Hoje em reunião no Gabinete do prefeito Appolo foi assinado um termo de cessão de uso de bem móvel de uma escavadeira hidráulica. O prefeito Appolo e o vice Valter receberam o secretário estadual de obras, saneamento e habitação, Fabiano Pereira, o gerente da Corsan em Alvorada, Carlos Breik, e sua comitiva para oficializar o documento que permite o uso do equipamento. Durante o encontro desta manhã (12) também foram tratadas questões sobre a manutenção nas ruas e a mudança de moradores de áreas de risco.

Trazer uma escavadeira hidráulica fará com que o Arroio Feijó tenha seu fluxo ainda mais livre. A draga posicionada na margem do arroio consegue remover sedimentos do fundo do corpo d’água, porém com a escavadeira será possível uma limpeza mais eficiente, pois, este equipamento opera dentro do arroio.

Políticas que ajudem famílias residentes em áreas de risco estiveram presentes na reunião. Já que retirá-las de onde moram é tarefa árdua, as secretarias municipais de Obras e Viação (SMOV) e Planejamento Urbano e Habitação (SMPH) conversam sobre o assunto em diversas oportunidades. Um dos fatores que mais pesam na remoção dessas famílias dos locais impróprios para morar é o vínculo que o morador cria com a região. Este fator causa muitas divergências quando se fala sobre morar em outro bairro.

Na reunião foi levantada outra pauta importante para a manutenção do município. A comunicação entre SMOV e CORSAN é tema de debates, mesmo atuando no mesmo espaço físico as duas entidades necessitam de estabelecer um canal de comunicação mais forte. Grande parte dos buracos nas vias públicas são causados por problemas nas redes de abastecimento e tratamento de água.

Finalizando o encontro, o secretário estadual Fabiano Pereira declarou interesse em visitar as obras em andamento no município. Agradeceu a receptividade sempre presente no prédio da prefeitura.

Também participaram do encontro, os secretários municipais de Obras e Viação, Valdemir Martins; de Planejamento Urbanístico e Habitação, Vladimir Massa; da Fazenda, Marcelo Machado; de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Alexandre Lobão; os vereadores Airton Pacheco (PMDB) e Reginaldo Rocha (PSB).

Texto: Maurício Velasques/ Edição-Revisão: Celso Dornelles/ Fotos: Magno Derlon