Conferência discute a saúde da Mulher em Alvorada

A 1º Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Alvorada, que tem como tema “Desafios Para a Integralidade com Equidade” teve início na tarde desta quinta-feira, 11 de maio, na câmara de vereadores do município. Dezenas de pessoas acompanharam a abertura do evento. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Conselho Municipal de Saúde.

Para marcar o início do evento, foi montada uma mesa de abertura, formada pelo prefeito Appolo e a primeira-dama, Jaci Appolo; pela titular da pasta de Saúde, Neusa Abruzzi; e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janaina Marinho. Entre os objetivos da conferência estão a elaboração de propostas e proposição de diretrizes para a formulação da política de saúde do plano plurianual – PPA dos planos municipais, estaduais e nacionais da área.

Em sua fala, o chefe do executivo municipal destacou que independente da situação que a cidade atravesse, é significativo colocar ao menos “um grão de arroz” buscando melhorar a vida da população. Por isso, atividades como a conferência de saúde da mulher são de suma importância para o desenvolvimento de Alvorada. Ao fim, ele convidou-as para vir até o seu gabinete, que está sempre de portas abertas para a comunidade desde às 7h da manhã.

Por sua vez, a secretária de saúde destacou que nos primeiros 120 dias degoverno “Conseguimos ter um olhar especial para a saúde da mulher”. Lembrando que foi reaberto o SIM – Serviços Integrados para Mulher, que oferece em um só lugar acolhimento, acompanhamento e encaminhamentos para especialistas em um ambiente exclusivo para o atendimento. Outra ação importante recordada por ela foi o Ônibus Lilás, que esteve em Alvorada hoje (11), no bairro Sítio dos Açudes, e estará amanhã (12), no bairro Nova Alvorada. O veículo oferece assistência médica, atendimento jurídico, do serviço social e de segurança pública.

Representando o Conselho Municipal de Saúde (CMS), Janaina frisou a importância da conferência para a construção de políticas públicas na área da saúde para as mulheres. A presidente do CMS ainda explicou que as propostas e diretrizes discutidas durante o evento serão levadas para a conferência a nível Estadual e Federal. Assim que foi desfeita a mesa de abertura, ela realizou a leitura do regulamento da primeira conferência.

Estiveram presentes na atividade, o vereador Airton Pacheco (PMDB), servidores do quadro municipal e da comunidade surda de Alvorada. Para garantir a participação e integração, Juliana Beppler, da Central de Interpretação de Libras realizou a tradução e interpretação da conferência.

Amanhã, 12 de maio, o evento continua com palestras ministradas por Elisângela Silveira, pela advogada Aline Eggers e pela enfermeira Clarissa Troyano Prates, além de apresentações culturais, debates a da votação de propostas. Tudo ocorrerá na Câmara de Vereadores, com credenciamento iniciando às 8h e a primeira palestra marcada às 8h40min.

A 1ª Conferência de Saúde da Mulher do Município de Alvorada é organizada nos moldes do programa proposto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aborda diversas questões como: Qual o impacto do modelo econômico atual na saúde das mulheres? Como os serviços de saúde podem contribuir para reduzir o adoecimento relacionado à vida profissional? Como situações de violência de gênero, assédio moral e discriminações afetam a vida das mulheres?

Na busca pela melhoria da qualidade de vida e de saúde, é importante que as políticas públicas atuem de forma expressiva, envolvendo ações de conscientização, reconhecendo e valorizando os saberes e as práticas tradicionais de saúde dessas populações. Neste sentido, a prefeitura de Alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estimulará o debate para desenvolver métodos que permitam maior qualidade nos serviços de saúde.

Confira a programação da próxima sexta:

08:00 Credenciamento
08:40 Elisângela Silveira – Assistente Social
09:00 Aline Eggers – Advogada
09:20 Clarissa Troyano – Enfermeira
09:40 Debates
10:10 Coffee Break
10:25 Apresentação cultural
10:40 Formação de grupos
12:00 Almoço
13:30 Continuação dos grupos
15:00 Escolha de delegados
15:30 Votação de propostas
17:30 Encerramento


Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Fotos: Magno Derlon