O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está promovendo o Projeto Periferua. O Projeto será lançado com aula pública sobre “A Importância da defesa da Democracia e do Estado Democrático do Direito”, e um cine debate sobre o curta “O Dia em que Dorival encarou a Guarda”. A atividade ocorre na próxima quarta-feira, 4 de maio, às 18h30, no IFRS – Campus Alvorada (rua Professor Darcy Ribeiro, número 121, bairro Campus Verdes).

O cine debate deve abordar a importância das garantias de direitos e o papel do Estado. A atividade será aberta pelo cineasta e professor do curso de pós-graduação de Criação e Produção de Narrativas Multimídia da ESPM, Eduardo Cabeda. O professor e historiador da UFRGS, Dr. Luiz Dario Teixeira Ribeiro, irá propor um debate acadêmico sobre o tema, sob a ótica da História e da Ciência Política.

Saiba quem são os convidados para a Aula Pública e Cine Debate:
O Professor Dr. Luiz Dario Teixeira-Ribeiro é vice-coordenador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT), Professor Adjunto de História (Contemporânea e Afro-Asiática)/UFRGS. Professor convidado dos Cursos de Pós-Graduação de História Contemporânea e História do Mundo Afro-Asiático/FAPA. Doutor em História/UFRGS, Especialista em História/UFRGS, Graduado em História/UFSM.

O Professor Eduardo Cabeda é formado em Letras (Licenciatura Português e Literaturas de Língua Portuguesa) pela UFRGS (2010) e mestrando, bolsista CAPES, em Escrita Criativa pela PUCRS (2013/1). É escritor, editor, roteirista e diretor de cinema. Pesquisador com foco em narrativa, propriedades de linguagem dos roteiros cinematográficos do pós-guerra, além das variações e similitudes do uso da palavra escrita nas estruturas cinematográfica e literária. Em seu currículo como roteirista constam comerciais de televisão, documentários, roteiro de longa e curta-metragem, minissérie para televisão e vídeos institucionais. Atualmente é Professor de Escrita Criativa e Literatura – ênfase em Narrativas Audiovisuais do Curso de Pós-Graduação em Criação e Produção de Narrativas multimídia da ESPM-Sul.