Em alusão ao dia estadual de luta contra o câncer bucal, no dia 29 de maio o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibilizará para a população exames de boca para identificação precoce da doença, orientações em sala de espera e encaminhamentos de alterações. O serviço é gratuito e aberto para toda a população. A ação faz parte do Maio Vermelho, mês de promoção da saúde bucal. Para participar das atividades basta comparecer na unidade, no período das 8h as 12h e das 13h as 17h no Endereço: Rua Professor Darcy Ribeiro, 157, Salomé. Em frente ao Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS). Ônibus Umbu ou L6.

Saiba como prevenir

O tabagismo prejudica toda sua saúde e é um dos maiores motivos para o câncer de boca. Se diagnosticado no início, o câncer de boca tem cura. Muita gente acredita que o câncer de boca inicia-se com dores e fortes incômodos na região. Mas este sintoma acontece quando a doença já está em seu estágio mais avançado. Por isso, é importante ficar atento à fase inicial do problema: o surgimento de algumas feridas nos lábios e no interior da boca, que apresentam muita dor.

A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas.
Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.

As atividades também ocorrerão nas Unidades de Saúde (UBS):

UBS Algarve, UBS Americana, UBS Aparecida, UBS Campos Verdes, UBS Cedro, UBS Formosa, UBS Intersul, UBS Nova Americana, UBS Piratini, UBS Santa Clara, UBS Stella Maris, UBS Tijuca, UBS Umbu, PAM-8.

As unidades funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Texto: Texto: Carina Soares/ Edição e Revisão:  Celso Dornelles / Fotos: Divulgação

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados (*).