
A Guarda Civil Municipal de Alvorada passará por capacitação especializada para reforçar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), durante reunião entre representantes da Prefeitura de Alvorada e do município de Cachoeirinha. A qualificação faz parte da adesão de Alvorada ao Programa Mulheres Protegidas, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência de gênero e ampliação das medidas de proteção às vítimas.
A formação ocorrerá ainda nesta semana e prepara os agentes para atuar diretamente na proteção e acolhimento das vítimas, garantindo um serviço mais ágil e humanizado.
A capacitação inclui procedimentos de atendimento às mulheres em situação de risco, orientações sobre a Lei Maria da Penha e protocolos de encaminhamento para a rede de apoio. Além disso, será criado um agrupamento especializado dentro da Guarda Municipal, chamado “Guardias da Vida”, que contará com agentes femininas para atender esse público de forma mais sensível e eficiente.
Compromisso com a segurança das mulheres
O vice-prefeito Valmor de Freitas, que representou o município no evento, destacou a importância da iniciativa: “Esse é um passo fundamental para fortalecer a rede de proteção às mulheres em Alvorada. Queremos garantir que toda vítima de violência doméstica tenha atendimento imediato e o suporte necessário para sair desse ciclo de agressão”, destacou.
O secretário de Segurança, Rodrigo Fagundes, reforçou que a adesão ao programa faz parte das ações estratégicas da Prefeitura para qualificar o atendimento às vítimas: “A Guarda Municipal já atua na segurança da cidade, e essa capacitação trará um reforço importante no combate à violência contra a mulher. Vamos oferecer um atendimento especializado e garantir que as vítimas recebam apoio imediato”, ressaltou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Lisandro Garcia, explicou que a formação permitirá que os agentes atuem com mais preparo nos casos de violência doméstica: “Nosso objetivo é oferecer um serviço mais humanizado, com agentes capacitados para lidar com esse tipo de ocorrência. A criação do grupo Guardias da Vida – Patrulha Maria da Penha, será um grande avanço para garantir proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.”
Como será o atendimento especializado ?
Com a capacitação dos agentes, a Guarda Municipal de Alvorada passará a contar com uma equipe especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. O serviço será acionado pelo telefone 153, e os chamados serão encaminhados para uma guarnição específica.



