Prefeitura realizará Festival 1° Alvorada Canção Nativa em agosto

O Prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, acompanhado do Secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico e Vanderlei Cardoso, diretor de projetos da SMCEJ (Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Juventude) recebeu nesta terça-feira (26), em seu gabinete, os representantes, Jairo Reis e Adelar Saraiva, da Wap Produções para tratar sobre a realização do Festival 1° Alvorada Canção Nativa.

O Festival cultural, musical e artístico é voltado para o tradicionalismo gaúcho e ocorrerá nos dias 23 e 24 de agosto, deste ano.

Na oportunidade, o prefeito, Appolo, ressaltou a importância de valorizar a música e a tradição gaúcha por meio deste Festival.

Serão 20 canções, exclusivas para autores nascidos e/ou erradicados nos municípios de Alvorada, Gravataí, Viamão e Cachoeirinha. Além das músicas concorrentes, serão oferecidos ao público, dois espetáculos com artistas do cenário musical rio-grandense.

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros

Comunidade prestigia o Parque Municipal Lagoa do Cocão

Já no primeiro final de semana em funcionamento, o Parque Municipal Lagoa do Cocão atraiu milhares de visitantes que foram conferir de perto a mudança ocorrida no local. A Prefeitura preparou uma programação especial para receber os visitantes neste primeiro contato com o parque com apresentações de música e dança.

O sentimento de satisfação e alegria era contagiante. Caminhadas, contemplação do paisagismo, piquenique e muita conexão com a natureza deram a tônica do reencontro da comunidade com a lagoa. Não raro era ver a expressão de pertencimento das pessoas ao parque, de abraçar a ideia e cuidar de um espaço que é seu e ver um antigo sonho realizado.

Casais apaixonadas à sombra das árvores, crianças brincando, praticando esportes e muitas selfies eram vistas a todo momento.
Agora Alvorada tem, verdadeiramente, um ponto turístico e de encontro das famílias, que tem um parque municipal para chamar de seu.

Horário de funcionamento do Parque Municipal Lagoa do Cocão:

De terça-feira a domingo, das 7h às 20h.

Nas segundas-feiras, expediente interno para a manutenção do parque.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto

Prefeitura inicia semana de combate a Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (25), o lançamento da campanha de combate a Tuberculose no município, com atividades de conscientização que serão realizadas ao longo de toda a semana em diversos pontos da cidade.

Esta campanha tem por objetivo alertar a população para a necessidade de aderir e completar o tratamento da doença, contribuindo assim para o controle da Tuberculose no Brasil.

A Tuberculose é doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões.

Fique de olho nos seus principais sintomas:

-Tosse com ou sem catarro por mais de três semanas

Dor no peito

Emagrecimento

-Falta de apetite

-Suores noturnos

-Cansaço fácil

-Febre baixa, geralmente a tarde.

Confira a programação completa:

26/03- Orientações sobre a doença no bairro Jardim Algarve e também na Avenida Getúlio Vargas e Praça Central.

27/03 – Galpão nova americana – Equipe do programa municipal de combate a tuberculose (PMCT) conversará com frequentadores sobre vulnerabilidade social.

28/03 – Atividades no Hospital de Alvorada

29/03 – Barraca do Tuberculose na Praça central e Dia D em todas as UBS do Município.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Fábio Medeiros

ALEGRIA E EMOÇÃO MARCAM INAUGURAÇÃODO PARQUE MUNICIPAL LAGOA DO COCÃO

O dia 22 de março de 2019 vai ficar marcado para sempre na vida dos alvoradenses. Nessa data a Prefeitura Municipal de Alvorada inaugurou o Parque Municipal Lagoa do Cocão, um espaço de lazer para as famílias desfrutarem momentos agradáveis em contato com a natureza.

Contando com 2 decks de contemplação, quadras de futebol sete e poliesportiva, academia ao ar livre, jogos de mesa, estar de pedras, café, banheiros e a linda vegetação que compõe o paisagismo, o parque abre as portas para comunidade com status de principal ponto de potencial turístico da cidade, trazendo de volta o sentimento de pertencimento a cidade e elevação da autoestima dos cidadãos.

A Lagoa do Cocão passou um longo período sem receber a importância merecida. A partir de 2017 a administração municipal não mediu esforços para elevá-la ao patamar que merece. Assim que assumiu o Executivo, o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, buscou alternativas para transformar o local em ponto de encontro para as famílias alvoradenses. Ao longo do processo de captação de recursos e parcerias, o município encaminhou para a Corsan o projeto de revitalização do espaço, atraindo recursos da companhia como forma de contrapartida ambiental pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto do sistema Alvorada-Viamão. Imediatamente o governo municipal indicou a Lagoa do Cocão para receber a obra, elaborando o projeto executivo e lançando a licitação da obra, em 2018.

