Os alunos da rede pública de ensino disputaram as finas do futsal masculino e feminino dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, no ginásio municipal Tancredo Neves. Depois de batalharem durante várias rodadas nas categorias infantil e juvenil, 7 escolas chegaram nos jogos do dia 22 para disputar o título. Para muitos desses jovens este é o primeiro contato com uma competição esportiva.

O futsal é o esporte mais importante do JERGS e os competidores sentem essa pressão. Os jogos desta modalidade recebem mais atenção pois a cultura do futebol e do futsal é muito forte no nosso país. Pouco antes de entrar em quadra o nervosismo fica mais aparente, e, durante a partida os jogadores comemoram cada defesa do goleiro, cada chute como se fosse um gol. Em um clima de euforia, professores e alunos torcem pelas equipes que vieram representar suas escolas. O título de campeão da categoria infantil masculina ficou com a EMEF Elisardo Duarte Neto, que venceu o time da EEEM Campos Verdes por 5 x 3. A escola estadual Mario Quintana conquistou os dois títulos que disputou: Infantil e Juvenil Feminino. No último jogo do dia a rivalidade se acirrou entre as equipes das escolas Alice de Carvalho e Nossa Sra. Aparecida. A partida acabou em 1 x 0 para o time da escola Nossa Sra. Aparecida, resultado que lhes trouxe a consagração como campeões.

Valter Slayfer, vice-prefeito de Alvorada acompanhado do secretário-geral Paulo Ramos e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer Alcides Bolico entregou as medalhas e os troféus aos jogadores. Josiane Niquel compareceu representando a Secretaria Municipal de Educação(SMED).

 

Mais sobre o JERGS

A competição que reúne as escolas da rede pública de ensino entra na reta final. Para algumas modalidades a disputa acabou: vôlei e futsal. Restam ainda handebol e basquetebol para competir pelo título. A seguir estão listadas as atividades que ainda vão acontecer.

24/06
Sábado
Handebol – Todas as Categorias e Naipes – 08:30 Min.
Local: Ginásio Col. São Marcos

24/06
Sábado
PARAJERGS – 09:00 Hs
Local: Ginásio

29/06
Quinta-Feira
Basquetebol – Todas Categorias e Naipes – 08:30 Min.
Local: E.M.E.F. Cecilia Meirelles

01/07
Sábado
Xadrez – 08:30 Min.
Local: Ginásio

05,06 e 07/07
4,5 e 6 Feira
Festival e Roda de Capoeira
Local: Escolas Leonel Brizola Elisardo Duarte Neto e Antonio de Godoy

 

Texto: Mauricio Velasques / Revisão-Edição: Fábio Medeiros / Foto: Magno Derlon