Estudantes da rede municipal e estadual abrangidos na categoria juvenil iniciaram os confrontos no voleibol nesta quarta-feira(7) pelos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul(JERGS). O Ginásio Municipal Tancredo Neves sediará boa parte da competição e hoje recebeu os primeiros confrontos entre os jovens competindo por um título. A Prefeitura de Alvorada, por meio das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Juventude(SMCEJ) e de Educação(SMED), promove o evento esportivo, que deve ocorrer até o dia 7 de julho.

Hoje, estão ocorrendo as partidas classificatórias do JERGS para definir as equipes que vão participar das finais na próxima sexta-feira, 9 de junho. Outras secretarias também contribuem para o andamento dos jogos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizou uma técnica de enfermagem para realizar atendimentos caso algum participante sofra alguma contusão. Já a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) cedeu agentes da Guarda Municipal para garantir a segurança dos estudantes.

Durante as próximas semanas, os jogos nas modalidades futsal, handebol, basquetebol e xadrez deverão acontecer. Além do Ginásio Municipal, o colégio São Marcos e as escolas municipais Cecília Meireles, Leonel de Moura Brizola, Elisardo Duarte e Antônio de Godoy também sediarão o JERGS. Entre os objetivos do torneio esportivo estão: ampliar a integração da rede escolar, respeitar as diversas formas de manifestação e atuação da educação física escolar e oferecer práticas adaptadas e inclusivas aos alunos com deficiência/altas habilidades.

Após a fase municipal, os jogos contam com as fases de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. O campeão de cada categoria vai participar da Seletiva RS, que é o enfrentamento das escolas públicas e privadas para definir quem vai representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

A participação no JERGS são divididas em três formas: a competitiva destinada as escolas que estiveram presentes na competição ano passado; a cooperativa para as instituições de ensino que tenham interesse em participar, sem cunho competitivo e sem obrigatoriedade de documentação e uniformes; e a inclusiva para todos os colégios, com participação livre, independente de faixa etária. O JERGS nesta edição é organizada nas categorias infantil – de 12 a 14 anos, e juvenil – de 15 a 17 anos.


Confira o cronograma de jogos:

Dia:

Ação:

Loca

08/06

Quinta Feira

JERGS Voleibol – Cat. Infantil – Fem/Masc.

(Rede Municipal Manhã 08:30 Min e Rede Estadual 10:30 Min.|)

Ginásio Municipal

09/06

Sexta Feira

JERGS Voleibol  (Finais) – Todas as Categorias

Horário : 08:30 Min.

Ginásio Municipal

10/06

Sábado

JERGS Futsal – Juvenil Masculino (Rede Estadual)

Manhã : 08:30 Min.

Ginásio Col. São Marcos e Ginásio Municipal

13/06-

3°feira

JERGS – Futsal – Infantil /Feminino

Rede Municipal 08:30 Min  e Rede Estadual 13;30 Min.

Ginásio Municipal

14/06-

4° feira

JERGS – Futsal Infantil Masculino

Rede Municipal 08:30 Min e Rede Estadual 13:30 Min.

Ginásio Municipal

19/06

2° feira

JERGS Futsal-Feminino Juvenil

Rede Estadual 08:30 Min.

Ginásio Municipal

20/06

3°feira

JERGS Futsal- Juvenil Masculino

Rede Municipal  08:30 Min.

Ginásio Municipal

21/06-

4 Feira

JERGS Futsal- Juvenil /Feminino

Rede Municipal – 08:30 Min

Ginásio Municipal

22/06

5° feira

JERGS Futsal- Finais – 08:30 Min.

Ginásio Municipal

24/06

Sábado

Handebol – Todas as Categorias e Naipes – 08:30 Min.

Ginásio Col. São Marcos

24/06

Sábado

PARAJERGS – 09:00 Hs

Ginásio

29/06

Quinta Feira

Basquetebol – Todas Categorias e Naipes  – 08:30 Min.

E.M.E.F. Cecilia Meirelles

01/07

Sábado

Xadrez – 08:30 Min.

Ginásio

05,06 e  07/07

4,5 e 6 Feira

 Festival e Roda de Capoeira

Escolas leonel B. , Elisardo e Antonio de Godoy

Texto: Ivan Júnior/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros Fotos: Maurício Velasques