O aroma do churrasco, pessoas pilchadas de prendas e peões e o som das canções gauchescas ecoando em cada canto da praça. Desde a última segunda-feira, dia 07 de setembro, o município conta com o Acampamento Farroupilha, instalado na praça central João Goulart, na parada 48. Os Festejos Farroupilha segue neste sábado, dia 12 de setembro, com as Gincanas Tradicionalistas, a partir das 10 horas. O evento contará com brinquedos para as crianças e atrações artísticas. Mais tarde, às 15 horas, haverá o Baile da 3ª Idade promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).

Pessoas de todas as idades circulam pela Praça Central João Goulart para conhecer a cultura do Rio Grande do Sul através dos galpões erguidos no Acampamento. A professora Iracema dos Santos, 58 anos, levou os alunos do Projeto Recriar ao Acampamento pela primeira vez. “A maioria já tem uma noção por serem filhos de pessoas ligadas ao tradicionalismo, mas eu venho trabalhando com eles a bandeira, o hino rio-grandense e a vivência do acampamento”, contou Iracema.

O uso de utensílios para o dia a dia de famílias gaúchas, no passado, foi pauta da palestra “Usos e Costumes Gaúchos”, realizada na tarde desta sexta-feira, 11 de setembro. A programação contou com o patrão do CTG Amaranto Pereira, Orlando Kunzler, como palestrante. “Essas máquinas (como as colheitadeiras) foram muito importantes para as famílias gaúchas. Por conta da tecnologia, hoje elas já não são mais usadas”, frisou Kunzler para o público formado por crianças e adolescentes.

Os Festejos Farroupilha 2015, iniciados no dia 07 de setembro, seguem até o próximo dia 20. O evento conta com 38 piquetes, nove CTGs e cinco praças de alimentação. Apresentações de invernadas, oficinas folclóricas, palestras que resgatam a história do Rio Grande do Sul, bailes e o Desfile Farroupilha, marcado para às 14 horas, do dia 20 de setembro, estão na programação dos festejos. A entrada é franca.