Ao longo deste período a lagoa contou com diversas etapas de revitalização, entre elas mutirões de limpezas, realizados por funcionários da prefeitura com apoio de empresários e da comunidade em geral.

A Lagoa do Cocão é uma nascente de topo de morro, um evento geológico raro. Essa nascente é a exposição do lençol freático, comum em pé de encostas. Mas, na Lagoa do Cocão, mesmo em uma área mais elevada, o lençol freático se expôs, formando um belo espelho d’água.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Appolo, muito emocionado, falou do sentimento de resgate da autoestima que vem junto com o parque. “Hoje é um dia muito especial para todos os alvoradenses. Em todos os meus anos de vida pública, não tenho dúvidas em dizer que este é um dos momentos mais importantes que já vivenciei. Ver este sonho tão antigo de nossa comunidade transformar-se em realidade nos enche de orgulho. Este parque é de vocês, e tenho a certeza de que todos iremos abraçá-lo e cuidar dele com todo afinco para que possamos passear de mãos dadas com nossos filhos, em um ambiente saudável e seguro e ter orgulho de dizer que somos alvoradenses”, disse Appolo.

Para o Secretário Municipal de Governo e Gabinete, Paulo Ramos, “essa parceria entre o Parque Municipal Lagoa do Cocão e a comunidade é o que vai garantir o sucesso da obra. Vamos, todos, nos apropriar desse espaço e preenchê-lo da melhor forma possível: com prática de esportes, cultura, lazer e convivência familiar”.

Uma intensa programação segue durante sábado e domingo: visitas orientadas das escolas, Unidade Móvel da Saúde com testes rápidos de HIV, Sífilis e Hapatites, verificação de Pressão, orientação de combate a dengue e planejamento familiar; encaminhamento para emprego no SINE Móvel, serviços institucionais, educação para o trânsito, educação ambiental, distribuição de mudas vegetais, shows artísticos e atividades esportivas.

Homenageados:
Ex-presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser
Ex-secretária Municipal do Meio Ambiente Thaís Oliveira Pena
Ex-diretor de Relações Institucionais da Corsan – André Beltrão Finamor na oportunidade representado pelo Ex-presidente da Corsan Flávio Ferreira Presser.
Secretário Estadual de Obras Saneamento e Habitação – José Luiz Stédile
Diretor de Expansão da Corsan Marcus Vinícius Caberlon na oportunidade representado pelo engenheiro Cezar Oliveira
A Moradora do Bairro e dedicada a lagoa Rita de Cassia Alvarenga
O Morador do Bairro José Jorge de Oliveira, conhecido como Jorge da Lagoa

Estavam presentes o Prefeito Munipal de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, o Vice-Prefeito, Valter Slayfer, os Secretários Municipais, Paulo Ramos (Governo e Gabinete), Luís Carlos Telles (Administração), Neusa Abruzzi (Saúde), Viviane Dutra (Educação), Liberto Mentz (Obras e Viação), Marcos Paulo Barbosa (Serviços Urbana), Vladimir Massa ( Planejamento e Habitação), Taison Neves (Desenvolvimento Econômico), Alcides Bolico (Cultura, Esporte e Juventude), Alexandre Lobão (Trabalho Assistência Social e Cidadania), Ângela Amaral (Meio Ambiente), Marcelo Machado (Fazenda), Sérgio Coutinho (Segurança e Mobilidade Urbana), Jackson do Hospital (Planejamento e Orçamento), o Procurador-Geral do Município Mauro Bestetti Otto. Representando o poder legislativo os vereadores Irmã Sara, Gérson Luiz, Reginaldo Rocha, Aírton Pacheco, Neuza do Salgado, Preto e Cláudia Kaelher, o Comandante do 24º BPM, Jeferson Marques de Melo, o Pastor e representante do conselho de pastores, Juliano Rimador, o Padre Libanor Picetti. O Secretário Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, representando neste ato o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Superintendente da Corsan, André Guterres, a Gerente da Corsan, Rosangela Hartmann, a Presidente do Rotary Club, Leilane Schiavoni, Mauricio Grassi, assessor representando o Deputado Giovani Cherini, a supervisora regional da Emater/RS – Ascar, Suzana Lunardi, o representante do grupo de “adotantes” do Parque lagoa do Cocão, Jorge Pinoti, o Engenheiro Lucas Borstmann, representante da Emater Monica Moreira.

