“Depressão e prevenção do suicídio” foi o tema de uma capacitação para os médicos clínicos de Alvorada. O encontro, que ocorreu na manhã da última terça-feira, dia 14 de julho, no auditório do PAM-8, contou com a formação de 15 médicos da rede municipal de saúde, entre eles quatro médicos cubanos do programa Mais Médicos. Essa foi mais uma ação de capacitação dos servidores promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), coordenada pelo diretor de saúde mental Paulo Roberto Manenti.

Na atividade, o Psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria, Rodrigo Grillo, apresentou os possíveis diagnósticos em casos de saúde mental, medicações que são receitadas nesse tipo de situação, humanização nos atendimentos e outras particularidades do tratamento. “Essa atividade serve para os médicos clínicos estarem mais seguros e preparados para o atendimento”, afirmou Grillo.

O projeto de capacitação e educação continuada da saúde mental é voltada inicialmente aos médicos clínicos e de família de todas as unidades básicas de saúde do município. O programa visa a formação técnica de servidores da saúde, orientando os profissionais sobre o tratamento dado aos casos de saúde mental e assim poder descentralizar os serviços prestados na área.

Já ocorreram palestras com temas como “Diagnósticos em Saúde Mental e Psicofarmacologia”, “Bipolaridade” e “Transtornos de Ansiedade”. A próxima será sobre “Esquizofrenia” e ocorre no dia 28 de julho, no mesmo local.