A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria da Saúde, comemorou nesta quarta-feira 04, o aniversário de 10 anos do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), de Alvorada, com a participação da equipe, familiares e usuários do serviço de saúde mental.

A festa foi realizada na sede do CAPS e contou com palestras, homenagem à equipe de trabalho, apresentação de vídeos produzidos pelos usuários incentivando a autoestima e autoconfiança fortalecendo o vínculo entre o serviço e o tratamento, além da apresentação de um varal fotográfico.

O trabalho desenvolvido na unidade é voltado ao atendimento de adultos com transtorno mental, através de uma equipe de profissionais qualificados, promovendo o vínculo entre os usuários, família e profissionais de saúde

As atividades alusivas ao seu aniversário tiveram início na parte da manhã com diversos serviços e palestras com o terapeuta ocupacional e coordenador do Caps Lauro Borba, acompanhado dos psicólogos Rodrigo Collim, Alice Faria, Lissandra Viera e do psiquiatra Cristiano Bertolini, que realizaram um bate papo com alunos da Escola Antônio de Castro Alves e comunidade presente.

Foram abordados assuntos como: Abstinência, Transtorno de ansiedade, Esquizofrenia, Dependência química, Overdose e Ingestão de Álcool. Ao final da manhã foi ofertado um almoço a todos na associação dos aposentados (ABAIP)

No retorno de suas atividades na parte da tarde as comemorações seguiram com atividades esportivas, apresentações de dança com o grupo Afro Axé Delê e feira de serviços, e para encerrar no início da noite foi apresentado um filme com pipoca para a comunidade presente na festa.

O CAPS AD é uma unidade de saúde especializada em atender os dependentes de álcool e drogas, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

Nesta oportunidade, a coordenação do CAPS, agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Saúde

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: Fábio Medeiros /Fotos: Comunicação Social