A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vem sedimentando e consolidando mudanças na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alvorada, tornando-a mais ampla, atual, inclusiva, qualificada, participativa e contextualizada. Nessa direção, terça-feira (12), iniciaram-se os cursos de formação da EJA da rede municipal de ensino. São 950 alunos inscritos para os cursos até agora, embora ainda estejam ocorrendo inscrições para os alunos matriculados na EJA da rede municipal.

Assim, alunos das escolas municipais Podalírio Inácio de Barcelos, Gentil Machado de Godoy, Almira Feijó, Alice de Carvalho, Emília de Oliveira, Antônio de Godoy, Alfredo José Justo e Paulo Freire, que oferecem a EJA, começaram os cursos que estão sendo realizados no Centro Municipal de Educação Profissional Professor Florestan Fernandes, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Fernando Veríssimo e no Centro de Educação Ambiental Lígia Rockenbach – Sala Verde. Os cursos complementam a grade curricular normal da EJA para o ensino fundamental, enriquecendo e qualificando a formação dos alunos.

Os estudantes têm a opção de 14 cursos: informática básica, economia e finanças, informática administrativa, cinema, robótica, metal mecânica, arte e pintura, arte-papel machê, auxiliar de escritório, cultura inglesa, padaria e lanches, jardinagem e paisagismo, elétrica e contação de histórias, distribuídos em 43 turmas. As aulas acontecem de terças-feiras a sextas-feiras, nos turnos manhã, tarde e noite, conforme opção e disponibilidade dos alunos, e na terça-feira, 12 de maio, foram recepcionados no Centro Florestan Fernandes pela secretária municipal de educação, Nair Ribeiro, e pela diretora do Centro, professora Heloísa Helena.

Os estudantes da EJA também têm entre seus benefícios o passe livre estudantil, garantido para frequentarem os módulos de formação (cursos), além de receberem alimentação escolar e bolsa- permanência como incentivos na busca de evitar a evasão e infrequência escolar.

As inscrições para a EJA podem ser efetivadas de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h, na Central de Matrículas da Smed, na rua Wenceslau Fontoura, 211. Para as pessoas que trabalham a Central de Matrícula faz plantão até as 20h todas as terças-feiras Mais informações pelo fone 3442-0180.

A prefeitura busca com as ações: – promover a permanência, aproveitamento e assiduidade escolar de estudantes jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; – reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão escolar; – combater a infrequência, abandono e evasão gerados por baixo rendimento ou pela necessidade da geração de renda; – contribuir para a permanência e diplomação dos estudantes jovens e adultos no ensino fundamental; – aumentar os índices de escolaridade e desenvolvimento educacional da população jovem e adulta de Alvorada.

A administração do Prefeito Professor Serginho já consolidou diversos avanços no setor educacional, como as obras para construção das primeiras creches públicas e gratuitas da história de Alvorada; o campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul; regulamentação da hora-atividade e unificação do conceito de docência aos professores; retomada da Feira do Livro e criação do vale-livro beneficiando todos os estudantes, educadores e funcionários das escolas municipais; entre outros grandes passos para uma educação com mais inserção, participação, qualidade, democracia.