Alvorada realiza 2ª edição do Seminário da Juventude

A Prefeitura de Alvorada, em parceria com a Associação São Jerônimo, realizaram na tarde da última sexta-feira (17) a 2ª edição do Seminário da Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos. (POD) para os jovens de 14 a 24 anos.

O evento teve início às 13h30 no antigo prédio do Centro Profissionalizante Milton Santos, e atual Centro da Juventude.

Esse evento teve como objetivo, mostrar para a comunidade de Alvorada, os direitos e deveres dos jovens sobre a igualdade racial, de gênero, diversidade sexual e liberdade religiosa, além da participação em debates.

Presente neste evento o Prefeito de Alvorada, Appolo ressaltou a importância deste 2° Seminário da Juventude para a comunidade alvoradense e lembrou

“Hoje é um dia muito alegre pra mim, é de extrema importância pra minha vida e pra comunidade a realização desse evento no centro de juventude de Alvorada, local esse construído a mais de 20 anos casualmente na minha primeira gestão a frente do executivo municipal. Queremos que todos os jovens cresçam e tenham vida profissionalizante para que possam realizar os seus sonhos. Isto aqui é nosso! Vamos prestigiar a nossa juventude, pois teremos o reflexo e as consequências amanhã” Comentou Appolo.

O Seminário acontece até o próximo dia 25 e será realizado nas seis regiões onde estão os Centros de Juventude do Programa de Oportunidades e Direitos (POD): Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, em Porto Alegre e Viamão.

A solenidade contou ainda com a presença da Secretária de Educação Neuza Machado Teixeira; Alexandre Lobão, Secretário do Trabalho Assistência Social e Cidadania, Aldori Marques, Presidente da Associação Afro Cultural Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo; Ricardo Bassi, coordenador da Juventude; Luciana Nobrega, coordenadora do CJ Alvorada, além da comunidade em geral.

Texto: Fábio Medeiros/Fotos: Magno Derlon

 

Prefeitura de Alvorada realiza acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família

No último sábado (11), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou através do Centro de Vigilância em Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria Municipal do Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC), o acompanhamento de 368 beneficiários do Programa Bolsa Família.

Nesta ação foi realizado a avaliação nutricional e disponibilizada informações gerais sobre o programa aos beneficiários. Também estiveram presentes representantes da Seja Digital, que efetuaram o agendamento para a retirada do kit gratuito (antena e conversor para TV digital) para as pessoas que possuem o NIS (Número de Identificação Social).

Unidades Básicas de Saúde do município, o Pronto Atendimento Municipal (PAM – 8) e a igreja Menino Jesus sediaram a operação da Prefeitura de Alvorada.

Texto: Gabriela Turella/Edição e Revisão: Fábio Medeiros

Prefeitura de Alvorada e Governo do Estado disponibilizam medicamentos a paciente

Nota de esclarecimento

A prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Saúde informa, que a paciente Caroline Alves, atualmente internada no Hospital de Alvorada, em decorrência de uma trombose venosa profunda, está recebendo todo o tratamento necessário para sua recuperação.

Informamos que o referido medicamento para o tratamento da paciente, não está na lista básica de medicamentos fornecida tanto pelo Município quanto pelo Estado.

Esclarecemos ainda que o pedido da paciente foi deferido pela justiça, onde determinou o fornecimento do medicamento pelo Município e o Estado, havendo a necessidade do Estado atualizar no sistema AME (Sistema de Administração de Medicamentos do Estado) o deferimento do fornecimento do mesmo, o que ocorreu no final desta manhã. A secretaria da Saúde de Alvorada irá buscar o medicamento no Município de Charqueadas hoje à tarde e logo o mesmo será encaminhado a paciente Caroline Alves.

Reafirmamos ainda o compromisso com a saúde e manutenção da qualidade de vida dos alvoradenses.

 

PREFEITURA DE ALVORADA

Secretaria Municipal de Saúde

 

 

Prefeitura de Alvorada Informa:

A prefeitura de Alvorada, através da Secretária Municipal da Saúde, informa que no dia 17/11/2017, (Sexta-feira) irá ocorrer a DETETIZAÇÃO em algumas UBS, Farmácia Municipal e PAM 8.

Confira os horários de atendimento de cada unidade:

UBS, Americana, Nova Americana e Santa clara não abrirão amanhã 17/11/2017 (Sexta-feira).

