A Prefeitura de Alvorada, através da Secretaria Municipal da Saúde, realizou neste sábado (04) atividade em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, comemorado dia 05 de agosto.

Na oportunidade foram oferecidos gratuitamente diversos serviços a população, que marcou presença no evento. Milhares de pessoas passaram ao longo do dia na Praça João Goulart onde aproveitaram os serviços na área da saúde, como orientações e avaliações médicas, exames preventivos, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, verificação de pressão arterial, saúde bucal, vacinação, além de orientações sobre tuberculose, planejamento familiar, alimentação saudável, combate ao tabagismo, dengue e uso racional de medicamentos.

As crianças puderam aproveitar atividades lúdicas de escovação dental, circuito dos bons hábitos alimentares, cama elástica, basquete e brincadeiras.

Para a dona de casa Tereza Nascimento, a atividade serviu para verificar pressão e glicose. “A gente fica feliz quando acontecem atividades desse tipo. Eu por exemplo, trabalho, cuido da casa e dos filhos e acaba não sobrando tempo para cuidar da saúde. Aqui pude fazer os exames enquanto as crianças estavam brincando e se divertindo”, comemora.

Para completar as atividades do Dia Nacional da Saúde, ainda aconteceram aulas de Zumba, Caminhada, Teatrinho e shows musicais. A Escola de Cabeleireiros Embeleza ofereceu cortes de cabelo, gratuito para mais de 120 pessoas.

O Dia Nacional da Saúde acontece dia 05 de agosto em homenagem a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX.

A Secretária da Saúde, Neusa Abruzzi comemorou a ação. Para ela

“é cada vez mais importante oferecer oportunidades para que as pessoas possam cuidar da saúde. Com esta ação, a população teve a disposição diversos serviços, de forma rápida e gratuita, a sua disposição, o que prova o comprometimento desta gestão com a saúde dos alvoradenses”, finaliza.

O evento contou com a presença dos secretários municipais: Paulo Ramos, Governo e Gabinete e José Luiz Correa, Planejamento e Orçamento, além dos vereadores, Jackson do Hospital e Júlio Bala.

Texto e Fotos: Fábio Medeiros