Oficina de brincadeiras desperta a curiosidade de crianças e adolescentes

Resgatar o passado do Rio Grande do Sul através do lúdico. Foi assim que a Oficina de Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas incentivou crianças e adolescentes a conhecer a história do Estado. A atividade, apresentada nesta terça-feira, 08 de setembro, aconteceu no Acampamento Farroupilha, na Praça Central João Goulart.

Desde 2014, a oficina, do Centro de Tradição Gaúcha Raça Gaúcha, situado no bairro Salomé, faz parte da programação da Semana Farroupilha de Alvorada. “Nós ensinamos a fazer brinquedos típicos do passado, poesias, lendas e danças como a chula e o fandango. Tudo de forma gratuita”, conta a oficineira e integrante do CTG, Jane Flores.

A vice-diretora da Escola Municipal Padre Léo Seidel, Ana Lúcia Alves, destaca a importância da atividade para as crianças. “A gente resgata a vivência do passado com eles tanto dentro como fora da escola. Nós temos um projeto há 10 anos na escola chamado Recreio Orientado, onde a gente trabalha com essa questão das brincadeiras folclóricas”, conta a educadora.

Os Festejos Farroupilha 2015, iniciado ontem, dia 07 de setembro, seguem até o próximo dia 20. O evento conta com 38 piquetes, nove CTGs e cinco praças de alimentação. Apresentações de invernadas, oficinas folclóricas, palestras que resgatam a história do Rio Grande do Sul, bailes e o Desfile Farroupilha, marcado para às 14 horas, do dia 20 de setembro, estão na programação dos festejos.