Gaúcha ZH e Diário Gaúcho destacam a Operação Alvorecer como referência na segurança pública.

A Prefeitura de Alvorada, através da Guarda Municipal, desde o início do ano opera com medidas preventivas contra assaltos recorrentes nas paradas de ônibus no início da manhã, como a Operação Alvorecer, que diariamente atua com agentes presentes nos bairros que estão suscetíveis a este crime, no horário em que 28% dos trabalhadores estão se direcionando para outras localidades.

Nessa sexta-feira (14), os principais veículos de comunicação do estado (Gaúcha ZH e DG), citaram a Operação Alvorecer como destaque no combate aos ataques de criminosos nas paradas de ônibus.

A matéria escrita pelo jornalista Renato Dornelles, apresenta a forma que a operação foi implantada e mostra dados que comprovam a eficácia do patrulhamento que por consequência da operação, contribuiu para diminuir os índices de criminalidade.

Além dos dados, a matéria também enfatiza sobre o reconhecimento que as cidades vizinhas, como Cachoeirinha, tem visto na Operação Alvorecer. Mencionando que a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Brigada Militar desse município, buscou em Alvorada inspiração para implantar medidas semelhantes no policiamento da cidade, com o mesmo objetivo.

Confira a matéria na íntegra pelos sites:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2019/06/mapeamento-rondas-e-policiamento-ostensivo-como-a-regiao-metropolitana-diminui-a-inseguranca-em-paradas-de-onibus-cjwwn6zwj00de01o59hsgec5h.html

http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/policia/noticia/2019/06/mapeamento-rondas-e-policiamento-ostensivo-como-a-regiao-metropolitana-diminui-a-inseguranca-em-paradas-de-onibus-10944085.html

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Foto: Divulgação.

Secretaria da Saúde disponibiliza diversos serviços de saúde e beleza

No sábado 15, de junho a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou diversos serviços de saúde como, coleta de CP, solicitação de mamografia, prescrição de anticoncepcionais e serviços de beleza.
Os serviços foram realizados no SIM – Serviços Integrados para Mulheres, que presta um atendimento diferenciado as mulheres do município.
Os atendimentos de beleza, contaram com a parceria do Instituto Embeleze.

O SIM já funciona em Alvorada desde 2017, e de lá pra cá a Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi tem trabalhado permanentemente para ampliar o serviço na cidade, e por isso foi tão importante disponibilizar o atendimento em um local central, que agora se torna referência para as mulheres alvoradenses, oferecendo em só lugar diversos serviços de acolhimento, acompanhamento e encaminhamentos para especialistas quando necessário, em um ambiente exclusivo para atendimento às mulheres, agora com nove consultórios de atendimento, sala de higienização, sala de triagem e banheiros com acessibilidade.

 

Fotos: Eduardo Porto

 

SMED E FMEA Realizam na próxima quarta-feira (19) uma formação entre a rede Municipal, Estadual e particular de educação

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Fórum Municipal de Educação (FMEA), realizará formação sobre a Construção do Documento Orientador Territorial do nosso município a luz da BNCC e RCG e que envolve as três Redes: Estadual, Municipal e Particular. Essa é uma ação do Fórum Municipal de Educação de Alvorada.

Palestra: A CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO ORIENTADOR DO TERRITÓRIO MUNICIPAL DE ALVORADA

Palestrante: MARLEA RAMOS ALVES – Coordenadora Estadual de Currículo- Etapa da Construção
do Referencial Curricular Gaúcho pela UMDIME RS

A palestra ocorre no dia 19, das 8h. às 12h. No Colégio, Estadual Érico Veríssimo.

Público: supervisores e / ou coordenadores das escolas estaduais, municipais e particulares do município de Alvorada

Fonte: SMED

Prefeitura de Alvorada realiza book fotográfico para mães participantes do Programa Infância Melhor.

Mães gestantes e com crianças de colo, que são acompanhadas pelo programa Primeira Infância Melhor, na tarde desta quinta-feira (13), no Salão Nobre, puderam vivenciar um momento único da maternidade: foram honradas com um ensaio fotográfico, de forma gratuita.

As mães participantes, receberam uma produção completa, com direito a maquiagem, penteados e vestimenta.

Além disso, foi feita uma confraternização com comes e bebes, e distribuídos kits com roupas infantis.

O momento dos flashes foi acompanhado pelo Prefeito José Arno Appolo do Amaral, a Primeira-dama, Jaci Appolo e a Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, que destacaram a importância deste momento. “A promoção de ações como essa tem por objetivo elevar a autoestima da gestante e da mamãe, proporcionando um momento especial em suas vidas, que terão esse momento único eternizado em fotos”, destacaram.

Segundo a Coordenadora do projeto, Elisabel Siqueira, o book tem o objetivo de valorizar a importância da beleza dos primeiros momentos da maternidade, bem como elevar a autoestima da mulher que está passando por esta fase.

