19º Parada Livre é um sucesso

“Seja feliz, seja quem você quer ser”. Esse foi o tema da 19º parada livre de Alvorada, que movimentou a praça central, na parada 48, durante o último domingo, 21 de maio. Promovida pela Prefeitura de Alvorada, por meio das Secretarias Municipal de Saúde (SMS) e de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTSC), o evento contou com atrações locais e de outras cidades do Estado, que interagiram e colocaram o público pra dançar com ritmos diversos e como funk, pop, samba, rap; danças afro e performances de drag queens.

A Parada Livre iniciou com a interpretação da música “Juízo Final” feita pela apresentadora Simplesmente Marrom. A atividade também foi conduzida por Junyara Brandão, que dançou com o público, ao som da música “É hoje”. Ao fim de sua apresentação, Junyara agradeceu o prefeito Appolo e destacou a importância do apoio recebido pelo Movimento LGBT de Alvorada. “O (prefeito) Appolo não tem nenhum tipo de preconceito porque ele apoia o carnaval, o movimento LGBT, a festa Farroupilha”, completou Junyara.
Após, o grupo de cultura e dança afro, “Axé Delê” de uma ONG da cidade, que trabalha com crianças e adolescentes a pelo menos dez anos realizou uma apresentação. Com seu humor característico, Ariska Mel, personagem do humorista Newton Ayala, trouxe muita animação ao evento. Outra atração, foi Daya Moraes, que junto com seus dançarinos e músicas que variam entre o R&B, Hip Hop e Funk, colocaram todos pra dançar. As atrações locais, Preta Guedes, com seu carisma e o trio conecson contagiaram o público apresentando músicas como “Olhos Coloridos” e “Joga fora no lixo”, da cantora Sandra de Sá.

Logo no início da noite, secretários que organizaram o evento e demais autoridades foram convidadas para saudar o público. Em sua fala, Neusa Abruzzi, secretária de Saúde, parabenizou todos envolvidos com o planejamento e concepção do evento em nome do prefeito. Para encerrar, ela frisou que o importante “é a gente sempre se sentir bem”. Também estiverem presentes no evento e saudaram a todos, os secretários municipais, Paulo Ramos, de Governo e Gabinete; Alexandre Lobão, de Trabalho, Assistência Social e Cidadania; Alcides Bolico, de Cultura, Esporte e Juventude; e Neuza Machado Teixeira, de Educação; e o vereador Airton Pacheco.

Adriana Souza, coordenadora da Diversidade Sexual do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Estado, prestigiou o evento.
– “A Parada Livre traz visibilidade para as pautas, além de evidenciar a produção cultural do movimento LGBT. É importante esta luta para demarcarmos o quanto temos os mesmos direitos e precisamos de respeito”, finalizou Adriana.

Também estiveram presentes no evento, o representante da ONG da Diversidade de Viamão, Geovani Rodrigues Pinto e o represente da ONG da Diversidade de Novo Hamburgo, Edson Rosa.

Tenda informativa da Secretaria de Saúde

Na luta contra a AIDS, o evento teve uma tenda da Secretária Municipal da Saúde realizando a distribuição de informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis e camisinhas femininas e masculinas. No local, também eram dadas orientações sobre a importância do PEP Sexual (Profilaxia Pós Exposição ao HIV).

O PEP funciona de forma preventiva em até 72 horas para diagnóstico e tratamento após uma exposição sexual ou um acidente de trabalho com uma seringa por exemplo. No PAM-8 (Pronto Atendimento Municipal), o serviço está disponível e ocorre das 8 às 17h, de segunda a sexta feira. Nos demais dias, o atendimento é feito no Hospital de Alvorada. Para teste rápido o interessado pode ir ao posto mais próximo da sua casa.

A 19ª parada livre de Alvorada contou com o apoio dos comerciantes locais, são eles:

Peluz Loja Shopping Alvorada, Bazar 10 Mania, JK Artes em Madeira, Banca do Luan, Banca 2 e 4 do camelódromo, Cacau Show, Karen Lucena Consultora Fragâncias, Vip Cel, A Babilônia Aluguéis, Rei do Xis, Banca Borges na 48, Delikata Moda Fashion, Mestre Enildo Ginasio Municipal Taekwondô, Pizzaria e Churrascaria Santa Fé, Papel e Cia, Peixaria Leal, Móveis Alvorada, Joalheira Mattos, Oscar Cabelereiro, Manos Grãos, Malibu, Vanessa Modas, Ki Delícias Lanches, Look Bike, Casa do Chapéu, Ki Modas, Ricardo Tatuador, Flora Miguel Arcanjo, Magazine Jomar, Agropecuária Redomão, Marcelo Oliveira Marcáras e Yoruba Encomendas.

