade. “É uma satisfação ver o empenho das comunidades em ajudar os mais carente, formando uma corrente do bem”, comemorou.

O número de peças de roupas distribuídos é livre, basta o cidadão ir até a unidade móvel e escolher as peças que julgar necessárias e fazer um pequeno cadastro.

Sempre vale lembrar que o Espaço Compartilhe fica na Rua Wenceslau Fontoura, 126 e está aberto a toda a população das 10h às 17h sem fechar ao meio dia.

Texto: Fábio Medeiros/Fotos: Magno Derlon

 

Gabinete da Primeira-Dama recebe doações oriundas da 38ª Feira do Peixe e do Chocolate

A Primeira-Dama do Município, Jaci Appolo, recebeu nesta quarta-feira (16), do Rotary Club Alvorada, através da Presidente Rosa Feijó, um cheque no valor de R$ 6.000,00, (seis mil reais) referente ao superávit da 38ª Feira do Peixe e do Chocolate, realizada em março deste ano. O valor foi destinado ao Espaço Compartilhe coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama.

A quantia refere-se a 50% da receita arrecadada no evento promovido pelo Rotary Club, com apoio da Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). A outra metade da receita 50%, ficou com o Rotary Clube, para bancar os custos da feira.

Jaci Appolo agradeceu a doação realizada ao Espaço Compartilhe e salientou que “esse valor será aplicado em ações beneficentes, levando alimento e roupas para aqueles que precisam. Esse gesto do Rotary nos deixa muito emocionados”. Destacou ainda a importância da doação e enfatizou sua satisfação em poder auxiliar aos que mais necessitam. “É gratificante realizar este trabalho social e ajudar os necessitados. Estou realizada desenvolvendo este projeto” finalizou.

O Espaço Compartilhe recebe doações da população de Alvorada e cidades vizinhas que se mobilizam para aquecer o inverno de quem não tem condições de comprar um agasalho ou se encontra em extrema vulnerabilidade social.

Estiveram presentes na entrega do cheque, além da Primeira-Dama Jaci Appolo e a Presidente do Rotary Club Rosa Feijó, o Secretário de Governo e Gabinete, Paulo Ramos.

Texto: Texto: Carina Soares/ Edição e Revisão:  Fábio Medeiros / Foto: Magno Derlon

Prefeito, Vice-prefeito e Secretário recebem placa de reconhecimento do Sport Club Internacional por incentivo ao esporte

Na tarde de quarta-feira (16), o prefeito José Arno Appolo do Amaral; Vice-prefeito, Valter Slayfer e Alcides Bolico, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, receberam do Sport Club Internacional uma placa em reconhecimento a Prefeitura Municipal de Alvorada pelo incentivo ao esporte.

A placa foi entregue pelo gerente administrativo das categorias de base do Internacional, Jorge Andrade Filho e o encarregado de logística Marcelo Vaz.

Na oportunidade o prefeito agradeceu o reconhecimento e enfatizou a importância do esporte na vida de crianças, jovens e adultos. “O esporte é um agregador, uma ferramenta de inclusão capaz de transformar vidas e por vezes tirar crianças e adolescentes do mundo das drogas e do crime”.

Participaram da entrega da homenagem o Vice-Prefeito Valter Slayfer; o Secretário de Governo e Gabinete, Paulo Ramos; o Secretário de Planejamento e Orçamento, José Luis Correa; o Presidente da Câmara de Vereadores, Arlindo Slayfer e os vereadores, Airton Pacheco, Darci Barth e Preto.

Texto: Endyel Costa/ Edição e Revisão: Fábio Medeiros

Faders realiza em parceria com a Prefeitura cerimônia de abertura do 161º Fórum permanente de política estadual para pessoas com deficiência e altas habilidades

Na manhã da última terça-feira (15), a Faders – Acessibilidade e Inclusão promoveu em parceria com a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretaria Municipal de Educação (SMED)-CEMAEE, a cerimônia de abertura do 161º Fórum permanente de política estadual para pessoas com deficiência e altas habilidades.

O fórum teve como sede o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) e reuniu gestores municipais, entidades representativas, profissionais e a sociedade em geral para debater e propor alternativas, a fim de implantar e implementar politicas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e a inclusão social desse segmento.

Após formada a mesa de autoridades as bailarinas, Taciara Gonçalves e Gislaine Figueiredo apresentaram a coreografia sublime. Gislaine é deficiente visual e compartilha sua arte e paixão pela dança através do projeto Ballet Cultuarte, coordenado pela professora Jacqueline Navarro e desenvolvido no Ginásio Municipal Tancredo Neves.

O evento também foi abrilhantado com a apresentação musical “Vento Negro” da professora Vanessa Argemi que realiza atendimento educacional especializado (AEE) no CEMAEE e foi acompanhada do violinista Manoel Freitas.

Auxiliando no processo de comunicação a cerimônia contou com tradutores e intérpretes de Libras da Faders e do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS).Além da descrição do espaço realizada pela Diretora Técnica da Faders Marilu Mourão.

