Praça Central recebe a II Feira de Afro Negócios de Alvorada

Foi aberta hoje quarta-feira (14) às 19 h na praça central João Goulart a II Feira de Afro Negócios de Alvorada, com o grupo de dança Afro-Axé Delê.

O evento acontece até domingo com diversas atrações.

Confira a baixo o cronograma das atividades:

  • 15/11 Quinta-feira (manhã e tarde)

    Centro Municipal de Ensino Profissionalizante Professor Florestan Fernandes – Responsável Viviane Dutra

    -Exposição de artesanatos, trabalhos dos alunos do Florestan e apresentação dos cursos profissionalizantes.

    – Ao longo do dia exposição de trabalhos, vestuários e esculturas afro

  • 16/11 sexta-feira (manhã, tarde e noite)

    Centro de Atendimento Educacional especializado (CEMAEE)- Responsável Neuza Neto

    -Divulgação e apresentação das atividades desenvolvidas

  • 17/11 Sábado (manhã, tarde e noite)- SMED –

    Responsável: Ana Cristina Pires e Valeria Goulart

    -Exposição de trabalhos EMEF; Emília de Oliveira, Dom Pedro II, Leonel de Moura Brizola, Hilario Feijó, Hebert de Souza, Cléo dos Santos, Normélio P. de Barcelos

    -Mostra Literária: Livros com temática Africanidade

    -Bate papo com: a ex Miss Brasil Deise Nunes, Patrono da 16ª Feira do Livro de Alvorada Sr. Brenilcio Jesus e convidado

    16h Grupo de capoeira alvorecer do mestre Camarão

    -Noite: A dança afro e sua ancestralidade – profª Jaqueline Navarro e pai

    Paulinho do Ogum Xoroquê

    18h Grupo de Ballet Cultuarte – Danças afro profª Jaqueline Navarro

    -Dança com Afro-Axé Delê (danças africanas)

  • 18/11 Domingo (manhã, tarde e noite)- SMED

    Responsável: Ana Cristina Pires e Valeria Goulart

    -10h Apresentação grupo de danças expressão de rua

    -14h Mestre Cica (palestra sobre africanidade e troca de conhecimentos)

    -16h Rangel voz – Acústico (Violão e voz) a confirmar

    -18h Grupo de pagode Samba na Praça

    -20h Show com destaques de escolas de samba de Alvorada e Porto Alegre

Marcaram presença na abertura do evento os Secretários Municipais Paulo Ramos (de Governo e Gabinete, Vladimir Massa (Planejamento Urbano e Habitação) e José Luís Correa (Planejamento e Orçamento).

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: CCS

Quadros pintados por alunos da rede municipal são expostos na prefeitura

Alunos da rede municipal de ensino entregaram ao prefeito José Arno Appolo do Amaral todo o acervo de quadros que foram expostos durante a 16ª Feira do Livro de Alvorada.

As obras contam a história da cidade, destacando os principais pontos turísticos do município, como o pórtico de entrada, a primeira igreja, a lagoa do cocão, a primeira escola, o chimarródromo, além de escolas do Município.

De acordo com o prefeito, a exposição do trabalho dos alunos incentiva a cultura além de prestigiar a criatividade e produção dos pequenos grandes artistas.

A comunidade escolar está de parabéns. Este projeto de arte proporciona a busca pelo conhecimento e resgate da história da cidade. Precisamos incentivar nossas crianças a produzir a arte da pintura, utilizando esse instrumento de criação como leitura do mundo e de si mesmas”, comemorou Appolo.

Os alunos tiveram todo o suporte dos professores e direção escolar na realização desse trabalho. As telas estão expostas no gabinete do prefeito.

As telas que foram entregues ao gestor municipal foram fixadas na parede do gabinete do prefeito.

Texto: Fábio Medeiros / Foto:CCS

Vice Prefeito vistoria obra da lagoa do cocão

Na tarde desta terça-feira (13), o vice-prefeito Valter Slyfer acompanhado do chefe de Gabinete Daniel Carneiro estiveram em visita as obras de revitalização da Lagoa do Cocão e implementação do Parque Municipal. Acompanhados da secretaria do Meio Ambiente Angela Amaral e do engenheiro Felipe que detalhou o projeto e salientando a importância do mesmo para a comunidade

A obra em fase de acabamento é largamente elogiada por quem visita a lagoa. Esse é um convênio firmado entre a Corsan e a Prefeitura( sem custo para o Município) que está sendo executado pela administração municipal com recursos da Companhia.