Texto: Ivan Júnior Edição-Revisão: Celso Dornelles/Fabio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon

1º feira de Afro Negócios de Alvorada é celebrada em grande estilo

Com ampla participação da comunidade a 1ª Feira de Afro Negócios de Alvorada realizada no último sábado(20), na Praça Central mostrou o potencial da cultura negra, das tradições africanas e do combate à intolerância. O Movimento Negro de Alvorada(MNA), responsável pela organização da Feira proporcionou aos munícipes um ambiente festivo com gastronomia, literatura, artesanato, moda e beleza além de atrações artísticas. Esta feira evidencia a importância da pluralidade religiosa que existe no município de Alvorada e eleva o valor da cultura negra da cidade.

A celebração na Praça Central serviu para manter vivos os valores das culturas de raiz africana que tanto agregaram na construção da identidade brasileira. A maioria dos expositores buscou na ancestralidade religiosa a inspiração para as obras apresentadas no evento.

Cerca de 15 expositores estiveram na Feira, alguns de renome como é o caso de Jorge Kawo que levou suas esculturas em madeira. Todo trabalho deste artesão é fundamentado na história de entidades religiosas, mais especificamente da Umbanda. Jorge faz exposições e decorações temáticas há mais de 10 anos e disse que foi a primeira vez que participou de um evento com tamanha dedicação às culturas Afro. Além de artesãos conhecidos a Feira deu oportunidade aos pequenos empreendedores do ramo cultural no município.

A loja Kolofé esteve no evento expondo roupas e acessórios tradicionais africanos, com itens vindos diretamente da África. Havia também um estande montado pelo Grupo Kizomba, que tem grande expressão no município. Neste último, três expositores de iniciativas diferentes mas abrangidos pelo Kizomba apresentaram seus trabalhos.

Sandra Chagas, coordenadora do Grupo de Cultura e Dança Afro Axé de Lê que já fez mais de 430 apresentações, afirmou que jamais esteve em um evento semelhante e que esta Feira foi bem sucedida em sua proposta de manter viva a cultura negra. Finalizou parabenizando Denise Almada e o secretário-geral Paulo Ramos pela organização primorosa do evento.

A festa não parou em momento algum, a agenda estava repleta de atrações. As apresentações artísticas ficaram por conta de músicos, alunos da rede pública de ensino e uma escola de samba. Grupo de Dança Afro Axé de Lê, Preta Guedes, Projeto jovens Talentos, Trio Conecsom, Claudinha Guedes são apenas alguns dos nomes que estiveram no palco.

A Secretaria de Educação(SMED) marcou presença no evento montando um cinema na feira. No espaço destinado à esta atividade a equipe pedagógica da SMED exibiu filmes e documentários, dentre eles: Kiriku e a Feiticeira, uma animação francesa que retrata a narrativa épica de uma tribo africana. Além desta animação foram exibidos outros filmes, todos escolhidos por semelhança ao tema Africanidades. O espaço ainda foi utilizado para incentivar a leitura, aproveitando a presença de alunos da rede municipal de ensino o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) disponibilizou literaturas de gêneros diversos para as crianças.

Aqueles que prestigiaram a Feira tiveram à disposição serviços prestados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Enfermeiros realizaram medição de pressão arterial, entregaram material informativo sobre anemia falciforme e distribuíram gratuitamente preservativos femininos e masculinos.

A feira contou ainda com a presença e apoio do Diretor-Geral dos Correios, Jorge Luiz Andrade Oliveira, Denise Almada representante do Movimento Negro de Alvorada, Além dos secretários municipais: Secretário Geral de Governo e Gabinte , Paulo Ramos; Secretário de Cultura e Esporte: Alcides Bolico; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Newton Zanino; Secretária de Educação, Neuza Machado Teixeira; Secretário da Fazenda, Marcelo Machado; Secretário de Obras e Viação, Valdemir Martins; Secretário de Planejamento e Habitação, Vladimir Massa; Procurador Geral do Município, Mauro Bestetti Otto; Secretária de Saúde, Neusa Abruzzi; Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho;  Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alexandre Lobão, e comunidade em geral

Texto: Mauricio Velasques / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Celso Dornelles/ Vídeo: Fábio Medeiros  /   Fotos: Magno Derlon

