Fiscais da SMAM (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) apreenderam diversas aves silvestres. Após denúncia anônima, os fiscais foram até uma residência onde foi constatada a procedência da denúncia. Na oportunidade os agentes realizaram a apreensão das seguintes espécies: Trinca Ferro, Cardial, Coleiro, Tupi, Canário e Caturritas. A multa para o crime varia de R$ 500,00 a R$ 1.700,00 por ave apreendida.

De acordo com os fiscais Edson e Pedro, o proprietário do imóvel foi multado e responderá pelo crime cometido. Todos os animais capturados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), departamento do IBAMA/ RS, onde serão reabilitados e reinseridos em seu habitat natural. Além dos animais, foram apreendidos também diversas armadilhas utilizadas na captura dos animais.

“Tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, perdendo apenas para o de drogas e o de armas sendo que, no Brasil, em cada 10 animais capturados pelos traficantes, apenas um sobrevive”. Fonte: Ronaldo Braga/ O Globo.

Texto: Fábio Medeiros/ Fotos: Fábio Medeiros/SMAM