No local será criado um parque com múltiplas finalidades, servindo como importante local de recreação, lazer, cultura e turismo. Trata-se de área de conservação e preservação ambiental para o ecossistema da região.

Na oportunidade os moradores Roberto e Juliano aproveitaram a visita para destacar a importância dessa obra.

Estamos ansiosos para ver tudo pronto e desfrutar deste cartão-postal da cidade e estamos felizes em saber que a prefeitura está realizando essas melhorias com custo zero para a cidade”.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: CCS

 

 

Equipe da Prefeitura faz manutenção em mais de 500 pontos de iluminação pública no mês de outubro

A prefeitura de Alvorada, através da equipe de iluminação da SEMSU (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) fizeram no mês de outubro 507 ações de manutenções na iluminação pública do município.

De acordo com o Secretário Municipal, Marquinhos, durante as manutenções são realizados testes nos equipamentos que compõe o sistema de iluminação pública da cidade evitando assim o retrabalho nos pontos vistoriados.

Após a verificação, os profissionais, também fazem a manutenção preventivas de reatores, lâmpadas, curto-circuito e fios rompidos.

O serviço de manutenção da iluminação pública da cidade tem a coordenação de Vagner Cocão, que ressalta, “além do trabalho diurno nós também realizamos as manutenções no período noturno, onde o fluxo de veículos é menor”. Comentou

A comunidade pode solicitar o serviço através do telefone: 51 3044-8676

Texto: Fábio Medeiros

Alvorada receberá Operação Tapa-Buracos com asfalto quente

A Prefeitura de Alvorada, contratou uma empresa especializada para realizar uma intensa Operação Tapa-Buracos com asfalto quente (de maior durabilidade) nas principais vias da cidade.

Com investimento de R$ 400 mil serão realizados trabalho de tapa-buracos com asfalto quente em diversos pontos da cidade.

Como resultado deste trabalho serão tapados/consertados a maioria dos buracos existentes, aliviando um dos principais problemas enfrentados pela comunidade alvoradense.

Entre as vias principais, o trabalho de recuperação ocorrerá na avenida Presidente Getúlio Vargas, Tiradentes, Frederico Dihl, Itararé e Olegário José Guimarães, vias de maior trafegabilidade da cidade, que serão beneficiadas com a operação.

Paralelamente, uma equipe da prefeitura trabalhará nos bairros da cidade realizando ações semelhantes com asfalto frio, permitindo assim atingir um número mais de recuperação.

Para o prefeito José Arno Appolo do Amaral,

“este trabalho de recuperação asfáltica vem ao encontro do que a população pede nas ruas: melhorias nas condições de trafegabilidade na cidade. Estamos atentos e neste primeiro momento vamos realizar uma operação tapa-buracos em toda cidade para Alvorada poder tomar fôlego. Nos próximos meses diversas ruas receberão asfalto através de convênios com o Governo Federal”, explica.

Os trabalhos da Operação Tapa-Buracos têm a previsão de conclusão de 2 meses.

Texto: Fábio Medeiros

16ª Feira do Livro de Alvorada encerra em grande estilo

No dia último dia (11) aconteceu o encerramento da 16ª Feira do Livro de Alvorada que ocorreu de 08 a 11 de novembro e movimentou milhares de Alvoradenses de todas as idades que aproveitaram o final de semana para visitar as bancas de livreiros e acompanharam as sessões de autógrafos, apresentações de músicas e peças de teatro, além de salas que ofereciam contação de histórias.

O último dia de Feira do Livro movimentou a praça João Goulart que contou com diversas atrações entre elas, a apresentação do grupo de dança “Nação Tambores da Vila” com o coreografo Vander de Paula, “apresentação do Ballet Cultuarte”, o grupo de dança “Expressão de rua Alvorada” com Jean Guerra professor e coreografo e “Tributo a Elis Regina” – Grupo Arrastão com Camila Lopes.

Fechando com chave de ouro Marcelo e Machado do Tchê abrilhantaram a noite com um vasto repertorio da boa música gaúcha.

A edição deste ano, teve como patrono o escritor Brenilson Maria de Jesus, xerife o padre Libanor Picetti, a cidade homenageada foi o próprio Município de Alvorada e a sociedade espírita Simão Pedro.