 

Agentes da SMSMU atendem ocorrência de trânsito no bairro Jardim Algarve

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) mobilizou uma equipe e prestou atendimento de trânsito na esquina das Ruas Hermínio Machado com a Pedro Cláudio Monassa, no bairro Jardim Algarve, na manhã desta sexta-feira, 19 de maio. A medida foi necessária para garantir a segurança e o fluxo normal de trânsito no entroncamento das vias devido a um acidente que ocorreu no local. Durante o atendimento, dois agentes fizeram a imobilização da pessoa até a chegada do SAVE e auxiliaram no deslocamento da vítima ao Hospital de Alvorada, feito pelo SAVE – Serviço de Atendimento Voluntário de Emergência.

Segundo o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana Sergio Coutinho, este trabalho de pronto atendimento em ocorrência de trânsito, já faz parte da rotina dos agentes de transito do Município.

Saiba mais:
A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana é responsável por planejar, operar, regularizar, fiscalizar e executar o trânsito em Alvorada. Dessa forma, supervisiona as atividades na área de segurança, auxiliando, apoiando e interagindo com os demais órgãos institucionais.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Divulgação SMSMU

Campanha de vacinação acontece até a próxima sexta-feira

A Prefeitura de Alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a campanha de vacinação contra o vírus Influenza. Desde 11 de abril, data de início do trabalho, as unidades básicas de saúde, unidades de referência em saúde e Pronto Atendimento Municipal (PAM-8) oferecem a imunização. Segundo dados disponibilizados pelo Núcleo de Imunização da SMS, mais de 21 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 58% da população estimada do grupo prioritário e que precisa receber a dose.

Na campanha deste ano, de acordo com a pasta de saúde a meta é alcançar 90% da população do publico alvorada, que significa um aumento de 10% comparado com a ação realizada em 2016. O grupo prioritário é formado por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, indígenas, idosos, doentes crônicos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Como o vírus Influenza é facilmente mutável, a vacinação é feita anualmente para que se tenha um maior controle sobre os casos de gripe. Por isso, o objetivo da ação é reduzir as complicações, internações e mortalidades resultantes da doença. A campanha de vacinação se encerra na próxima sexta-feira, 26 de maio.

Saiba mais:

Segundo o Ministério da Saúde, a Influenza, também conhecida como Gripe, é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no país. Os principais sintomas da gripe são febre alta, seguida de dor muscular, dor de gargante, dor de cabeça, coriza e tosse seca. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

A Influenza pode ser transmitida de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio indireto pelas mãos, que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos. Como vírus ou bactérias vivem por 2 a 8 horas em superfícies, lavar as mãos com frequência ajuda a reduzir as chances de se contaminar.

O tratamento dos sintomas da influenza sem complicações deve ser realizado com medicação, hidratação, antitérmico, alimentação leve e repouso. Nos casos com complicações graves, são necessárias medidas de suporte intensivo.

Para redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus Influenza, orienta-se que sejam adotadas medidas gerais de prevenção, chamadas de “etiqueta respiratória”, tais como:
– Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
– Manter os ambientes bem ventilados;
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
– Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:
– Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
– Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
– Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
– Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina influenza ofertada no SUS é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e produzida no Brasil pelo Instituto Butatan em parceria com o laboratório privado Sanofi Pasteur. Por exemplo, durante a campanha de 2016, a vacina utilizada foi a trivalente, que protege contra os tipos de vírus A (H1N1), A(H3N2) e Influenza B, que são os de maior importância epidemiológica, de acordo com a própria OMS.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros / Foto: Ivan Júnior

Escola Alice de Carvalho é contemplada com palestra motivadora do Fabrício Carpinejar

Na manhã desta quinta-feira, 18 de maio, em um outono de temperatura agradável, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alice de Carvalho recebeu o poeta, escritor e colunista de Zero Hora, Fabrício Carpinejar que trouxe aos alunos de 7°, 8° e 9° ano o projeto:

‘’Poesia Cheia de Graça’’

Carpinejar encantou os alunos, com seu jeito descontraído e familiar de conversar.

“O Projeto tem como objetivo desacatar o preconceito, descontrair e contar da minha vida”, disse o escritor.

Carpinejar presenteia a Escola com duas de suas obras escritas, uma é ‘’Diário de um Apaixonado’’ e a outra ‘’ Amizade é também amor’’.
Com dicas a respeito da importância de ler e estudar. O palestrante afirma que a leitura te defende de qualquer agressão. Sempre sai de situações de confrontos quem fala melhor.

