O prefeito Appolo recebeu, em seu gabinete, engenheiros e diretores da Metroplan para apresentação dos estudos de concepção contra as cheias em Alvorada. Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, os responsáveis pelo projeto expuseram ao gestor municipal e secretários municipais como está a situação atual do estudo e do envolvimento da cidade no trabalho feito até então.

Dividido em três etapas, a primeira parte deve ser concluída nas próximas semanas, culminando em uma audiência pública para apresentação à sociedade civil e às prefeituras de Porto Alegre e de Viamão do trabalho realizado. Após, será feita a elaboração do termo de referência para contratação dos estudos de impacto ambiental, que é a segunda etapa do processo de Concepção e Anteprojeto de Engenharia de Proteção contra cheias do Rio Gravataí e afluentes em Alvorada e Porto Alegre.

Participaram do encontro, os diretores da Metroplan, Enio Meneghetti de incentivo ao desenvolvimento, e Márcio Barcellos de Gestão Territorial; os secretários de Planejamento Urbano e Habitação, Vladimir Massa; Obras e Viação, Valdemir Martins; Paulo Ramos, Governo e Gabinete, além do engenheiro Marco Aurélio Neto da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV).

Saiba mais:

O leito dos arroios Feijó, Águas Belas e São João percorrem Alvorada. Como o arroio Feijó também passa pelas cidades de Viamão e Porto Alegre, é de competência estadual a manutenção e desenvolvimento de programas que previnam cheias nesses municípios e em Alvorada. Com o objetivo de executar a primeira obra de sistema de macrodrenagem do corpo d’água, o Governo do Estado, por meio da Metroplan, vem desenvolvendo o estudo de concepção para elaboração e execução do projeto.

O sistema de proteção contra as cheias é formado por galerias pluviais, diques, bacias de contenção e casa de combas. Além da Prefeitura de Alvorada e da Metroplan, Viamão e Porto alegre também integram a comissão que organiza os estudos de concepção.

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: Magno Derlon