A prefeitura de Alvorada por intermédio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana – SMSMU, através do Departamento de Educação para o Trânsito engajou-se na Campanha Maio Amarelo 2019.

Neste ano, com o tema “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”,a secretaria está realizando diversas atividades de educação e conscientização de comportamento no trânsito. Na manhã desta quarta-feira (22), uma blitz educativa distribuiu materiais e conversou com motoristas e pedestres sobre o tema.

Esta é a sexta edição do Maio Amarelo e a campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que é certo e o que não é: as crianças. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: Eduardo Porto