Futuros cineastas de Alvorada terão uma oportunidade de mostrar o seu trabalho. O 2º Festival de Cinema Escolar De Alvorada (FECEA) será realizado neste sábado, dia 19 de novembro. O evento vai ocorrer no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Alvorada (Rua Darcy Ribeiro, 121 – Onze de Abril), a partir das 19 horas. A entrada é franca.

O Festival de Cinema (FECEA) é uma atividade do Projeto de Produção Audiovisual Clube das 5, programa da Secretaria Municipal de Educação (SMED). O FECEA tem objetivo aproximar os estudantes da produção audiovisual dos diversos gêneros textuais e audiovisuais decorrentes de atividades pedagógicas, e fomentar o intercâmbio da produção audiovisual realizado nas escolas públicas.

JURADOS

Os jurados já foram selecionados pela organização. Entre eles está o ator e Produtor, membro do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Rio Grande do Sul, Reissoli Moreira. Também será jurado o professor de Produção Audiovisual e Fotografia, André Furtado, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Furtado é doutor em Informática na Educação na UFRGS. Outros participantes do corpo de jurados podem ser encontrados aqui.

CATEGORIAS

A cada filme será dividido em categorias entre elas:
Categoria Ensino Fundamental Nacional (1º ao 5º ano)
Categoria Ensino Fundamental Nacional (6º ao 9º ano)
Categoria Ensino Fundamental Local (6º ao 9º ano)
Categoria Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos Nacional
Categoria Documentário

PREMIAÇÃO:

Os participantes serão contemplados em 14 prêmios diferentes. Confira na lista abaixo quais são:

Melhor Filme
Melhor Direção
Melhor Roteiro
Melhor Ator
Melhor Atriz
Melhor Ator Coadjuvante
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Produção
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Som Direto
Melhor Desenho e Mixagem de Som
Melhor Trilha Sonora
Melhor Montagem

PRÊMIOS ESPECIAIS:

Prêmio Especial Eduardo Coutinho ao Melhor Documentário
Prêmio Melhor Filme Júri Popular
Prêmio Especial Protagonismo Feminino
Prêmio Especial Relevância de Projeto em Audiovisual no Espaço Escolar
Prêmio Especial Lanceiros Negros
Prêmio em Educomunicação – Pela Relevância em Educação Ambiental

Observação: Conforme o conteúdo, forma e origem dos filmes inscritos no Festival de Cinema Escolar de Alvorada-RS, premiações poderão ser acrescentadas ou suprimidas.

Saiba mais:

O Projeto de Produção Audiovisual Clube das 5 surgiu em 2013 como uma oficina de cinema. O objetivo fundamental é consolidar a linguagem audiovisual enquanto recurso pedagógico e garantir o protagonismo dos jovens envolvidos.

A SMED possui os núcleos de formação constituídos e gerenciados pelo programa no Centro Florestan Fernandes e nas Escolas Municipais Antônio de Godoy, Aparício Borges e Alice de Carvalho. A formação também é oferecida aos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA.