– Até que enfim o sossego!

Foi com este discurso que a moradora Gorette Aguiar Santos, residente da Rua União, próxima da avenida principal da cidade, iniciou sua fala, ao dizer que agora pode dormir e descansar nos finais de semana. Preocupada não só com sua segurança, mas também com a segurança dos jovens que se encontravam na esquina da avenida.

A Operação Sossego foi realizada nos dias 03, 04, 05 e 10, 11 e 12 de fevereiro, determinada pelo prefeito Appolo e comandada pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), tendo apoio de diversas secretarias, da CCS e funcionários do quadro, além do conselho tutelar e Brigada Militar. Com o objetivo de restabelecer a ordem e o sossego público na região, inibindo o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas, assim como veículos com volume de som acima do permitido por lei, ou modificados sem a autorização do INMETRO, a operação atende ao apelo da comunidade junto ao Prefeito Appolo.

A subgerente de uma loja próxima, que não quis se identificar, conta que a operação tem realmente dado sossego. Ela ainda revela que se sente mais segura na hora de abrir a loja aos sábados, logo após os finais de semana que ocorreram as ações da Prefeitura. “A ação tem diminuído o frequente acúmulo lixo em frente a loja”.

As sequentes ações surpreenderam Tamires Marks, de 25 anos. Devido a intervenção, ela explica que não encontra mais diversas garrafas quebradas em frente a sua loja.

Conforme o Secretário Municipal de Segurança, Sergio Coutinho, esta operação tem como objetivo coibir a prática da condução de carros sob efeito de bebidas alcoólicas, bem como retirar de circulação veículos que apresentem irregularidades, além de apreender eventuais produtos ilícitos. A Secretaria estuda a ampliação desta Operação.

Resultados até o momento:

– Veículos abordados: 303
– Autuações: 163
– Autuações por alcoolemia: 49
– CNH apreendidas: 40
– Veículos recolhidos: 25
– apreensão de veículo clonado: 1
– Mais de 75 adolescentes abordados, identificados e liberados

Participaram da ação a Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Departamento de Vigilância, Conselho Tutelar, Comdica, Secretaria de Saúde, Fiscais da Secretaria da Fazenda e funcionários do quadro, com apoio da polícia civil e da Brigada Militar.

Texto: Celso Dornelles e Fábio Medeiros/ Fotos: Celso Dornelles, Fábio Medeiros e Magno Derlon