A Prefeitura Municipal de Alvorada, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ), realizou o Parajergs durante o último sábado(24), no Ginásio Municipal Tancredo Neves. O evento contou com capoeira, defesa pessoal, xadrez, basquete, exercícios de coordenação motora, vôlei sentado e bocha. As escolas participantes foram: Idalina de Freitas Lima, Mauricio Sirotsky Sobrinho, e Alice de Carvalho e os estudantes estavam livres para praticar todas atividades oferecidas.

Os alunos foram até o local com ônibus cedido pela Secretaria da Educação. O professor Juliano Vieira da Faculdade UNIASSELVI levou graduandos do curso de educação física para auxiliar os participantes na execução correta dos exercícios, e para praticarem uma experiência acadêmica dentro da inclusão. Já o grupo de capoeira Terra Nossa fez sua apresentação junto ao mestre Jubazinho, e os times ao final da competição foram premiados com medalhas e troféus.

Estiveram presentes no Parajergs o secretário Municipal de Cultura Esporte e Juventude, Alcides Bolico, e a secretária Municipal da Educação, Neuza Machado Teixeira.

Saiba mais:

Os Esportes Paraolímpicos foram praticados pela primeira vez no ano de 1960, em Roma na Itália. Ainda em Roma foi realizada a I Paraolimpíada, esta modalidade de esporte foi originada em Stoke Mandeville, na Inglaterra, com uma competição esportiva de deficientes físicos, cujo objetivo era reabilitar militares machucados durante a Segunda Guerra Mundial. A origem do termo Paraolímpico se refere aos termos Paraplegia e Olimpíada, que juntos formam a palavra, “paraolímpico”.

Texto-Fotos: Sheron Vieira/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros/ Celso Dornelles