ADOTANTES:
Construtora Vasco, representante: Sabrina Ferraz
Rede Unisuper, representante: Mirian Mainardi
Companhia do Aço, representante: Edgar Echel
Grupo Pedra Branca, representante: Valdir Silveira (Foguinho)

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto

UBS Campos Verdes, apresenta novo espaço para a comunidade

Na tarde de sexta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Alvorada promoveu um encontro com o grupo de saúde mental da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campos Verdes.

Na oportunidade, ocorreu a entrega de uma área coberta, que servirá para o grupo desempenhar atividades externas.

Agentes de saúde, que estavam presentes na ocasião, agradeceram a todas as Secretarias envolvidas no projeto.

A realização desta obra contou com apoio das secretarias municipais de Saúde e Governo e Gabinete, atendendo a uma solicitação da líder comunitária Damares de Oliveira e da comunidade do bairro.

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros 

 

 

NOTA OFICIAL

                        A propósito da celeuma, criada unicamente com fito politiqueiro, relativamente à licitação, modalidade registro de preço, publicada com equívoco em seus quantitativos para possível aquisição de doces e salgadinhos pela Administração, cumpre-nos registrar que:

1.                                  Constatado o equívoco, ainda em dezembro de 2018, a Administração imediatamente obstou aquele procedimento, com medida efetiva de suspensão do mesmo, o que foi objeto de publicação no Diário Oficial da União, além do Diário Oficial dos Municípios e no “Jornal Cidades” todos em suas edições de 05-12-2018 (cópias ao dispor na Prefeitura), além de veiculação no Portal da Transparência.
Logo, não há motivo outro que não seja o politiqueiro, para que a matéria venha a ser levantada agora, notadamente por perdedores, mal intencionados e que não vislumbram outra maneira de sobrevivência que não seja viver pendurado em cargo público ou antecipação ilegal de campanha política.

2.                                  Destacamos que a Administração está tomando as providências judiciais para responsabilizar todos aqueles que ao revés de trabalhar pelo crescimento de Alvorada, ficam com uma lupa tentando encontrar motivos que lhes possibilitem sonhar acordados com a gerência do Município no pleito que se avizinha.

3.                                  Aproveitamos, por fim, para sugerir que essas pessoas mal intencionadas, repita-se, nos deixem trabalhar e tratem de atuar em algo produtivo o que lhes evitará subterfúgios com vista a tentar ludibriar a comunidade alvoradense.

                                 Alvorada, 20 de março de 2019.

                                JOSÉ ARNO APPOLO DO AMARAL,

                                Prefeito Municipal

SMS promove o 3° Seminário sobre o programa Bolsa família.

Na tarde de terça-feira (20), a Prefeitura Municipal de Alvorada através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou no PAM 8 (Pronto Atendimento Municipal) o 3° Seminário sobre o programa Bolsa família.

O Seminário foi realizado pelos representantes da saúde no comitê Bolsa Família do Estado do Rio Grande do Sul.

Na oportunidade o público presente acompanhou uma palestra que abordou o tema, “A importância do profissional da saúde no acompanhamento da condicionalidade”, realizada por, Ana Romero e Patrícia Silva, ambas pertencentes à Coordenadoria Regional de Saúde.

As palestras foram direcionadas aos Coordenadores de Saúde no município de Alvorada, com a finalidade de sensibilizar, trocar experiências e conhecer mais sobre o programa, para que a cidade apresente melhoras de índices na área da saúde.

 

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros

SMED anuncia recuperação da quadra coberta da Escola Leonel Brizola

O Prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, juntamente com a Secretária Municipal de Educação, Viviane Dutra, anunciaram a realização da recuperação da estrutura coberta do pátio da EMEF. Leonel de Moura Brizola, no bairro Sítio dos Açudes.
Segundo Viviane, custo da obra é de R$ 39.588,10, e irá garantir a segurança de alunos, professores e comunidade escolar. A escola tem 509 alunos matriculados em 2019 que serão beneficiados com a obra, que tem previsão de 30 dias para conclusão.
“Estamos atendendo uma reivindicação da escola para garantir a qualidade no ensino dos alunos da rede municipal. Nossa administração tem compromisso com a educação e estamos trabalhando nesse sentido”, destaca a Secretária de Educação.

Texto: Fábio Medeiros / Foto: Carina Soares

Prefeitura entrega reforma da UBS Campos Verdes

A Prefeitura de Alvorada através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na tarde de terça-feira (19), mais uma UBS reformada, desta vez no bairro Campos Verdes.

A reforma desta unidade permite aos pacientes um ambiente mais acolhedor e humanizado.

A entrega da reforma contou com a presença da Secretária de Saúde, Neusa Abruzzi, que destacou a importância desta unidade para comunidade do bairro.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: SMS