Sete estudantes da rede municipal de ensino foram premiados na 18º Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A OBA ocorre simultaneamente nas escolas inscritas, em uma única fase, com a aplicação de uma prova divida em quatro níveis. O teste compreende estudantes dos anos iniciais até o último ano do ensino médio. Os participantes recebem um certificado e os melhores classificados ganham medalhas de bronze, de prata e de ouro.

As escolas da rede municipal Padre Léo Seidel, Herbert José de Souza, Podalírio Inácio de Barcellos e Duque de Caxias tiveram alunos medalhistas. Cada uma irá organizar uma cerimônia para a entrega das medalhas. A escola Padre Léo Seidel vai realizar o ato no dia 14 de dezembro, durante a Festa da Caneta. A escola Podalírio Inácio de Barcellos realizará na formatura dos alunos do 9º ano, no dia 16 de dezembro.

A escola Herbert José de Souza ainda não sabe se terá uma cerimônia para entrega da medalha. Já a escola Duque de Caxias realizou o ato na última semana, em sala de aula.

A competição, que ocorreu no dia 15 de maio deste ano, é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Especial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, MCTI. Participaram da olimpíada 838.156 alunos de 9.552 escolas, da rede pública e privada de ensino.

Veja abaixo a relação dos alunos premiados:

Escola Padré Leo Seidel
Nome do alunoNívelMedalha
Esdras Souza Ramos2Medalha de Ouro
Gustavo Rodrigues dos Santos2Medalha de Bronze
Diogo de Oliveira2Medalha de Bronze
Ana Carolina Weren de Oliveira2Medalha de Bronze

 

Escola Herbert José de Souza
Nome do AlunoNívelMedalha
Francielly Barbosa dos Santos3Medalha de Bronze

 

Escola Podalírio Inácio de Barcellos
Nome do alunoNívelMedalha
Gabriel dos Santos Parode3Medalha de Bronze

 

Escola Duque de Caxias
Nome do alunoNívelMedalha
Nataly Luz Ferner1Medalha de Bronze