As enormes filas que se criavam em frente a Farmácia Municipal não são mais necessárias. Os moradores que antes vinham de madrugada para garantir atendimento, agora podem vir ao longo do dia. A farmácia, no atual modelo, atende através de oito guichês: três para medicamentos de atenção básica, dois preferenciais, um para medicamentos do Estado, um para cadastramento no sistema de saúde e um caixa rápido, que só atende uma receita por vez. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

A fila desta sexta-feira, que se estendia ao longo da calçada por volta das 8h20, foi sumindo conforme o passar do tempo. Os atendimentos, que variam de um até quinze minutos, fizeram com que até às 10 horas, a fila já se encaixasse dentro do pátio, com pessoas ainda chegando. A partir das 11 horas o atendimento fica mais rápido, e no horário da tarde os usuários que buscam algum remédio na farmácia logo já são atendidos.

Segundo Ana Magali Guimarães, de 51 anos, moradora do Jardim Algarve, o atendimento está muito bom. A cidadã saiu muito satisfeita com a atenção recebida. Após ser comunicada que não necessita mais vir antes das 8 horas, podendo retirar os medicamentos ao longo do dia, até as 17 horas, a moradora já se anunciou que na próxima vez, vai vir a partir das 11 horas.

A moradora do bairro Morumbi Fátima Rocha, 52 anos, também chegou às cinco horas da manhã para buscar insulina para seu neto. A partir das 8h40, dona Fátima já estava saindo da Farmácia com o medicamento. “Acredito que com esse modelo podemos ser melhor atendidos”, comenta a moradora.

UBS Cedro também distribui medicamentos

A Prefeitura Municipal de Alvorada implantou uma farmácia na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cedro. A farmácia atende os usuários dos bairros Nova Americana, Salomé, Umbu, Maria Regina e Formosa. A Farmácia vai distribuir remédios de atenção básica, controlados, antibióticos e insulina. Os remédios fornecidos pelo Estado devem ser retirados na Farmácia Municipal, localizada na rua Nilzo Ramires, 180, – Centro, parada. 48.

Na hora da retirada dos remédios na Farmácia ou na UBS Cedro, o morador deve ter em mãos a receita original e cópia com carimbo, data e assinatura do médico. Além disso, documento de identificação, cartão do SUS, número de inscrição do sistema de saúde e comprovante de endereço devem ser apresentados.

Texto: Leonardo Ferreira / Revisão: Fábio Medeiros / Fotos: Leonardo Ferreira