Com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva dos jovens alvoradense, que se encontra em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura Municipal de Alvorada, juntamente com o Governo do Estado, realizou durante o último sábado (19) a Feira das Profissões etapa Alvorada.

A feira é um dos projetos do Centro da Juventude, que em breve terá suas dependências a disposição da comunidade, em um ambiente totalmente reformado, para atender não só a comunidade do bairro, mas também da cidade de Alvorada, localizado no Centro Profissionalizante Milton Santos no Bairro Maria Regina.

Os serviços aconteceram no Cras cedro, durante o dia, onde cerca de mil pessoas, puderam ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo município e estado. O evento foi direcionado aos jovens de 15 a 24 anos provenientes dos bairros: Nova Americana, Tijuca, Tupã, Maria Regina, Salomé, Umbu e Sítio dos Açudes que estão incluídos no centro profissionalizante.

O evento contou com diversos stands, como CIEE, (Centro Integrado Empresa Escolas) que realizou o cadastro de jovens para o programa Jovem Aprendiz, stands da SMED (Secretaria Municipal de Educação), SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e Secretaria Municipal do Trabalho Assistência Social e Cidadania (SMTASC). Também foram disponibilizados, serviços como, por exemplo, inscrição para cursos de qualificação profissional, carteiras de identidade, confecção de CPF, no stand do IGP (Instituto Geral de Perícias).

O centro da Juventude faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e executado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Associação Afro-Cultural e Beneficente de Matriz Africana, São Jerônimo com apoio da Prefeitura Municipal de Alvorada.

O evento teve ainda diversas apresentações culturais como: Família Boka Braba, Danny Fluxo & Blacklicia, DJ Periferia RS, Cartada Crew, MC José Eduardo, Afro Axé De lê, Jovens Talentos das Escolas Campos Verde e Podalírio, Grupo de Dança Independency da Escola Maurício Sirotsky Sobrinho com a coreógrafa Claudia Malta.

Participaram da feira: A secretária da Educação Neuza Machado Teixeira; Neusa Abruzzi, Secretária da Saúde; Vladimir Massa, Secretário de Planejamento e Habitação; Alexandre Lobão, Secretário do Trabalho Assistência Social e Cidadania, Aldori Marques, o Presidente da Associação Afro Cultural Beneficente de Matriz Africana São Jerônimo.

O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade (SMSMU) através da Guarda Municipal, Departamento de trânsito e Brigada Militar.

Texto: Fábio Medeiros/ Fotos: Paula Prates