O PIM, atende em Alvorada, diversas famílias dos bairros Umbu, Piratini, Americana e Nova Americana, além de efetuar visitas itinerantes pelo município, buscando trazer qualidade para o desenvolvimento comunitário, fortalecendo o vínculo familiar.

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos:Eduardo Porto

 

Acessuas abre inscrições para oficinas de preparação para o trabalho

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito José Arno Appolo do Amaral, recebeu em seu gabinete a diretora do Acessuas, Vera Lúcia Alves, acompanhada da Secretária da Educação Viviane Dutra, o vice-prefeito Valter Slyfer, Rosa Feijó, e a equipe do Acessuas Iara Duarte e Iara Guimarães, que na oportunidade apresentaram ao chefe do executivo o programa de oficinas de preparação para o mercado de trabalho, que é desenvolvido através da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SMTASC).

O Programa tem por finalidade promover o acesso dos usuários da Assistência Social ao mundo do trabalho. A iniciativa materializa-se em um conjunto de ações de articulação com as politicas do trabalho, de mobilização por meio de oficinas de preparação e de encaminhamento para acesso à oportunidade de qualificação profissional de emprego e geração de renda. O publico direcionado são as populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social, idade de 14 à 59 anos, com prioridade para usuários de programas de transferência de rendas e serviços, projetos e benefícios assistenciais.

Ao final das oficinas todos os participantes receberão os certificados assinados pelo prefeito José Arno Appolo do Amaral.

Conheça os parceiros do programa:

Instituto Federal do Rio Grande do Sul- IFRS
SMS – Secretaria Municipal da Saúde
SMED – Secretaria Municipal da Educação
SMPH – Secretaria Municipal de planejamento e Habitação
SMDE – Secretaria do Desenvolvimento Econômico
Ciee
Integrar
Senac
Defensoria Pública.

Sine Alvorada

Mílton Santos

Florestan Fernandes

Galpão da nova Americana

Espaço Compartilhe

Acial

Centro da Juventude

Inscrições

CRAS Cedro, Rua porto Alegre, 1200 – Maria Regina

CRAS Nova Americana, Rua Wenceslau Fontoura, 126 – Nova Americana

CRAS Piratini, Rua João de Deus, 287 – Piratini

CRAS Santa Barbara, Rua Santa Barbara, 689 – Santa Barbara

CRAS Umbu, Rua Catumbi, 110 – Campos Verdes

Maiores informações através do telefone: 3483-5226

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto

Agentes da Guarda Civil Municipal recebem capacitação de direção defensiva e evasiva em Alvorada

A Guarda Civil Municipal de Alvorada em parceria com os agentes dos Municípios de Sapucaia do Sul e Cachoeirinha, participaram nesta quarta-feira (12), do Curso de Direção Defensiva e Evasiva, Mecânica Básica e Técnicas de Condução, ministrado pelo instrutor Everton Alfonsim. O evento aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Alvorada.

A direção defensiva refere-se ao planejamento de ações pessoais a fim de prevenir contra o mau comportamento de outros motoristas, e diminuir os riscos de acidentes. Já a direção evasiva refere-se a um conjunto de técnicas e manobras realizadas em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas e ocorrências policiais.

Além dos Agentes de Trânsito de Alvorada, Sapucaia e Cachoeirinha, participaram desta capacitação o Coordenador de Segurança Marcelo Nunes, do Grupo Zaffari Bourbon e Robson Camargo do Sindiguardas/RS

Na oportunidade o comandante da Guarda Civil Municipal de Alvorada, Moraes destacou o trabalho que o efetivo tem realizado na cidade e lembrou das operações integradas entre as forças de segurança do Município e do Estado, agradeceu ainda o apoio do Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho e do prefeito Appolo, pelo reforço do efetivo da Guarda Municipal.

Texto: Carina Soares /Edição e Revisão: Fábio Medeiros: Eduardo Porto

Primeira-Dama Jaci Appolo entrega doações a UBSs da cidade

Nesta terça (11) a Primeira-Dama de Alvorada, Jaci Appolo, realizou a entrega de 15 poltronas reclináveis para descanso e procedimentos e 5 cadeiras de rodas para 15 Unidades Básicas de Saúde do município.

Os equipamentos foram adquiridos pelo Espaço Compatilhe, através de doações de um grupo de empresários, no ato representados por, Rosa Feijó, que arrecadaram fundos por meio de eventos sociais. Logo após o recebimentos das mais diversas doações, a primeira-dama define o destino e realiza a compra dos matérias a serem doados.

Na oportunidade Jaci Appolo realizou a entrega simbólicas para a Secretária de Saúde, Neusa Abruzzi que destacou. “Cada gesto como esse fortalece e renova a esperança de uma cidade melhor”, disse Abruzzi.

