O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), no ano de 2017, terá desconto de até 15%. O abatimento é válido para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, com o vencimento até o dia 30 de janeiro. Após esse prazo, a vantagem será de 10% para pagamentos da cota única até o dia 28 de fevereiro.

Quem optar pelo parcelamento do IPTU, terá o pagamento dividido em seis parcelas do mesmo valor, sem a incidência de descontos. A primeira parcela vencerá no mês de abril. Os moradores que estão com o IPTU de anos anteriores em débito, inscritos na dívida ativa terão o benefício apenas para o IPTU do ano de 2017 pelo correio. Os abatimentos de outros anos podem ser parcelados, mas não terão descontos, conforme definição da Administração Municipal.

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que o envio por correspondência dos carnês do IPTU 2017 deve ocorrer ao longo do mês de janeiro. O boleto deve estar disponível a partir do dia 1º de janeiro no site da Prefeitura. A emissão do documento no Prédio Administrativo será a partir do 2º dia de janeiro. O pagamento do IPTU pode ser realizado em agências bancárias, correios e lotéricas.

Para emitir o boleto no site da Administração municipal, o contribuinte deve seguir os seguintes passos:

Abrir o navegador;

Acessar o site da prefeitura: www.alvorada.rs.gov.br ;

Clicar no botão IPTU 2017, localizado ao lado direito do site;

Preencher o espaço com a Matrícula do Imóvel referente ao número de Inscrição do carnê do IPTU. O número pode ser obtido com carnês dos anos anteriores;

Clicar em IPTU 2017;

Escolher a data de vencimento (Até o fim de janeiro);

Clicar em Emitir Recibo.