Na manhã desta sexta-feira (2) os jovens que realizaram o alistamento obrigatório em Alvorada compareceram a cerimônia de juramento à bandeira nacional no Ginásio Municipal Tancredo Neves. Este evento é comumente realizado em outubro, desta vez foi adiantado para junho. O próximo passo é retirar o documento que oficializa a situação de reservista na junta de serviço militar na rua Alberto Pasqualini, em prédio anexo à prefeitura municipal.

“Verás que um filho teu não foge à luta” é a frase que define o compromisso firmado entre o cidadão e sua nação. Os jovens que juraram perante a bandeira no Ginásio Municipal não poderão ingressar no serviço militar pelo meio mais comum, que é através do alistamento no exército. Mesmo sendo dispensado do serviço militar o cidadão brasileiro ainda pode participar eventualmente do corpo militar do nosso país através do ingresso na Marinha ou Aeronáutica.

Começando as formalidades o capitão Arz Ribeiro Martins com o auxílio da secretária da junta de serviço militar de Alvorada, Mariangela Martinelli organizou todos em fileiras para ensinar-lhes o procedimento que seria realizado em seguida. A postura necessária e o juramento foram explicados. Após esta breve preparação começou a cerimônia propriamente dita.

Diante da bandeira do Brasil, O prefeito Appolo  foi juramentado como presidente da junta de serviço militar de Alvorada. Seguindo com a cerimônia, o juramento foi proferido, cantaram o hino nacional e o capitão Martins pronunciou algumas palavras a respeito dos deveres cívicos.

Passadas as formalidades foi dada a palavra às autoridades do município. O prefeito Appolo após saudar os jovens e seus familiares declarou que “todos nós devemos muito ao exército brasileiro”. Alcides Bolico, secretário de cultura, esporte e juventude confia no exército brasileiro para “caso seja necessário, defender nossa soberania como nação”.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário Geral de Governo e Gabinete, Paulo Ramos.

Texto: Mauricio Velasques /  Revisão-Edição: Fábio Medeiros /  Fotos: Beatriz Schwartz e Magno Derlon