Segundo a Primeira-Dama, o trabalho realizado pelo Espaço Compartilhe sensibiliza todos os setores da sociedade. “Crescemos juntos com Alvorada e estamos trabalhando para servir a sociedade da melhor maneira possível, procurando promover o desenvolvimento das famílias do nosso município. Todos os meses pessoas cadastradas pelo município recebem benefícios. Isso, na prática, significa mais qualidade de vida e desenvolvimento para a nossa população”.

A entrega foi realizada aos enfermeiros e coordenadores das UBSs contempladas neste ato.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto

 

Guarda Patrimonial realiza ação de combate a criminalidade

Desde o começo deste ano, a Guarda Municipal Patrimonial, tem realizado operações de combate a assaltos recorrentes, com cerca de oito agentes, na madrugada entre as 5hr e 6hr, horário de maior concentração nas paradas de ônibus da Avenida Getúlio Vargas.

Nessa segunda-feira (10), a GMP buscando intensificar a ação, atuou com o efetivo de 30 agentes em toda a avenida.

Segundo o Supervisor Jair Pereira, o aumento do número do efetivo para a operação teve sucesso e está prevista para ocorrer duas vezes na semana, sem aviso prévio. Além disso, comprovando o êxito da atuação da GMP nas paradas, está sendo analisada a possibilidade da ação ser estendida para outros bairros de maior circulação.

Há relatos da população de que os assaltos diminuíram nas paradas 43 e 48, inclusive a presença da Guarda tem trazido a sensação de segurança para os alvoradenses que necessitam estar nesses horários nas paradas de ônibus.

Texto: Caroline Romero / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: Divulgação

 

Prefeitura assina início das obras de 13 ruas

Na manhã desta terça-feira (11) o prefeito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, realizou a assinatura de início das obras de asfaltamento das ruas Santo Amaro, Vieira de Melo, São Marcos, Zamenhoff e Siqueira Campos no bairro Torotama, além das ruas Dom Pedrito, Pedro Osório, Lima e Silva, Mauá, Sepé Tiarajú, Sobradinho, Arroio Grande e Vilela Tavares.

A solenidade aconteceu nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Elisardo Duarte Neto, que fica na rua Siqueira Campos, uma das ruas contempladas, onde a comunidade escolar foi representada pela diretora Josiane Fraga Sampaio e pela Vice-Diretora Lucile Gonçalves Soares.

Na oportunidade, Appolo destacou que a malha viária da cidade é muito antiga e precisa de reparos constantes. “Todo investimento em infraestrutura é importante para cidade, o que eleva a qualidade de vida e a autoestima do povo alvoradense. Agora, com o programa Recupera Alvorada, estamos dando este importante passo para colocar as ruas da cidade em dia. Essas obras são de extrema importância para a melhoria da infraestrutura da região, uma verdadeira conquista da comunidade”.

No total serão investidos R$ 5.388.970,38, destinados a pavimentação e revitalização de vias públicas de Alvorada.

No final, Appolo lembrou do apoio do vereador Darci Barth e do Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Márcio Biolchi, que auxiliou o município na busca por este recurso.

Depoimento:

De acordo com Hamilton Alves Queiroz, morador do bairro desde 1974, este é um sonho que se transforma em realidade. “Sempre sonhei com este momento, nossa comunidade por décadas foi esquecida e agora estamos sendo contemplados por esta obra que trará mais qualidade de vida e valorização da nossa autoestima”, comemorou.

Estiveram presentes na cerimônia de assinatura do contrato os secretários municipais, de Governo e Gabinete, Paulo Ramos; da Saúde Neusa Bruzzi; de Obras e Viação, Liberto Mentz; de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico; Planejamento e Orçamento, José Luis Correa; de Administração, Luís Carlos Telles; de Planejamento e Habitação, Vladimir Massa; de Meio Ambiente, Ângela Amaral; de Segurança e Mobilidade Urbana, Sérgio Coutinho; Taison Neves, de Desenvolvimento Econômico e Marquinhos de Limpeza Urbana. Além dos vereadores, Gerson Luís, Neuza do Salgado, Reginaldo Rocha, Arlindo Slayfer, Preto e Leandro Tur.l

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto

Rabelo vence o Super Clássico alvoradense

No clássico alvoradense disputado no sábado (08) no Ginásio Municipal Tancredo Neves, o Rabelo venceu pelo placar de 3×2 a equipe do Ser Alvorada, pela Série Ouro do Campeonato Estadual de Futsal. O jogo foi muito acirrado proporcionando momentos de nervosismo e tensão aos torcedores que acompanharam a partida.

Com a vitória, o Rabelo enfrentará o Real Stretch, da cidade de Não me Toque. Já o Ser Alvorada, enfrentará AEEF de Erechim, no próximo sábado.

O evento esportivo contou com a presença do Vice-Prefeito, Valter Slayfer e do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Alcides Bolico, além disso contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, através da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância para o suporte aos atletas ou público presente se fosse necessário.

Texto: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto