Em comemoração ao Dia da Enfermagem, que foi em 12 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde(SMS) convidou os enfermeiros e técnicos em enfermagem da rede municipal de saúde para participar de um Café da Manhã destinado a celebrar os profissionais desta área. Houve palestra, sorteio, massoterapia, apresentações musicais além da confraternização. A SMS contou com apoio financeiro de empresários de Alvorada para realizar este evento nos dias 30 e 31 de maio.

A prática da enfermagem teve seu início há muito tempo, pois é intrínseco ao ser humano cuidar de seu semelhante enfermo. Trabalhar como enfermeiro é dedicar boa parte de sua vida ao cuidado da saúde de outras pessoas. O valor desta tarefa reside nos benefícios vitais trazidos para a sociedade e na manutenção do bem-estar da população. Para destacar estes aspectos a secretária de saúde, Neusa Abruzzi organizou um encontro entre os enfermeiros do município.

Em sua fala, Neusa Abruzzi parabenizou o trabalho desenvolvido por todos enfermeiros e equipe técnica das Unidades Básicas de Saúde(UBS). Ressaltou que o enfermeiro deve ter resiliência e empatia quando trata dos pacientes e afirmou que Alvorada dispõe de profissionais com estas características. Para finalizar declarou total admiração pelo corpo médico do município.

Logo após a breve cerimônia de abertura do evento o palestrante Fabiano Basso tomou o espaço em frente as mesas para falar sobre os valores inerentes da enfermagem. Passando por temas tão basilares quanto a própria profissão, Fabiano frisou o código de ética dos profissionais da saúde como um dos pontos principais. Segundo o palestrante as políticas que moldam a prática da enfermagem precisam ser muito bem fixadas em quem deseja atuar nesse meio.

Adriana de Vargas Lima, massoterapeuta há 2 anos atendeu os convidados que desejassem reduzir o stress, dores no corpo e inflamação(tendinite) por meio de massagem. Este gesto de disponibilizar massoterapia aos enfermeiros traz o profissional da saúde para o papel de paciente, visto que é necessário tal capricho com pessoas tão importantes no funcionalismo público.

O evento contou também com a apresentação da dupla de irmãos Damiel e Diogo Riva Brocker cantando para os presentes. Taisson Neves esteve representando a Associação Comercial e Industrial de Alvorada (ACIAL), no entanto foi chamado a cantar depois da dupla.

Como o intuito do evento é homenagear os enfermeiros e proporcionar um ambiente festivo, no fim da manhã, Leandro Santos, professor de dança ensinou Zumba aos participantes.

 

Texto/Fotos: Mauricio Velasques / Revisão-Edição: Fábio Medeiros