Ao abrir espaço para perguntas e curiosidades Carpinejar se depara com questões como:

– Por que você é escritor?

Escrevi meu primeiro livro quando perdi minha avó, foi uma forma de reviver ela, escrevo crônicas sobre amor e relacionamentos. Sou casado com uma mineira e tenho dois filhos.

– Em quem você se inspirou?

– ‘’Me inspirei na minha mãe, eu sou filho da fé da minha mãe”. Ele comenta que uma pessoa se torna escritor quando se tem um bom contador de histórias na família. Ela não acreditou no que eu era, mas sim no que eu poderia ser.

– Quanto você ganha?

– Eu vivo muito bem!

Ao ser perguntado qual de suas obras foi a de maior sucesso Fabricio disse que o livro “Me ajude a chorar”, foi sua obra de maior sucesso, com média 50.000 mil exemplares comercializados.

A palestra durou pouco mais 40 minutos e encantou o público presente de todas as gerações, professores diretores-gerais, diretores de escola e secretários de governo, a professora Jaqueline Navarro foi uma das responsáveis direta da vinda do escritor e poeta ao Município a presença do secretário de Cultura Desporto e Juventude (SMCDJ), Alcides Bolico, juntamente com o secretário geral de governo (SGG), Paulo Ramos, destacou-se no evento em face do encantamento que ambos demonstravam ao assistir a palestra sentados a plateia junto aos alunos.

Ao se despedir Fabricio convidou a todos a acessar suas redes sociais: “Adicionem-me no meu facebook, instagram, é uma forma de estarmos em contato”.

Para participar do Projeto “Poesia Cheia de Graça’’

As escolas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre devem enviar um e-mail para poesiacheiadegraca@gmail.com respondendo a pergunta: Por que eu devo ser escolhido? Uma escola será escolhida por mês e receberá a palestra do Escritor e Poeta de forma gratuita.

A todos ficou uma frase no ar:

¨Não existe causa perdida, desde que você confie em você¨

Fabricio Carpinejar

Texto: Celso Dornelles/ Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) celebra Dia internacional da reciclagem

O dia 17 de maio foi instituído pela UNESCO como Dia Internacional da Reciclagem, para celebrar este dia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), colocou em prática o programa de reaproveitamento ecológico de pneus, junto ao grupo de voluntários do movimento escoteiro do município. Esta atividade busca ensinar aos mais jovens a importância do cuidado com o meio ambiente.

O projeto de Educação Ambiental da Prefeitura de Alvorada que inaugurou sua primeira horta escolar no dia 5 de maio, agora atua na reciclagem. Depois de retirados das ruas, áreas verdes e arroios do município, os resíduos descartados impropriamente serão reciclados.

Os Pneus retirados de locais irregulares foram recolhidos, limpos e pintados e serão utilizados em ação de educação ambiental, no próximo sábado (20). O material já revitalizado será reaproveitado como floreiras, dando suporte para o plantio de diversas ervas, chás e temperos no Horto Municipal de Alvorada. Os resíduos que antes geravam incômodo nas ruas darão nova imagem ao Horto.

“Reciclagem é o reaproveitamento de materiais já utilizados ou já consumidos sendo matéria prima para um novo produto”
Importância Ambiental
– Redução de envio de resíduos para os aterros sanitários;
– Economia de água e energia;
– Redução da emissão de poluentes;
– Redução do uso de matérias primas de fontes esgotáveis.
Importância Econômica e Social
– Redução dos custos de coleta e destinação de resíduos pelos municípios;
– Geração de emprego e renda;
– Abertura de novos nichos de mercado.

 

Texto: Fábio Medeiros / Foto: Divulgação SMAM

 

Prefeitura promove palestras com o tema educação para o trânsito

A Prefeitura de Alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Mobilidade Urbana (SMSMU), realizou a palestra “educação para o trânsito”. A primeira foi a escola municipal Glásfira Monroe, que atende crianças de 4 a 5 anos, na modalidade de ensino infantil. A instituição de ensino recebeu as atividades durante a última semana nos dias 11, quinta e 12, sexta-feira. Cerca de 120 alunos de seis turmas participaram dos encontros de capacitação.

Segundo o Departamento de Educação para o Trânsito da SMSMU, foram abordados assuntos relacionados a importância de utilizar a faixa de pedestre, de caminhar na calçada, de estar sempre de mãos dados com os responsáveis e o significado de cada sinal do semáforo. Os temas são apresentados de forma didática e lúdica, com a utilização de desenhos animados e ilustrações.

