A Guarda Municipal de Alvorada iniciou nesta segunda-feira (13) o primeiro Curso Integrado de Inteligência para Guardas Municipais, na Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre. A capacitação está prevista entre as ações do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS) e se estenderá até sexta-feira (17).

Cerca de 40 guardas municipais de várias cidades estão participando da atividade de capacitação, treinamento, integração, qualificação e criação dos núcleos de inteligência de cada instituição.

A abertura do evento contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, que na sua fala enfatizou a importância desta ação.

Cezar Schirmer alertou ainda que a droga está chegando em todos os municípios gaúchos, inclusive na zona rural. O secretário defendeu assim “a integração na inteligência, na prevenção, na operação e na tecnologia”. Para ele, o compartilhamento de informações e de dados é fundamental entre as instituições nas esferas municipal, estadual e federal. “Inteligência é somar informações e interpretar de forma a servir ao interesse público no combate à criminalidade. É injustificável quer não conversem entre si”, afirmou.

Nesse sentido, explicou, as guardas municipais “são o braço lá na ponta” no combate à violência nas cidades. “Estamos do mesmo lado. Os senhores são nossos aliados”, enfatizou. No âmbito das ações do SIM/RS, ele ressaltou também a importância do cercamento eletrônico em todas as cidades gaúchas. “Mais de mil ações criminosas foram detectadas e abortadas pelas câmeras online em Porto Alegre”, revelou. “Elas inibem o crime”, frisou.

Para os agentes da Guarda Municipal de Alvorada participar desta capacitação é uma forma de aprimorar os conhecimentos e assim levar mais segurança e um bom atendimento à população.

Conheça o SIM

O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul.
Atualmente,
420 municípios já aderiram ou estão em processo de adesão ao SIM.

Texto: Comunicação Social