Atividade contou com palestras e “quis previdenciário”

A Gestão do Funsema foi o tema da penúltima palestra realizada no 7º Encontro de Previdência Pública dos Servidores Municipais de Alvorada. As ministrantes da atividade foram as representantes do Funsema, Tatiana Guterres, Liandra de Bairros e Vilma Cunha. O secretário municipal de Administração e Gestor do Fundo, Ramiro Passos acompanhou a palestra, que ocorreu na Câmara de Vereadores. Minutos antes do início da formação, aconteceu como nos outros dias, ginástica laboral, coordenada pelo estudante de Educação Física, Gregory Brandão.

Durante a palestra foi apresentado quem coordena o Fundo, a composição administrativa – formada pelo Conselho Fiscal e Administrativo -, a estruturação, os benefícios concedidos, além da apresentação do Patrimônio do Funsema. O principal objetivo do Encontro é apresentar o que e o funcionamento do Fundo de Previdência dos Serviços, além de possibilitar que os servidores do município possam se candidatar ao Conselho Fiscal e Administrativo, pois a formação é pré-requisito.

A Formação de Conselheiros contou com diversas palestras, entre elas: “Previdência no Serviço Público: Fundamentos e Importância”, “Conhecendo seus RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e Aspectos Básicos da Gestão de Recursos”, “Legislação Previdenciária Municipal, Regramento e Concessão de Benefícios” e “Desafio Jurídico para os Benefícios Previdenciários no Serviço Público”. Outros temas como “Responsabilidade dos Gestores e Conselheiros do Funsema”, “Autarquia – Importância e vantagens que o RPPS representa para o Município e seus Servidores” e “Perícia Médica no Contexto Previdenciário” também foram expostos durante as palestras.

Nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, ocorreu o encerramento da Formação de Conselheiros – iniciada no dia 14 de outubro – que contou com um “Quiz previdenciário”. A atividade buscou colocar em prática o que foi exposto ao longo do 7º Encontro de Previdência Pública dos Servidores Municipais. Além disso, foi entregue um certificado para quem esteve presente em 75% das atividades.