UBS, Maringá e Farmácia Municipal abrem pela manhã e fecham à tarde.

PAM 8 (Pronto atendimento) fecha após as 17h.

Texto: Fábio Medeiros

Secretaria de Administração realizará ações alusivas à campanha “Novembro Azul”

A Secretaria Municipal de Administração (SMA) convida a comunidade de Alvorada, a participar da ação de educação em saúde, alusiva ao Novembro Azul que acontecerá no dia 24 de novembro às 9 horas no Salão Nobre da prefeitura de Alvorada.

O evento contará com a participação da Psicóloga Aline Soares e do Médico Marcelo Wesoly, que irá abordar assuntos importantes relacionados ao tema.

Saiba mais:

O “Novembro Azul” é uma campanha realizada por diversas entidades no mês de novembro, as atividades envolvem a sociedade, em especial aos homens, com a finalidade de conscientizar a todos a respeito sobre a prevenção e diagnostico precoce do câncer de próstata.

Confira a programação do evento:

Psicodinâmica do trabalho

Psicóloga Aline Soares

(CAPS lll Canoas)

Importância da prevenção e diagnostico do câncer de próstata

Dr. Marcelo Wesoly

(Casa Alvorada)

 

Texto: Fábio Medeiros

Secretaria da Saúde disponibiliza lista online dos medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal

A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando para a população alvoradense a lista dos medicamentos disponível na Farmácia Municipal. Essa modalidade de consulta no site,  permite a verificação, se naquela data está disponível o seu medicamento, evitando assim o deslocamento desnecessário até a Farmácia Municipal.

A Lista poderá ser verificada no Portal da Prefeitura de Alvorada através do Link: https://www.alvorada.rs.gov.br ou

https://www.alvorada.rs.gov.br/lista-de-medicamentos-disponivel-na-farmacia-municipal/

Segundo a Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, esta é uma forma de dar transparência e publicidade dos medicamentos que são fornecidos pelo Município de Alvorada ao cidadão, que poderá acompanhar a qualquer tempo a lista disponível na web, agradeceu ainda a vereadora Irmã Sara, que propôs este projeto na Câmara de Vereadores.

Texto: Fabio Medeiros

Alvorada desenvolve projeto “Todos pela Alfabetização”

Nessa quarta-feira (14), é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de oferecer condições plenas de aprendizagem para todos.

Buscando qualificar a alfabetização de Alvorada a Secretaria Municipal de Educação (SMED) vem promovendo através do projeto “Todos pela Alfabetização” formação continuada aos professores das turmas de 1º, 2º e 3º anos.

Com início no mês de abril o projeto “Todos pela Alfabetização” está encerrando nesse mês de novembro. Durante esse período foram realizadas palestras, oficinas, troca de experiências sobre alfabetização, escrita e inclusão. As professoras da rede municipal tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido com suas turmas, socializando e enriquecendo a prática pedagógica.

A Secretária Municipal de Educação, Neuza Machado Teixeira teve como um dos seus principais objetivos neste ano a eficácia da Alfabetização, buscando uma educação de qualidade. Parabeniza todos os professores e educadores, em especial da rede municipal, que estão fazendo a diferença neste ano de 2017.

 

Texto: Gabriela Turella / Revisão e Edição: Celso Dornelles/Fotos: Divulgação

 

Final do Futsal movimenta Alvorada

Realizado nesse último sábado (11) as finais do campeonato de futebol da cidade de Alvorada, levaram um expressivo público ao Ginásio municipal Tancredo Neves, o evento foi uma realização de Alexandre Júnior e Marcelo Silva com apoio da Prefeitura de Alvorada através da SMCEJ (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude).

O evento esportivo contou com a participação de ambas as categorias (masculinas e femininas). O ingresso para assistir os jogos era de 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a população carente.

Trinta e três equipes em três séries diferentes participaram da competição.

Saiba quem foram os campeões e os vices em suas séries:

  • Serie Especial

Souza – Campeã

Rabelo – Vice campeão

  • Serie Ouro

Gana – Campeão

Estrela Ughini – Vice campeão

  • Feminino

Ajax Futsal – Campeã

Mafia/Cecília – Vice campeã

Texto: Celso Dornelles