No final de cada uma das atividades, foi entregue um jogo interativo chamado “Dez erros” aos professores para trabalhar em aula com as crianças. Fornecido pelo Detran, o “quebra-cabeça” mostra situações que podem acontecer no trânsito e propõe que o participante diga se é correto ou errado. Ao longo do ano, as palestras de educação para o trânsito vão se estender para outras escolas do município.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Divulgação SMSMU

Prefeitura de Alvorada realizou pagamento de 50% do décimo terceiro no ultimo dia 15

Com o objetivo de valorizar os servidores, a prefeitura de Alvorada concedeu no dia 15 deste mês o pagamento de 50% do décimo-terceiro salário. Os valores foram depositados ainda na manhã do dia 15.

Com a medida, a prefeitura deseja também aquecer as vendas no comércio local, e assim, trazer benefícios para todos os setores da comunidade Alvoradense. 

De acordo com o Prefeito Appolo, a medida é expressiva na economia local.

“Esta é uma época  em que o comércio ainda não está aquecido, portanto esse montante vai aquecer as vendas, além disso, os servidores, com o dinheiro no bolso, também terão mais opções para negociar descontos, quitar dividas e realizar compras na cidade”, completou o prefeito.

Segundo Valter Slayfer esta administração, tem o compromisso de valorizar o servidor público municipal.

Texto: Fábio Medeiros/Foto: CCS

Garis recebem presentes da prefeitura em comemoração ao seu dia

Nesta terça-feira(16) o prefeito Appolo, em comemoração ao Dia do Gari, presenteou os colaboradores da ECOPAV com uma pequena lembrança pela importância que estes profissionais têm nos serviços públicos no Município. Na ocasião também foram sorteados brindes entre os participantes.

Numa cerimônia simples, Appolo agradeceu pela dedicação dos garis que trabalham nas ruas de Alvorada. “Sempre é necessário lembrar da importância que o gari tem na comunidade”, afirmou. Em relação à entrega de presentes, declarou que este é apenas um gesto simbólico e que o profissional responsável pela limpeza do município pode ser visto como um dos pilares da iniciativa pública. “Muito mais que presentes, o gari merece reconhecimento” finalizou.

Após o pronunciamento, o prefeito foi presenteado pela equipe da empresa com uma camiseta do uniforme dos trabalhadores personalizada, na qual estava escrito seu nome. O sorteio de uma torradeira foi o primeiro do encontro e contemplou Paulo Roberto, que trabalha na ECOPAV há 2 meses. Em seguida foi sorteado um liquidificador e Guilherme Moraes foi o escolhido. Danil Elony, que veio do Haiti faz 2 anos e trabalha na empresa desde o começo da mesma, ganhou uma cafeteira no terceiro sorteio.

A empresa ECOPAV atua em Alvorada desde o dia 15 de maio de 2016, e presta o serviço de coleta do lixo.

Texto: Mauricio Velasques/ Fotos: Fabio Medeiros / Revisão-Edição: Celso Dornelles /Fabio Medeiros

Deputado estadual Eduardo Loureiro visita Prefeitura de Alvorada

O Prefeito Appolo, juntamente com vice-prefeito Valter Slayfer, receberam na manhã desta terça-feira (16), em seu gabinete, a visita do Deputado Estadual Eduardo Loureiro (PDT). O Deputado parabenizou os gestores eleitos no último pleito e se colocou à disposição do município no que for importante para o desenvolvimento da cidade, criando um elo de apoio entre o governo municipal e os governos estadual e federal.

Durante o encontro, prefeito e vice relataram algumas dificuldades do município ao parlamentar.

“Precisamos da ajuda de todos. Alvorada é uma cidade muito pobre, queremos melhorar a vida das pessoas e somente com ajuda de todos será possível transformar Alvorada em um melhor lugar de se viver”, finalizou Appolo.

Valter pontuou algumas demandas que são vitais para a boa administração da cidade, dentre elas, a urgente articulação junto ao governo do estado para a cedência de uma escavadeira hidráulica para uso de limpeza do arroio Feijó.

“Deputado Adroaldo Loureiro já foi prefeito, por isso tem um olhar apurado sobre as inquietações dos municípios. Se colocou a disposição de ajudar a cidade, o que recebemos de muito bom grado. São essas parcerias que contribuem para o desenvolvimento”, afirmou Valter.

Além do parlamentar, participou também da reunião o assessor Márcio Bosa de Oliveira.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos CCS