Lidiane Tubino

Luciane Fredrich

Professoras da rede municipal de Alvorada

Histórico da escola:
A escola começou com atendimento às crianças em 28/032016, mas foi oficialmente inaugurada em 26/06/2016.Atualmente atende 107 crianças de 4 e 5 anos. No quadro de profissionais (8 professores com formação em Educação Infantil e 4 funcionários entre concursados e terceirizados.

Dependências da escola:
Dentre as dependências da escola temos:
Prédio administrativo: Secretaria; Sala da direção; Sala da Coordenação Pedagógica; Sala dos Professores; Sala de Leitura; Sala de atendimento aos pais; Banheiro para professores e banheiro pra visitantes.
Prédio pedagógico: 10 Salas de aula, sendo utilizadas atualmente 4 salas para atividades pedagógicas e 2 como Sala Multifuncional; Almoxarifado; Espaço de artes (no pátio coberto); Refeitório e cozinha; banheiro para meninas e banheiro para meninos.
Nossos espaços são todos adaptados para o atediamento de crianças de 4 e 5 anos, incluindo adaptação de crianças com deficiência. É importante salientar que o banheiro possui um trocador e chuveiro com água quente.
Proposta Pedagógica:
Nossa proposta pedagógica está pautada na Leis de Diretrizes e Bases para Educação Infantil, tendo como eixos norteadores: as interações e brincadeiras.
O planejamento é feito através de projetos, tendo como projeto anual o tema Meio Ambiente.

Projetos trabalhados:

Dentre os projetos trabalhados até o presente momento estão:
-Projeto Acolhimento e Adaptação;
-Projeto Identidade e Autonomia – Eu, você e os outros , uma construção necessária!;
-Projeto Festa Junina – As cores e formas de São João;
-Mini Projeto: Quem quer brincar, que foi introduzido na Semana Internacional do Brincar;
-Projeto Eu e o Ambiente Escolar-

Exercício de qualidade de vida.
-Mini Projeto O Mágico de Oz (em função do passeio ao teatro no mês de julho);
Atividades desenvolvidas durantes dos Projetos:
Durante todos os projetos, as atividades são planejadas contemplando: atividades de culinária, atividades de psicomotricidade e movimento na Sala Multiuso, Atividades de pintura, recorte e colagem, jogos de encaixe, massinha de modelar, recreação, atividades lúdicas envolvendo o armário pedagógico, música, contação de histórias, atividades culturais que visam a integração entre as turmas.

O projeto que abordou de forma mais clara a proposta pedagógica da escola, foi o Projeto de Festa Junina que levou o nome: “As cores e as formas de São João”, que teve início no dia 23/05 e culminou com o dia da Festa no dia da festa, 24/06. Esse Projeto envolveu a comunidade em geral, incentivando os alunos pelo gosto das festas juninas, oferecendo-lhes oportunidades de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento por meio de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos popular, social e cultural. Durante o projeto, as crianças confeccionaram os enfeites para o pátio da escola, ouviram e recontaram histórias, ampliaram seus vocabulários, cantaram e dançaram músicas típicas dessa época.

01                                            02

No dia da festa então, toda a comunidade pode participar, sendo que os pratos de doces e salgados foram doados pelos familiares das crianças, que puderem participar. Salientamos que a festa foi sem fins lucrativos, e com isso, todos aproveitaram igualmente, uma vez que foi realizada apenas para as crianças da escola e seus familiares.

Atrelado a todo o trabalho pedagógico do cotidiano da escola, começamos a elaboração do Projeto Político da escola, até o momento realizamos 2 formações com a comunidade para a construção do mesmo.

1º Encontro foram abordadas situações envolvendo a rua e o bairro da comunidade escolar. Para esse momento utilizamos atividades de contação de história e construção de painéis;

2º Encontro foram abordados o papel da família e o papel da escola onde utilizamos contação de história com dramatização das crianças e música cantada também pelas crianças. Os familiares foram convidados a construir um painel, com colagem de fichas, que continham frases sobre o papel da escola e da família. Ao final dessa formação foi construída uma escola, com caixas de leite, representando tijolos, onde cada um escreveria ou desenharia na mesma, o que queria para essa escola.

03

retorna sumario