Angela Soares de Brito
Marie Thérèse Crétiaux Biraben

Professoras da rede municipal de Alvorada

A Escola Municipal de Ensino Municipal Leonel de Moura Brizola é uma escola por ciclos de formação.

Assumimos a direção da escola em dezembro de 2014 com 185 alunos e, atualmente, temos 410.

Um dos grandes desafios foi transformar a escola em um lugar em que os alunos se sentissem acolhidos e seguros para se expressar sem medo.

Para isso, foram implantados e estão em andamento os projetos “Desperdício Zero”, que visa o aproveitamento total da merenda escolar; o projeto “Meio Ambiente”, que busca revitalizar os jardins e a conservação do ambiente escolar; projeto das datas comemorativas, que busca a integração do grupo de professores, alunos e comunidade; o recreio dirigido, onde sempre há um grupo de professores no recreio, orientando os alunos e o projeto das tribos, o qual busca uma parceria com os alunos maiores que também auxiliam no recreio dos alunos menores com brincadeiras e jogos entre outros.

Administrar democraticamente significa ouvir, saber contestar com argumentos e ceder, e é isso que procuramos atingir diariamente, despir-nos da postura de chefe para criar um clima em que todos deem ideias, façam e recebam críticas e aceitem consensos.

Um conjunto de ações de gestão escolar construído com base na participação, autonomia e democracia resulta em sucesso nos ideais que sustentam as ações determinadas pela comunidade.

Buscamos o coletivo, a participação mútua de todos os segmentos. Nos despimos de toda e qualquer monarquia. A escola funciona como um todo, onde cada um é uma engrenagem necessária para que tudo funcione de forma coesa e com a máxima capacidade. O grupo decide, cria, recria e transforma.

retorna sumario