Na manhã de terça-feira (02) escolas da rede municipal de ensino participantes da Oficina de Musicalização da Secretaria Municipal de Educação (SMED), foram convidados a participar do projeto Concertos Internacionais de Órgão de Tubos XX Série. O projeto Oficina de Musicalização na escola, foi idealizado pela assessoria pedagógica da SMED, que pretende proporcionar aos alunos, conteúdos de educação musical, incluindo parâmetros de música, canto, famílias de instrumentos, noções básicas de teclado e violão e confecção de instrumentos musicais com sucata.

Durante a aula demonstrativa com órgão de tubos realizada na igreja Martin Luther em Porto Alegre, os alunos das escolas municipais, Nova Petrópolis e Guilhermina do Amaral, participaram ativamente da apresentação didática dos professores Marcos Malfatti e Anne Schneider tendo a oportunidade de tocar no órgão de tubos, além de conhecerem sobre a história, a estrutura e suas possibilidades sonoras desse instrumento.
Além das escolas municipais de Alvorada, também participaram alunos da escola Grande Oriente da Capital.

O programação do evento contou com a performance dos organistas Marcos Malfatti e Anne Schinneider que executaram obras clássicas como Toccata em Re menor de J. S. Bach, Ave-Maria de Bach e Gounoud, interpretada pela soprano lírico e assessora da SMED Cláudia Dalpiás. Além do repertório popular da banda Melin e dos Hinos do Grêmio e do Internacional. Esta oficina integra o projeto Concertos Internacionais de Órgão de Tubos que consiste
em oferecer uma apresentação didática sobre o instrumento. O projeto é financiado pela lei federal de incentivo à cultura, do Ministério da Cidadania.

Nesta oportunidade em que acompanhou os alunos, a Secretária de Educação, Viviane Dutra enfatizou a importância da participação das escolas nesse projeto:
“Gostaria de agradecer o convite que nossos alunos receberam, estou encantada com  este espaço e com o projeto, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de alunos por meio da introdução da música
na escola. Comentou, Viviane.

Texto: Endyel Costa / Edição e Revisão: CCS / Fotos: Eduardo Porto