Nota de Esclarecimento Secretaria da Saúde

LIRAa- Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti

Esta atividade, realizada pelos Agentes de Vigilância em Saúde e apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, consiste na inspeção por amostragem de imóveis, no período de 1 semana, visando detectar os bairros mais infestados pelo mosquito Aedes aegyti e os principais recipientes onde as larvas estão sendo encontradas. Ou seja, de acordo com o mapa do município, são sorteados quarteirões e, nestes, os imóveis são visitados de forma intercalada (1 a cada 5 imóveis).

Por determinação do Ministério da Saúde, os municípios devem realizar 4 LIRAa’s por ano, sendo nos meses de março, junho, setembro e novembro (com possíveis alterações de datas determinadas pelo MS). Em Alvorada são inspecionados aproximadamente 4100 imóveis por LIRAa.

Ao contrário das visitas de rotina, em que são vistoriados 100% dos imóveis e o morador recebe todas as orientações necessárias para evitar os criadouros do mosquito, o LIRAa consiste em uma visita rápida, focada na vistoria do pátio e coleta de larvas. Após a análise dos resultados, o trabalho dos Agentes e demais atividades da Vigilância em Saúde será direcionado para os bairros mais infestados, para que, então, a comunidade receba as devidas orientações.

Em caso de dúvida, entre com contato com o Setor de Zoonoses e Vetores – SMS: 3411.8016.

Faça a sua parte: mantenha seu imóvel livre de recipientes que possam acumular água!

Secretaria Municipal da Saúde

Centro de Vigilância em Saúde

Vigilância de Zoonoses e Vetores