A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está qualificando os servidores das Unidades Básicas de Saúde. Nos dias 22 e 23 de março, o auditório do PAM-8 recebeu uma capacitação com o tema “Desnutrição e risco nutricional na atenção básica de Saúde”.

Entre os servidores participantes, estavam agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e odontológicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. A formação no Pronto Atendimento Médico (PAM-8) ocorreu entre os dias 22 e 23 de março, e foi ministrada pela nutricionista Cintia Lopes Castro Lucho, que atua no local.

O objetivo da capacitação é qualificar as equipes das UBS na identificação do risco nutricional em usuários da atenção básica acometidos por doenças que interferem no estado nutricional, tais como neoplasias, tuberculose, demências, entre outras. A partir do reconhecimento desses pacientes na atenção básica e o encaminhamento para o profissional nutricionista, será possível uma intervenção nutricional precoce, visando reduzir a desnutrição.

As ações estão programadas para até o mês de dezembro, sendo prevista uma capacitação por mês, com profissionais de diversas áreas e secretarias municipais. As reuniões possibilitam o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas UBS e qualificação na prestação do atendimento

Em sua fala Neusa Abruzzi destacou a importância de todos neste momento, e que todo trabalho a ser realizado se dará através de três eixos: Agilidade, Gentileza e Ética Profissional”, ressaltou a secretária.

Texto: Leonardo Ferreira/ Edição-Revisão: Fábio Medeiros / Fotos divulgação: SMS