O grupo de dança Raça Nativa, da Escola São Marcos de Alvorada, irá se apresentar no Festival Colores del Mundo Festival Internacional de Danza Folklórica durante este mês, no México. A estimativa é que o grupo, composto por 18 integrantes (entre eles alunos e professores), se apresente em mais de 15 cidades próximas da região de Guadalajara.

O festival contará com a presença de grupos de dança do Chile, daColômbia e da República Dominicana. O Raça Nativa é o único representante do Brasil no evento, apresentando três quadros de danças: Gaúchas; Samba e Frevo; Xaxado, Forró, Ciranda e Carimbó. O grupo embarcou para o México no dia 03 de abril e retorna no próximo dia 20.

Sobre o grupo:

Formado por pais e alunos da Escola São Marcos, o grupo de dança Raça Nativa foi fundado em 1991 e desde então vem aproximando a música e a dança do Rio Grande do Sul aos alunos e a comunidade alvoradense. O grupo atua em diversos eventos culturais, sociais e recreativos tanto no município de Alvorada como no resto do estado.

Apostando na riqueza das coreografias, das cores e vibrações, os espetáculos do grupo dividem-se em quadros e cada um representa uma região ou um país com números de dança e música interpretados com vestuário e instrumental típicos. Seu repertório apresenta o folclore brasileiro, com enfoque na cultura gaúcha, e o folclore das Américas. A direção artística é da professora Carina Petry Armani.