Estiveram presentes prestigiando o evento as seguintes autoridades: Presidente da Faders, Sr. Roque Bacófe, Secretária de Educação Neuza Machado Teixeira, Secretário de Assistência Social Trabalho e Cidadania Alexandre Lobão, Secretário de Planejamento e Habitação Vladimir Massa, Diretora do CEMAEE Neuza Neto, Vereadora Claudia Girelli, Vereador Reginaldo Rocha, Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (CONDEFAH) do Município de Alvorada, Daniel Gause; Conselheira Tutelar de Glorinha, ssica Soares Rodrigues; Terapeuta Ocupacional do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Glorinha, Sílvia Carolina Watanabe e da Assessora de Educação Especial da 28ª CREA (Coordenadoria Regional de Educação), Zélia da Silva de Fraga.

Texto: Gabriela Turella/ Revisão e Edição: Celso Dornelles/ Fotos: Magno Derlon

Prefeitura e Secretaria de Saúde realizam Semana da Luta Antimanicomial

Na manhã da última segunda-feira (14), ocorreu a caminhada que deu início a Semana da Luta Antimanicomial, com a participação de dezenas de pessoas que percorreram a Avenida Presidente Getúlio Vargas entre as paradas 46 e 48 com balões e cartazes alusivos a campanha.

A abertura oficial aconteceu na Praça Leonel Brizola e contou com a presença do Prefeito José Arno Appolo do Amaral e dos vereadores Branquinho, Gerson Luis, Reginaldo Rocha e Zézo.

Ao final da caminhada a Secretaria da Saúde Neusa Abruzzi enfatizou a importância da realização deste trabalho no município agradecendo a dedicação e o comprometimento de todos os profissionais da saúde envolvidos neste projeto.

A Semana da Luta Antimanicomial acontece de 14 a 18 de maio, onde a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretária Municipal de Saúde realizará diversas atividades com o intuito de lembrar e fortalecer a promoção do cuidado da saúde em liberdade, rompendo o modelo realizado em hospitais psiquiátricos, propondo a garantia de direitos, reabilitação e a inclusão social, especialmente efetivados nas ações desenvolvidas nos CAPS (Centro de Capacitação Psicossocial), nas UBSs e em todos os outros pontos da rede de saúde mental.

Saiba mais: o dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Esta data, instaurada em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental, deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Fábio Medeiros/ Foto: Magno Derlon

Equipes de Saúde realizam atividades preventiva ao Câncer bucal

Em alusão ao dia estadual de luta contra o câncer bucal, no dia 29 de maio o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibilizará para a população exames de boca para identificação precoce da doença, orientações em sala de espera e encaminhamentos de alterações. O serviço é gratuito e aberto para toda a população. A ação faz parte do Maio Vermelho, mês de promoção da saúde bucal. Para participar das atividades basta comparecer na unidade, no período das 8h as 12h e das 13h as 17h no Endereço: Rua Professor Darcy Ribeiro, 157, Salomé. Em frente ao Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS). Ônibus Umbu ou L6.

Saiba como prevenir

O tabagismo prejudica toda sua saúde e é um dos maiores motivos para o câncer de boca. Se diagnosticado no início, o câncer de boca tem cura. Muita gente acredita que o câncer de boca inicia-se com dores e fortes incômodos na região. Mas este sintoma acontece quando a doença já está em seu estágio mais avançado. Por isso, é importante ficar atento à fase inicial do problema: o surgimento de algumas feridas nos lábios e no interior da boca, que apresentam muita dor.

A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas.
Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

As atividades também ocorrerão nas Unidades de Saúde (UBS):

UBS Algarve, UBS Americana, UBS Aparecida, UBS Campos Verdes, UBS Cedro, UBS Formosa, UBS Intersul, UBS Nova Americana, UBS Piratini, UBS Santa Clara, UBS Stella Maris, UBS Tijuca, UBS Umbu, PAM-8.

As unidades funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Texto: Texto: Carina Soares/ Edição e Revisão:  Celso Dornelles / Fotos: Divulgação

Prefeitura inaugura Pronto Atendimento Clínico e Emergência Odontológica na URS II

A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou nesta segunda-feira (14), o serviço de Pronto Atendimento Clínico e Emergência Odontológica na URS II. Na oportunidade a Secretária de Saúde, Neusa Abruzzi, destacou a importância do novo serviço para a comunidade alvoradense, dizendo que “esse trabalho será realizado por profissionais de saúde qualificados e dispostos a realizarem um atendimento especializado e de qualidade”.

O Pronto Atendimento Clínico atenderá de segunda a sexta-feira, das 17h30min às 22h. Já a Emergência Odontológica, segunda, terça e quarta-feira, das 17h30min às 22h

A URS II fica localizada na Rua Professor Darcy Ribeiro, 157, bairro Salomé e atende pelo fone (51) 3443-0028

Texto: Fábio Medeiros