A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 14, na Praça Central, evento alusivo a campanha do Julho Amarelo, que é o mês da conscientização das hepatites virais, data escolhida pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais e Ministério da Saúde.

Na oportunidade foram oferecidos testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, vacina contra Hepatite B, além de orientações sobre a doença, entrega de preservativos, e atividades na barraca e unidade móvel da Secretaria da Saúde.

Para a Secretária de Saúde Neusa Abruzzi, é fundamental que ações de prevenção sejam realizadas para que diagnóstico seja feito o mais rápido possível.

“Muitas vezes as pessoas não sabem que tem a doença, por isso existe a recomendação que de, a partir dos 45 anos de idade, todos façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, iniciem o tratamento imediatamente”.

Segundo o Ministério da Saúde, 3 milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C crônica.

Texto: Fábio Medeiros / Foto:SMS

Equipe de Saúde

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).