Estiveram presentes no encerramento da feira os secretários, Neuza Machado Teixeira (Educação), Paulo Ramos (Governo e Gabinete) e José Luís (Planejamento e Orçamento) e representando o poder Legislativo os vereadores Juliano Marinho e Cláudia Girelli.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: CCS

 

Abertura oficial da II Feira de Afro Negócios de Alvorada acontece nesta quarta-feira

De 14 a 18 de novembro na Praça Central, acontece a II Feira de Afro Negócios de Alvorada. Serviços institucionais da Administração Municipal, gastronomia, literatura, artesanato, moda e beleza, são algumas das atrações que integram a II Feira de Afro Negócios de Alvorada. A Feira tem como objetivo mostrar o potencial da cultura afro, resgatando a autoestima e mantendo viva as tradições.

A abertura oficial ocorre às 19 horas.

 

TCHÊ BARBARIDADE ENCERRA MAIS UMA NOITE DA 16ª FEIRA DO LIVRO

Na noite deste sábado (10) encerrando mais uma noite da 16ª feira do livro tivemos o show do Tchê Barbaridade, grupo que leva a tradição gaúcha  aos palcos a mais de 25 anos, o show animou o público presente que cantou grandes sucessos da banda.

Durante todo o dia a feira contou apresentações do Ballet Cultuarte, Baila Melancia, Grupo Afro-Axé Delê, Escola de música IEMAT, também tivemos a presença da Miss Brasil  Deise Nunes que passeou pela feira e atendeu a todos com muito carinho.

Texto: Endyel Costa /  Edição e Revisão: Celso Dornelles / Fotos: CCS

 

16a Feira do Livro de Alvorada e suas atrações

Iberê nas praças:

Trazendo a obra de Iberê Camargo a todos, o projeto itinerante procura despertar nas pessoas o interesse pela arte e pela cultura e estimulando o sentimento de preservação da cultura brasileira, oferecendo ao público das cidades onde passa oficinas artísticas com linguagens diversas.

Entre as atividades oferecidas estavam:

Contação de Histórias: De forma divertida e lúdica, a fundação trouxe o Livro gaveta dos guardados, apresentando os carretéis que aparecem como um importante objeto das memórias da infância de Iberê.

Oficina de Gravuras: A gravura, a principal técnica do artista, foi utilizada buscando imprimir memórias pessoais das crianças e sua relação com os brinquedos, utilizando caixinhas de leite para o desenvolvimento da consciência ambiental.

Além disso, uma van estacionada na praça, estava equipada com livros e catálogo ficaram à disposição do público.

Está sendo ótimo estar aqui, pois as pessoas chegam muito disponíveis a participar, crianças de realidades diferentes e também muitos adultos estamos nos sentindo muito acolhidos” comentou a coordenadora do projeto Larissa Fauri.

Apresentação teatral “Baila Melancia”:

A Rococó produções apresentou o espetáculo de dança e tetro inspirado no conto Melancia Coco verde, de João Simões Lopes Neto homenageando o autor e escritor gaúcho que em 2016 completou centenário de morte.

A peça fala sobre a cultura de violência contra a mulher principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, onde temos um alto índice de feminicídio

abordando o assunto de forma lúdica, conseguindo alcançar o publico infantil e adolescentes.

Pra mim é um prazer imenso voltar a cidade pois já morei em Alvorada, dancei em CTGS daqui, foi onde tive contato com a cultura e as tradições do sul, e hoje poder trazer esse espetáculo para a feira do livro da cidade, completa um ciclo, é muito gratificante” conversou com a gente o Produtor e protagonista Henrique Gonçalves.

Artesanato:

O artesanato local já tradicional no Município e está presente desde as primeiras edições da feira, os expositores trabalham há cerca de 20 anos na praça central com uma equipe de 18 expositores.

Foram comercializadas peças de tricô, crochê, bonecas de tecido, mochilas e bolsas, quadros entre outros itens.

Na tarde do último sábado (10), um ato de carinho emocionou o patrono da 16ª Feira do Livro Brenilson Maria de Jesus, que recebeu da equipe de artesãs um quadro, como forma de homenagem.

Durante todo o ano os profissionais promovem as feiras locais de artesanato em datas comemorativas como dia das mães e natal, a próxima feira acontecerá 20 a 24 de dezembro na praça João Goulart.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Celso Dornelles /Fotos: CCS