Na manhã desta quinta-feira (01), aconteceu a primeira palestra de um ciclo, que acontecerão para a formação das merendeiras e auxiliares da rede municipal de Alvorada. Com o tema “Compostagem e resíduos orgânicos na Escola”, ministrado pela palestrante da SMAM / EMATER Mônica Cristina Moreira Alcoforado.

A compostagem é uma alternativa tecnológica de reciclagem de resíduos orgânicos ainda pouco explorada no Brasil. Por ser um processo relativamente simples e com vasta gama de aplicações, desde a escala domiciliar até a escala industrial, são diversas as possibilidades de políticas públicas que promovam esta prática e reduzam a quantidade de resíduos orgânicos enviados para disposição final.

A atividade foi realizada pela secretária Municipal de Educação (setor de educação ambiental e nutrição) em parceria com a secretaria Municipal do Meio Ambiente e Emater.

Saiba mais:

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a quantidade de resíduos sólidos gerados nas últimas três décadas têm aumentado substancialmente, desencadeando sérios danos para a população e para o meio ambiente. Hoje mais de 60% do material descartado em aterros, no Brasil, é orgânico.

Diante disso, faz-se necessário o aumento de práticas sustentáveis, como a reciclagem dos nutrientes contidos nos resíduos através da reincorporação dos mesmos nos ecossistemas produtores.

Resíduos decompostos corretamente tornam-se compostos orgânicos de excelente qualidade. O composto serve de estruturador do solo, além de aumentar o teor de matéria orgânica, favorecer o aumento da capacidade de retenção de água bem como a retenção de nutrientes no solo.

Texto: Carina Soares / Edição e Revisão: CCS / Fotos: Eduardo Porto