fbpx

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
DISCIPLINA GEOGRAFIA
Prof: Maria Enaura Tavares da Silva

Este artigo resulta de um trabalho sobre a inserção do lúdico no processo ensino e aprendizagem da disciplina de geografia, com alunos de 5º e 6º anos, da Escola Municipal Duque de Caxias por Ciclos de Formação. Busquei diferentes recursos para encantar e despertar interesse pela disciplina de geografia, tais como: músicas,vídeos,leituras,maquetes, utilização de caixas de papelão, pintura, dinâmicas, construção de conceitos, diálogos, dentre outros que permitiu-me trazer uma diferente proposta metodológica, adequada a realidade da turma estimulando a participação de forma criativa. Assim mediante objetivos e propostas desafiadoras, dinamizar as aulas inserindo situações lúdicas, tornou a aprendizagem mais significativa, qualificando assim, os assuntos abordados. Referindo-se as ações lúdicas, os alunos começaram a aprender, construindo seu próprio conhecimento, os momentos de diálogos proporcionaram interessantes relatos de experiências, favorecendo a relação entre professor e aluno, e entre eles, e oportunizou-me saber dos conhecimentos da turma. Diante dos trabalho apresentados no encontro de professores de geografia na mesa de relatos de experiências, os quais foram muito admirados, demonstrei que, durante o processo de inserção do lúdico, os resultados estavam sendo grandiosos e positivos, os alunos estavam gostando das aulas, aprendendo da maneira deles, construindo próprio conhecimento, elaborando conceitos e vivenciando a prática. Assim em contrapartida enalteço e valorizo este trabalho, sendo um facilitador, compartilho não só conhecimentos teóricos, mas a existência de atitudes humanas que muda o espaço e o tempo. Mediante as práticas envolvendo a ludicidade, desenvolve-se também o incentivo a pesquisa, um trabalho desenvolvido por meio de aula oficina que permite a construção de um novo conhecimento, descobrindo e inventando.Contudo conquistar os alunos foi um processo,precisando ter uma postura afetiva de um profissional que se preocupa verdadeiramente com a aprendizagem, que deve exercer o papel de um mediador entre a sociedade e as peculiaridades de cada educando.O lúdico sensibiliza, desperta a consciência do educando, de que ele necessita desse conhecimento e que ele é capaz de construir suas ideias.Assim, afirmo, que os alunos precisam de metodologias diferenciadas, que instiguem o pensar em todas as áreas, contribuindo para a compreensão da realidade

retorna sumario