A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Alvorada fará um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti na próxima quinta-feira (26). O evento acontece na UBS Americana, que fica na Travessa Butantã, 100, bairro Americana, e ocorre das 8h30 às 12h. O Aedes Aegypti é o mosquito responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a febre Chikungunya e o Zika vírus.

A atividade contará com uma equipe de ação, que fará visitas às casas da região da UBS. Além de orientações para o combate ao mosquito, serão feitas revisões para eliminar possíveis focos de água parada, em locais como resíduos recicláveis e pneus. Uma tenda será montada perto do local, com distribuição de panfletos e visualização de amostras de larvas e mosquitos.

Como evitar a proliferação do mosquito:

Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de evitar o Aedes aegypti é a eliminação do vetor, ou seja, eliminar o mosquito. Para isso, é fundamental eliminar os criadouros do inseto, que coloca seus ovos em recipientes com água parada. Eliminar garrafas, sacos plásticos e pneus velhos que ficam expostos à chuva, além de tampar recipientes que acumulam água como caixas d’água e piscina, pelo menos uma vez por semana, são fundamentais para eliminação de criadouros do Aedes aegypti.

Texto: CCS / Imagem: Ministério da Saúde