fbpx

Nesta terça(11) foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Clotilde Souza do Nascimento situada na rua Aldo Rodrigues da Silva,581 no bairro Jardim Algarve e irá atender crianças a partir de 4 meses de idade com atendimento de 12h as 7h às 19h de segunda a sexta-feira. As vagas estão preenchidas, as crianças já estão matriculadas e a partir da próxima segunda feira (17) começa o período de adaptação. O critério para a inscrição para participar do sorteio público foi morar no máximo a 2 KM da escola. Tivemos aproximadamente 150 inscritos e após sorteio realizado no Ginásio Municipal Tancredo Neves foram matriculadas 47 crianças de 4 meses a três anos e 11 meses (idade creche), restam 80 vagas a serem preenchidas na modalidade pré-escola 4 e 5 anos de idade, vagas estas que serão encaminhadas pela Central de Matriculas, tornando assim a escola com sua totalidade de vagas preenchidas.

A Secretaria da Educação Neuza Machado Teixeira estava radiante com a realização da obra e começo das atividades da escola. A diretora da Escola será a professora Carla Rossana Mazarem da Silva Pacheco e a Vice-diretora e professora Rita de Cassia Medeiros junto com uma equipe de professores e servidores são elas as responsáveis por tocar esse projeto tão importante a comunidade. Na ocasião a senhora Luciane Carvalho, mãe de quadrigêmeos pronunciou-se e agradeceu as autoridades pela inauguração da escola e pelo que a mesma representa na vida de mulheres trabalhadoras que têm na instituição o apoio com um local para deixarem seus filhos nas mãos de profissionais competentes e exercerem suas funções profissionais compondo assim a renda familiar.

O evento teve apresentações de danças e música de forma diferente as bailarinas do Ballet Cultuarte dançaram em meio aos convidados dando um colorido especial a inauguração, a Professora Claudia Dalpias cantou acompanhada ao violino pelas suas filhas Natalia Lívia e Luiza Carolina Oliveira dos santos.

Os vereadores Júlio Bala, Leandro Tur e Claudia Girelli prestigiaram o evento e a professora e vereadora Claudia foi chamada a compor a mesa representando o Legislativo e em sua fala disse estar vereadora e ¨ser¨ professora.

¨Somos um povo trabalhador¨ e vamos trabalhar para construir mais Escolas com este formato, pois só a educação pode mudar uma cidade afirmou o prefeito Appolo.

O professor Breno José do Nascimento viúvo da Sra. Clotilde Souza do Nascimento que dá nome a escola em sua fala declarou-se emocionado em nome da família. – Estou orgulhoso disse Breno pois minha mulher amava a educação e esta Cidade . Mulher de origem humilde e formada com muito sacrifício Clotilde era filha de Maria Geny Fonseca de Souza e Carlos Souza, irmã de Marlene, Marli e José Carlos e mãe de Breno Juliano e Etiene.

Em sua fala a Secretária Municipal de Educação Neuza Machado Teixeira declarou:

É com extrema alegria que estamos aqui hoje, neste momento tão importante para esta comunidade e para a cidade de Alvorada. Inaugurar uma escola é acreditar que através da educação que iremos construir uma sociedade melhor. E mais que isso: estamos inaugurando uma Escola Municipal de Educação Infantil, isso significa que a administração José Arno Appolo do Amaral e a Secretaria Municipal de Educação não estão poupando esforços para cumprir as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Mas, mais importante que metas, é ver nossas crianças nas escolas, nossas famílias tranquilas, podendo exercer suas atividades, sabendo que, seus maiores tesouros estão em um ambiente de cuidado e aprendizagem”.

O momento de descerramento da placa e corte da fita inaugural fechou com chave de ouro a cerimonia, familiares e público emocionaram-se enquanto o mestre de cerimonias narrava um pouco da história de Professora Clotilde Souza do Nascimento (confira no final da matéria )

Estavam presentes prestigiando esta inauguração os Secretários municipais Paulo Ramos (governo e gabinete), Marcos Paulo (serviços urbanos), Vladimir Massa (planejamento urbano e habitação), Alexandre Lobão (trabalho, assistência social e cidadania) Marcelo Machado (Fazenda), Sergio Coutinho ( segurança e mobilidade urbana). A guarda Municipal Civil e Patrimonial estavam representadas por seus comandantes Lima e Moraes.

Texto: Celso Dornelles / Fotos: Eduardo Porto